6:56Vem aí a multa por desperdício de água

Da assessoria de Comunicação da Câmara Municipal de Curitiba

O morador que flagrar seu vizinho desperdiçando água ao lavar calçadas, carros, entre outros itens, poderá fazer uma denúncia à Central de Atendimento 156 da prefeitura, para que o infrator seja multado. É o que prevê um projeto de lei que foi aprovado nesta terça-feira (2), na Comissão de Legislação, Justiça e Redação da Câmara de Curitiba. 

A matéria sobre o desperdício (005.00011.2015) é de iniciativa de Chicarelli (PSDC), que pretende multar quem, entre outras ações, utilizar o esguicho da mangueira como vassoura. A norma deverá valer também para quem negligenciar sobre vazamentos em imóveis de sua propriedade, sem promover o devido conserto em tempo de evitar grandes perdas. O relator, Bruno Pessuti (PSC), disse que, após ter recebido um substitutivo geral (031.00021.2015), a proposta agora está pronta para seguir para as comissões de Serviço Público e de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável.

Compartilhe

2 ideias sobre “Vem aí a multa por desperdício de água

  1. leandro

    Acho razoável que os órgãos públicos se preocupem e façam a fiscalização contra qualquer desperdício de água, luz e outros serviços fornecidos à população.
    Neste caso não entendi o porque da Prefeitura estar na jogada , não seria a Sanepar?
    Bem de qualquer forma já está em andamento uma lei na Câmara Municipal.
    Pois muito bem, hoje se verificarmos um cano rompido e chamarmos a Sanepar que atende e em algumas vezes futura lei , de autoria dos vereadores, (Chicareli e Pessuti), que fala sobre o desperdício de água.
    Hoje existem casos de rompimento de tubulações da rede de água que é de competência da Sanepar sanar esses vazamentos e várias vezes o serviço não é feito rapidamente. Isso também seria negligência? A quem caberá a multa?
    Outro ponto é necessário definir quem fiscaliza, quem avalia se está ou não havendo descaso com a utilização de água e qual o real motivo, pois lavar calçadas não basta para enquadrar o morador.
    Como isto é uma posição pessoal, posso até entender que além do caráter educativo e punitivo da Lei, há um componente viral que se alastra pelo país que é o da cobrança desenfreada no lombo do povo. O poder publico não tem mais de onde tirar dinheiro, daqui a pouco estaremos pagando taxa de consumo do oxigênio.
    Na realidade há uma voracidade em buscar recursos que muitas vezes não retornam nem em parte à população.
    Quem sabe o povo poderia fazer encontro de contas ou multar ( neste caso só na eleição) os governantes por não tratarem de devolver a nós serviços de qualidade.
    Aqui na cidade de Curitiba, como em outros locais existe um certo abandono em várias ruas que estão esburacadas, sem iluminação pública, a atenção à saúde é deficitária, as informações de falta de medicamentos é uma constante.
    Assim quem multa o poder público pela ineficiência, quem multa o governo pela falta de segurança, quem multta o governo pela enganação da situação econômica do pais, e , por fim quem multa o povo por não saber votar e não ter opções condizentes com as necessidades que a sociedade merece.

  2. Pedreiro

    Impressiona a democracia defendida por legisladores marca barbante!
    Esperam o deduramento para faturar uma multinha!
    Esses caras acham bonito ser feio!
    Muita gente boa sofreu e morreu por caguetagem!
    Prefiro pensar que o vizinho é nosso parente urbano é parente por parte de rua ou primo-irmão de porta de mesma descendência: o elevador!
    Saravá Jaime Lerner!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.