16:18Usina sem licença

A Procuradoria Geral da República no Paraná informa:

MPF em Francisco Beltrão ajuíza ação para anular autorização de licença da Usina Baixo Iguaçu 

O Ministério Público Federal (MPF) em Francisco Beltrão/PR ajuizou nesta quinta-feira (12/03) uma Ação Civil Pública (ACP) com o objetivo de anular a autorização para o Licenciamento Ambiental da Usina Hidrelétrica Baixo Iguaçu (UHE Baixo Iguaçu). De acordo com o MPF, a autorização foi concedida pelo Instituto Chico Mendes de Biodiversidade sem o cumprimento de condições estabelecidas pelo órgão através de uma nota técnica. A ação foi ajuizada contra o ICMBio, o Instituto Ambiental do Paraná (IAP) e a empresa Geração Céu Azul S.A, responsável pelo empreendimento.

A UHE Baixo Iguaçu está prevista para ser instalada no rio Iguaçu, em área próxima ao Parque Nacional do Iguaçu, que é considerado Patrimônio Natural da Humanidade pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco). O projeto da usina prevê uma capacidade de geração de energia de 350 MW e o alagamento de uma área de 1.359 hectares. Em julho de 2008, o ICMBio autorizou a realização do empreendimento, desde que obedecidas algumas condicionantes antes da emissão da Licença de Instalação. Em novembro do mesmo ano, o ICMBio suspendeu a autorização para a instalação do empreendimento no entorno do Parque Nacional do Iguaçu e foram instituídos grupos de trabalho para analisar o Estudo de Impacto Ambiental e o Relatório de Impacto Ambiental (EIA/RIMA), além de outros documentos relacionados à identificação dos impactos do empreendimento.

 

Após a emissão de licença para o empreendimento por parte do IAP em junho de 2013, no mês de setembro o ICMBio encaminhou ofício ao órgão estadual para defender a suspensão da licença informando que, de acordo com o entendimento do ICMBio, os impactos do empreendimento sobre o Parque Nacional do Iguaçu não foram suficientemente esclarecidos no EIA/RIMA, assim  como não foram identificadas as medidas de compensação a serem adotadas. O ofício foi embasado em nota técnica que relembrou a condição de Patrimônio Natural da Humanidade do Parque Nacional do Iguaçu  e a recomendação feita pela Unesco ao governo brasileiro em 2007 para que indeferisse a autorização para a construção da UHE Baixo Iguaçu, sob pena de perder o título concedido pela organização. O maior impeditivo para a implementação da usina, de acordo com o ICMBio, é a proximidade com o Parque. O EIA/RIMA lista 53 possíveis impactos ambientais causados pela instalação ou operação do empreendimento, sendo 45 de natureza negativa e, destes, 29 considerados irreversíveis.

 

Ao constatar os graves riscos a que o Parque Nacional do Iguaçu estaria sujeito com a instalação do empreendimento, o ICMBio estabeleceu um total de 13 condicionantes para a avaliação ambiental da usina. Apesar das 13 condicionantes demonstrarem a necessidade de aprofundamento dos estudos para a autorização do empreendimento, em 8 de janeiro de 2015, o ICMBio, através do seu presidente, Roberto Ricardo Vizentin, emitiu autorização para o licenciamento ambiental na etapa de instalação da usina. Desta forma, em fevereiro de 2015, o consórcio empreendedor responsável pela UHE Baixo Iguaçu tornou público que irá requerer ao IAP a licença de instalação da usina.

 

Para evitar danos irreversíveis ao meio ambiente, a ação ajuizada nesta quinta-feira pelo MPF pede que a autorização concedida pelo ICMBio seja anulada, que a empresa Geração Céu Azul S.A, responsável pelo empreendimento, cumpra todas as condicionantes estabelecidas pelo ICMBio antes de requerer ao IAP a licença de instalação e que o IAP não emita a licença enquanto as condicionantes não forem integralmente cumpridas. A ação foi ajuizada com pedido liminar para que a justiça determine a anulação da autorização do ICMBio imediatamente.

Compartilhe

2 ideias sobre “Usina sem licença

  1. Carlinhos

    Protocolo Geral do Estado – Protocolo pesquisado

    Número do Protocolo: 07.703.482-0 Órgão: IAP Em: 28/07/2009 Situação: Normal

    Anexado à: 55791279
    Interessado 1: 9136819000155 – GERACAO CEU AZUL S.A.
    Assunto: MEIO AMBIENTE
    Detalhamento: LICENCA DE INSTALACAO PARA USINA HIDRELETRICA NO
    BAIXO IGUACU NA CIDADE DE RIO DE JANEIRO

    Palavra Chave: LICENCA AMBIENTAL

    Origem: PES.JURIDICA Cidade: CURITIBA – PR

    Onde está: IAP/GAIA – GRUPO AVAL.IMPACTO AMBIENTAL
    Local de Envio: IAP/GP em 15/03/2013.
    Tramitação: PARA PROVIDENCIAS

    Maiores informações sobre este protocolo
    IAP/GAIA – GRUPO AVAL.IMPACTO AMBIENTAL
    Telefone: (41) 32133720 Ramal:

    Comforme informação acima o processo que deu origem a Licença de Instalação está no IAP/GAIA – GRUPO AVAL.IMPACTO AMBIENTAL desde 15/03/2013, portanto já existe a L. P.
    A licença
    http://baixoiguacu.com.br/Baixo_Iguacu/LICENCAS_E_AUTORIZACOES/2013_LI_17033_UHE_Baixo_Iguacu.pdf
    Todas as informações sobre o estudo:
    http://www.baixoiguacu.com.br/

    Gela crido pelo Jonel Iurk para licenciar PCH’s se tornou GAIA e continua na ativa.
    http://www.gazetadopovo.com.br/vida-e-cidadania/iap-vive-conflito-de-interesses-no-licenciamento-de-hidreletricas-2etch0jjh0l9qlb7nyydw418u

  2. Carlinhos

    A licença do Biaxo Iguaçu no protocolo 07703482-2 para a cidade do Rio de Janeiro.

    “LICENCA DE INSTALACAO PARA USINA HIDRELETRICA NO
    BAIXO IGUACU NA CIDADE DE RIO DE JANEIRO”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.