7:57Ensaio sobre a cegueira

Do Analista dos Planaltos

Pablo Milanés, poeta, compositor e cantor cubano, de 72 anos, rompeu com revolução. Em entrevista ao jornal espanhol “El País” se diz vítima de uma fraude cometida pelos irmãos Castro que prometeram um amanhã melhor, com felicidade, liberdade e prosperidade. Promessas nunca realizadas “em 50 anos”. “Cuba forma parte do fracasso do socialismo real”, fulmina Milanés.

A ficha sobre o fiasco cubano só não cai  para setores da nossa intelectualidade (em uma única universidade pública brasileira existem mais comunistas do que sobraram em toda Cuba). É um pessoal que se faz de cego, ou por oportunismo (simular acreditar que Cuba é um modelo viável rende prestígio e eventuais mordomias), ou por fanatismo ideológico.

Caso exemplar de cegueira conveniente é o de Chico Buarque. O compositor, que fez fama durante o regime militar brasileiro, denunciando a ditadura e seus excessos, é um apoiador cego e comensal frequente dos ditadores caribenhos, muito mais ferozes e longevos que os nossos. Chico, que já fez parceria musical com Pablo Milanés, quer continuar a ser ‘eternamente Iolanda’.

Compartilhe

15 ideias sobre “Ensaio sobre a cegueira

  1. CURITIBANO ROXO

    Zé Beto, sei que você admira esse cara, eu também já o admirei quando ele foi sutilmente útil aos intelectuais brasileiros durante o regime militar, mas hoje por continuar silenciosamente a ver sua banda passar e , já quebrei todos seus lp’s e me livrei de alguns poucos livros seus, ele deixa de longe de ser um Geraldo Vandré, este sim combateu o bom combate e não se locupletou com essa merda de governo comunista/lesa pátria que temos, não fugiu do país e passou maus bocados nos governos militares enquanto que menstrual “xico” só se afamou e faturou naquela situação política, tendo uma vida parisiense “burguesa” .
    Então, à muito tempo já revi minhas avaliações e o considero um TRALHA MAU CARÁTER, e sei que muitos bons brasileiros pensam assim.
    Paz e saúde……….. te admiro, reveja seus conceitos .
    Abraço.

  2. Sergio Silvestre

    O sonho dos socialistas é Cuba como ela está,com um povo saudavel,dentes perfeitos e educação 100%.
    O sonho dos capitalistas seriam fazer de Cuba um Haiti como fizeram a gafanhotada.acabar com suas florestas,com suas praias lindas e com a virgindade das moçoilas .
    Talvez a não capitulação desse povo nesses 50 anos é mais uma prova que se pode viver,curtir e preservar sem muito dinheiro e com o bloqueio americano.

  3. Sergio Silvestre

    É PRA RIR,AS OPINIÕES DE MUARES SÃO ASSIM MESMO COMO NUVENS.SE É SEU PARTIDÁRIO ATÉ O LOBÃO É O SUPRA -SUMO DA MUSICA E O CHICO UMA PORCARIA.
    AI QUE EU ENTENDO POR QUE ESSA TURMA VOTOU NO BETO RICHA,

  4. Zé Beto Autor do post

    não fique nervoso silvestre. você pode ir ao paraíso cubano antes da chegada do primeiro big-mac para o fidel. hihihihihihihihihihihihihi

  5. leandro

    Interessante certos conceitos dos caras que se consideram de “esquerda”. Muitos deles são por acharem moderno e progressista a ideologia do socialismo. Confundem um regime , um estado socialista com um comunismo fora de moda. Todos esse que se dizem de esquerda por conveniência, não moram em países como Cuba, Venezuela, Coréia do Norte, Guiné Equatorial, Albânia e outros. Preferem o socialismo da Suécia, o socialismo monarquista da Dinamarca com o estado atendendo todos. Seria bem interessante o Silvestre, o Chico Buarque morando em Cuba e na Venezuela onde nem papel higiênico tem, como se comportaria o Chico sem este bem de higiene pessoal depois de jogar “Bosta na Geni”, como viveriam esses falsos comunistas da janela para fora não tendo Ipanema, Leblon nem suas gravações liberadas para consumo uma vez que nem teriam consumidores que só ouvem os discurso de Fidel? Vejam que nem a presidente Dilma ou o grão mestre dos movimentos sociais o grão Duque Lula passam uma temporada nesses países, seria legal ver uma dessas pessoas ficar uns tempos na Bolívia fazendo turismo social, coisa que nem aqui no Brasil fazem. O cidadão aqui citado como personalidade , compositor que até pode ter seus méritos , já decadente, não apresenta uma obra social sequer nas comunidades mais pobres do Rio de Janeiro e sim usa o cotidiano daquele povo para faturar. Mas respeito aqueles que se interessam por “personalidades” como essas mas também não abandonam a boa vida com o bom vinho e pratos sofisticados, assim é a natureza do ser humano, para uns o sacrifício deve ser feito com o trabalho do próximo nunca o deles, são os “comusocialistas” de oportunidade e de fachada.

  6. Sergio Silvestre

    Hi Hi os reaças adoram a criatividade dos esqquerdistas,mas depois caem nos braços do Lobão arghhh.

  7. leandro

    Cuidado. Os dois estão falando ao mesmo tempo quase nem dá para “perceber” que um é o outro e o outro é o um”. Que criatividade. Agora seria o caso para despistar, uma brigar com o outro e assim pensarem que são duas pessoas. Ideias iguais, ídolos iguais, tudo igual até impressões digitais.

  8. gaudêncio

    Gostei muito de ver o silvestre falar sobre como o socialismo preservou a “vigindade das moçoilas” em cuba. Meu caro, se você chegar lá com uma mala cheia de calcinhas, come a ilha inteira. Até o fidel, se estiver a fim. A prostituição por itens banais de consumo, ou dólar mesmo, é uma das realizações inquestionáveis do castrismo. O número de prostitutas profissionais ou eventuais em cuba hoje é infinitamente maior do que nos tempos de batista.

  9. Sergio Silvestre

    Desconfio que só o ZB entende o Leandro, e o Gaudêncio hein,com esse nome e deve ser de Pelotas ai complica sua sexualidade,.

  10. Zé Beto Autor do post

    tô fora, meu chapa! não tenho nada com este congraçamento ideológico de vocês. hihihihihihihi

  11. leandro

    Não sou eu o amiguinho “comum ” do Toledo, ou o Toledo é do Silvestre, bem aí já mistura tudo, mas, de qualquer maneira um ou outro gostam de Cuba e do charutos do Fidel, do Raul, enfim nesta área eles se entendem. Um deles ou o mesmo passou uma temporada em Cuba e algo aconteceu de romantismo pela Ilha.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.