16:16Batalha do Centro Cívico: 18 denúncias de violação dos direitos humanos

Do jornal O Estado de São Paulo, em reportagem de Ana Fernandes

Secretaria já recebeu 18 de denúncias sobre violação de direitos humanos em ação da PM no Paraná

Informação é do ministro Pepe Vargas; ‘é óbvio que houve uso excessivo da força; entendemos que é muito grave o que aconteceu’

O ministro da Secretaria de Direitos Humanos, Pepe Vargas, disse nesta sexta-feira (8), que a ouvidoria da secretaria já recebeu 18 denúncias de violações de direitos humanos na ação da Polícia Militar do Paraná para reprimir protesto de professores do Estado, no último dia 29.

O ministro admitiu que o número é alto e que pode até já ser maior, uma vez que o dado é de quarta-feira, quando recebeu a última atualização da ouvidoria da SDH. “Nós inclusive deslocamos nossa ouvidora nacional para o Paraná e ela deve trazer um relatório mais completo.”

A polêmica ação deixou mais de 200 feridos, houve denúncias do uso de bombas, cachorros pitbull, de ação violenta de PMs e até de estudantes que foram obrigados por policiais a se despir.

O ministro de Direitos Humanos repetiu a cautela, disse que as denúncias serão encaminhadas de acordo com os procedimentos internos da pasta, mas reafirmou que há indícios “fortíssimos” de que houve “grave violação de direitos”. “Continuamos acompanhando o caso com muita preocupação. Nossa posição é de que o direito à livre manifestação é fundamental. É obvio que houve um uso excessivo da força. Não se utilizou mecanismos tradicionais de mediação de conflito e, portanto, entendemos que é muito grave o que aconteceu lá.”

Pepe Vargas disse ainda que ele e o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, haviam alertado o governo paranaense. “No dia anterior, eu falei com o chefe da Casa Civil (Eduardo Sciarra), no dia também. O ministro Cardozo também fez contato com o governo do Estado. “Nós expressamos a nossa preocupação de que pudesse transbordar para violência, o que infelizmente aconteceu”, afirmou, após participar de um evento em São Bernardo do Campo, na região metropolitana de São Paulo.

4 ideias sobre “Batalha do Centro Cívico: 18 denúncias de violação dos direitos humanos

  1. Jorge Armado

    Ganhava antes de inventarem celulares com câmera. Quantas imagens de agosto de 88 existem por aí? Pouquíssimas. Agora será difícil deixar esquecer o 29 de abril. As imagens sempre farão estragos na vida do Beto, que sempre prezou tanto a própria imagem.

  2. leandro

    Endereço da ouvidoria da SDH, que veio para Curitiba? Pergunta: A SDH aceitará uma reclamação contra os professores e ou seus prepostos que impediram o trânsito de veículos de moradores, bem como forçavam a revista dos carros de qualquer pessoa que por ali necessitasse trafegar.

  3. Professor Xavier

    Pensando no seu futuro político o atual ocupante do trono do palácio Iguaçu mandou a sua PM baixar o sarrafo na tigrada. Ele, apesar das promessas de que perdeu os votos dos eleitores com os quais não contava mesmo, vai se candidatar a vaga de senador, como fez o Álvaro. E com certeza se elegerá, porque concorrer com a princesinha ou com o caquético senador maluco, é mais fácil do que mandar PM meter o cacete em professora.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>