20:27Richa deve explicações sobre prisão de Luiz Abi, diz oposição

Da assessoria de imprensa da Liderança da Oposição na Assembleia Legislativa

A bancada de oposição na Assembleia Legislativa cobrou explicações do governador Beto Richa (PSDB) sobre a prisão de Luiz Abi, primo do governador, acusado de participar de um esquema de fraude em licitação no valor de R$ 1,5 milhão para o conserto de veículos do governo estadual.

Abi foi preso ontem à tarde em Curitiba pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), por determinação da 3a Vara Criminal de Londrina.

Da tribuna, deputados  da oposição mencionaram uma série de reportagens de jornais que confirmam a proximidade entre Luiz Abi e Beto Richa. “É uma figura extremamente próxima do governador. Em 2011, estava junto com Beto Richa quando o helipcótero do governador precisou fazer um pouso de emergência em São Paulo”, lembrou o líder da bancada, deputado Tadeu Veneri (PT).

O parlamentar criticou o silêncio de Richa desde a prisão do aliado. “Alguém muito próximo ao governador foi preso por suspeita de corrupção e ele finge que não viu. Existem fortes indícios de fraude em licitações no governo do Estado, e isso não tem importância?”, questionou.

O vice-líder da oposição, deputado Requião Filho (PMDB), disse que Abi é visto no meio político paranaense como uma das poucas pessoas com “autorização para falar pelo governador” e uma espécie de “consiglieri” de Richa. “Os registros da imprensa não deixam mentir que Luiz Abi é uma figura muito importante e com ligações políticas muito fortes com o governador.”

Requião questionou também se Abi não seria o “braço político” do esquema de corrupção envolvendo auditores da Receita Estadual em Londrina, que pode ter causado prejuízo de R$ 500 milhões aos cofres do Paraná.

O deputado Nereu Moura (PMDB) afirmou que a prisão de Abi pode ser a “ponta do iceberg”. Ele defendeu a instalação da CPI da Receita para investigar o esquema na Alep. “A CPI é o instrumento mais forte que os deputados têm tem para executar sua tarefa de fiscalizar o Executivo, com muita firmeza, coragem e discernimento.”

Compartilhe

4 ideias sobre “Richa deve explicações sobre prisão de Luiz Abi, diz oposição

  1. Matusalem

    A mesma explicação que deve o Requiaozinho sobre os fatos que envolveram seu tio Vovo Nana com os milhares de dólares no armário quando era Superintendente do Porto de Paranaguá e seu pai Governador; assim como o novo arauto da moralidade o Dep.Nereu Moura deveria explicar fatos não republicanos envolvendo seu irmão ou a construção da Portaria da Assembleia quando era primeiro secretário; como também o petista Tadeu Veneri explicar toda roubalheira do seu partido com o mensalão e o petrolao! Quer dizer : os rotos falando do esfarrapado!

  2. andres batista

    Vai ocorrer o mesmo que a Dilma e Lula – “eu não sabia que meu primo aprontava” “juro que sou inocente”

  3. Oto Lindenbrock Neto

    A guerra de babuínos recomeçou…Viva o Maranhão do Sul. Os Sarneys vermelhos atacando os Sarneys azuis. E vice-versa. É um campeonato para ver quem produz mais excrementos.

  4. Paulo

    Realmente a coisa está horrível.
    Não pera.
    Está horrível, mas está melhor…pelo menos estão sendo investigados. E noticiados…
    Antes, nem isso.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.