10:07Casulo para crianças e adolescentes em situação de rua

A Fundação Ação Social da Prefeitura de Curitiba informa:

Nova unidade da FAS atenderá crianças e adolescentes em situação de rua

O prefeito de Curitiba, Gustavo Fruet, conheceu nas semana passada as futuras instalações do Projeto Casulo – Centro de Atenção à Criança e ao Adolescente em Situação de Rua de Curitiba, da Fundação de Ação Social (FAS). A unidade, localizada na Rua Ébano Pereira, no Centro, funcionará como um Centro Dia de atividades para crianças e que estão desprovidas de vínculo familiar e não foram encaminhadas para o acolhimento institucional por determinação da Justiça. A nova unidade substituirá o antigo projeto “Criança Quer Futuro”, descontinuado pela FAS em 2013.

“Esta é a realização de um sonho coletivo. Desde o início da nossa gestão temos ouvido que era necessário fazer algo nesse sentido. Aqui o grande desafio é resolver a questão da criança, não deixá-la sem solução. Estamos dando prioridade absoluta para a criança em Curitiba”, afirmou a presidente da FAS, Marcia Oleskovicz Fruet.

“Na tipificação dos serviços da Assistência Social não há um lugar claro para a questão da criança em situação de rua. Por isso este é um público que precisa ter nosso compromisso de coração mas principalmente de política pública”, complementou a diretora de Proteção Social Especial da FAS, Angela Mendonça. “Faremos uma abordagem extremamente humanizada e construiremos um lugar em que as crianças queiram estar”, completou.

O Projeto Casulo, nomeado em referência ao invólucro que protege a lagarta até que ela se transforme em borboleta, ofertará atividades lúdicas e pedagógicas, além de alimentação, higiene e encaminhamento para albergagem, para crianças e adolescentes em situação de rua de Curitiba. A unidade terá 40 vagas e contará com uma equipe de 16 profissionais, entre educadores sociais, assistente social, psicólogo e pedagogo, além de pessoal administrativo e operacional.

“Os principais objetivos da unidade são fazer o retorno familiar ou buscar medida protetiva para acolhimento das crianças e adolescentes. Aqui vamos dar a eles uma primeira noção de convivência em um ambiente com normas e procurar despertar o desejo de permanecer, uma vez que eles não serão obrigados a ficar. Também daremos atendimento psicológico e social e resgate de documentação quando necessário”, explicou a coordenadora da unidade, Juliana Guerra. “Vamos garantir os cinco direitos fundamentais das crianças e adolescentes”, resumiu.

Em estágio de implementação, as equipes de atendimento da nova unidade estão mapeando os pontos de concentração de crianças e adolescentes no Centro de Curitiba e desenvolvendo novos métodos de abordagem para o serviço de busca ativa. “Temos que construir este método. Ir à rua até conseguir trazer o primeiro e o segundo usuário. Este é um serviço alternativo às iniciativas já existentes que busca preencher uma lacuna no atendimento a crianças e adolescentes”, disse a supervisora da Regional Matriz da FAS, Joséli Cristina Gonçalves.

Para desenvolver um método de abordagem inovador e atraente, a FAS está trabalhando em parceria com instituições como a Chácara Meninos de 4 Pinheiros e o Movimento Nacional de População de Rua.

Compartilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.