8:45Paulo Francis, quem diria, virou herói do PT

Do analista dos Planaltos 

A roubalheira na Petrobras, escancarada pela Operação Lava Jato, provocou um subproduto inesperado. Paulo Francis, morto em 1997, virou herói e referência do PT. Fenômeno surpreendente, porque Francis foi o precursor e o padroeiro do anti-petismo. Cinco anos antes do PT chegar ao poder o jornalista já havia intuído todo o caráter nefasto da legenda e açoitava o petismo com indizível prazer. Ninguém desnudava o ridículo da seita lulista com tanta graça e veneno quanto Paulo Francis.

O jornalista rasgava a fantasia do PT com sacadas desse tipo: “O PT diz ter um programa operário. Mas é um programa de radicais de classe média que imaginam representar a classe operária, e não os operários, porque estes querem mesmo é se integrar à sociedade de consumo, ter empregos, boa vida. Não lhes passa pela cabeça coisas como socialismo.”

Com esse currículo, por que Francis virou herói da companheirada? Simples. Com o PT com óleo pelas canelas com a petro-roubalheira, lembrar que ele havia denunciado corrupção na Petrobras e passou a ser perseguido por processos milionários até morrer de ataque cardíaco aos 66 anos, passou a ser uma referência obrigatória.

As denúncias de Francis, formuladas 5 anos antes de Lula chegar à presidência – e dos petistas meterem garras na Petrobras, provariam que não foi o PT que iniciou o processo de assalto aos cofres da nossa maior estatal. Os petistas apenas continuaram a tradição. Se estivesse vivo, Francis estaria rindo muito.

Compartilhe

8 ideias sobre “Paulo Francis, quem diria, virou herói do PT

  1. leandro

    Partindo desse princípio das colocações do Paulo Francis à época, hoje temos um “cidadão” que não se encontra de direito em poder e com o poder algum , porém sim de fato que utiliza parábolas e metáforas para fazer comparações e citar fatos. Assim, mesmo que “nunca na história deste país ….”, se considerarmos o que Paulo Francis disse tem lógica, pois os assassinatos, homicídios são frutos do ” primeiro fato” quando Caim matou Abel e então assim todos os demais não teriam tanta culpa assim, estranho né. Quer dizer, “já que foi feito no passado justificaria fazer no presente?”

  2. Bernardo

    O fato do PT lançar mão do Paulo Francis para se defender dá a medida do desespero dos companheiros.

  3. ferreira

    É, denunciou e infelizmente foi processado, esperamos que esta atitude não se repita com a inversão dos papéis, e mais, se Paulo Francis gostasse do pt e fosse comunista não se estabeleceria nos EUA, ficaria em cuba fumando charutos com o assassino fidel.
    Naquela época a Petrobras e o Brasil não quebraram mas quebrou de esbugalhar foi com a quadrilha de ladrões lesa pátrias ptistas e cias.

  4. toledo

    A direita gosta de falar. A critica vem fácil e temos grandes exemplares como o Mainardi, Augusto Nunes,Merval, e vários outros nomes. Tem um que se diz historiador e que conta as histórias da maneira que he convém. Esse senhor, que eu nunca gostei, porque sempre se achou dono da verdade, o tal de Paulo Francis falou na época uma verdade, mas essa verdade é a mesma que todo mundo sabia e sabe até hoje. Os nossos jornalistas não tem independência de pensamento, eles são obrigados a escrever o que agrada e o que o patrão manda, e falar mal da esquerda dá a certeza de emprego. Mesmo que sem coragem de falar, acho que por inteligência os jornalistas deveriam apoiar a Regulação do Capital nos Meios de Comunicação como esta na Constituição. O mercado de trabalho seria muito mais favorável e eles poderiam ter opiniões.

  5. leandro

    A liberdade de expressão e opiniões são sempre conveniente dependendo de que lado elas atingem o alvo. Quando o que é publicado não agrada alguns há uma reação virulenta como agora os chados de “esquerda” se manifestam e acusam os que chamam de “direita”. Mas, na realidade o que acontece é a situação da Petrobrás agora, como já foi dos Correios, com é de novo dos Correios, do Mensalão e outras e isso para um partido que se dizia contrário a tudo que se praticava no país é um chute no saco do povo. Então não adianta o pessoal que gostam de dizer que são de “esquerda” ficar “gralhando” e jogando a bronca nas gestões passadas, pois eles mesmos dizem “voltar atrás nunca mais”. Cai a máscara do PT , cai a máscara do pessoal que criticava todos e tudo como se fossem somente eles os mais morais de todos e onde “na história desse país nunca se fez tanto”. Verdade, nunca se fez tanto em tão pouco tempo, assim não adianta remontar a história desde a época do descobrimento, pois tem muitos que aí estão que nem estudaram nenhuma parte da história mas já fazem parte dela.

  6. ferreira

    QUANDO TEMOS A CABEÇA ENGESSADA PELA FILOSOFIA COMUNISTA TORNA-NOS DIFICIL VER A REALIDADE, É ASSIM QUE SE IMPLANTA O COMUNISMO, CRIA-SE A MENTIRA DE UM MUNDO SURREAL PARA QUE OS PARASITA VIVAM DO TRABALHO E DAS CONQUISTAS DOS OUTROS.

  7. galiano

    O PT, que queria ensinar ética para o mundo, agora se contenta em ser classificado como um ladrão a mais.

  8. juca

    A história oriental, conta a e Ali Babá e os quarenta ladrões, Ali, era até um herói, uma espécie de Robin Hood das Arábias. Aqui, com o mensalão chegamos perto dos quarenta. Com a Petrobrás, reunimos todos os 40 do Ali Babá e mais os da floresta de Sherwood com Robin Hood. Lá se sabia quem era o Ali Babá e também o Robin Hood, aqui não sabemos ainda, aqui já descobrimos um “xerife”, vários nobres, até um Rei falso que era o John na época. Mas uma coisa fica bem claro, a grana que correu nesses últimos anos é bem grande, compraria vários castelos e oásis, se é que não estão escondidos por aí no mundo, dizem que Miami tem muitos castelos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.