7:23Bá e Moon lançam “Duas Vidas” em Curitiba

dois irmãosdois irmãos1

por Célio Heitor Guimarães

Fábio Moon e Gabriel Bá, irmãos e gêmeos, paulistas de nascimento, representam o que há de melhor, hoje em dia, no mundo dos quadrinhos no Brasil. Com “Daytripper”, graphic novels publicada originalmente nos EUA, pelo selo Vertigo, da DC, e considerada uma das melhores de 2011, conquistaram os cobiçados prêmios Eisner Award e Eagle Award e lideraram o mercado norte-americano comics de encadernados. Agora, estão chegando com novo trabalho de igual importância e qualidade: “Dois Irmãos”, uma adaptação do livro homônimo de Milton Hatoum.

Coincidência ou não, “Dois Irmãos” é a história de dois irmãos gêmeos – Yaqub e Omar – e suas relações familiares, isto é, a história de como se constroem as relações de identidade e diferença em uma família em crise, ambientada em Manaus, AM, terra natal do autor. A narrativa é feita, trinta anos depois, pelo filho da empregada da casa, Domingas. Do seu canto, ele junta cacos do passado, vê personagens que se entregam ao incesto, à vingança e à paixão.

Ainda que fiel à força narrativa de Hatoum, a adaptação de Moon e Bá oferece novos contornos épicos aos personagens. E a arte da dupla, no bem composto jogo de luz e sombras, dá ao enredo nova e dinâmica vitalidade.

A ideia do projeto nasceu em 2009. Conta Gabriel Bá:

“O universo do Dois irmãos é muito específico e diferente dos nossos trabalhos anteriores. ‘Uma mistura de gente, de línguas, de origens, trajes e aparências’. Longe dos nossos personagens cosmopolitas, contemporâneos e estilosos, era preciso buscar no fundo da nossa imaginação o visual certo para esses imigrantes, caboclos e curumins. Foi só depois de dois anos lendo, relendo, escrevendo e pesquisando que nós começamos a colocar as primeiras linhas no papel”.

Milton Hatoum acompanhou toda a criação gráfica da adaptação, fazendo um reparo aqui outro lá, mas ao final aprovou o trabalho com entusiasmo. A edição é da Quadrinhos na Cia., linha de quadrinhos da editora Companhia das Letras. Uma edição em inglês está sendo programada pela editora Dark House para outubro.

Fábio Moon e Gabriel Bá estarão lançando “Dois Irmãos” em Curitiba, no próximo sábado, 11/04, às 16h, na Itiban, de Xico e Mitie (Av. Silva Jardim, 845), outra dupla que sabe cultuar os quadrinhos e oferecer-lhes a importância que eles continuam merecendo.

 

Uma ideia sobre “Bá e Moon lançam “Duas Vidas” em Curitiba

  1. Pingback: Bá e Moon lançam “Duas Vidas” em Curitiba | Solda Cáustico

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>