16:24Um fato sem retificação

por Janio de Freitas

Antes mesmo de alguma informação do inquérito, em início na Polícia Federal, sobre o “vazamento” da acusação a Lula e Dilma Rousseff pelo doleiro Alberto Youssef, não é mais necessário suspeitar de procedimentos, digamos, exóticos nesse fato anexado à eleição para o posto culminante deste país. Pode-se ter certeza.

Na quarta 22, “um dos advogados” de Youssef “pediu para fazer uma retificação” em depoimento prestado na véspera por seu cliente. “No interrogatório, perguntou quem mais sabia (…) das fraudes na Petrobras. Youssef disse, então, que, pela dimensão do caso, não teria como Lula e Dilma não saberem. A partir daí, concluiu-se a retificação.” Ou seja, foi só a acusação.

As aspas em “vazamento”, lá em cima, são porque a palavra, nesse caso, sem aspas será falsa. As outras aspas indicam a origem alheia de frases encontradas a meio de uma pequena notícia, com a magreza incomum de uma só coluna no estilo em tudo grandiloquente de certos jornais, e no mais discreto canto interno inferior da pág. 6 de “O Globo”, de 29/10. Para precisar melhor: abaixo de um sucinto editorial com o título “Transparência”, cobrando-a da Petrobras.

Já no dia seguinte à “retificação”, “Veja” divulgou-a, abrindo o material ao uso que muitos esperaram por parte da TV Globo na mesma noite e logo por Folha, “O Estado de S. Paulo” e “Globo”. Nenhum dos três valeu-se do material. Se o fizessem, aliás, Dilma, Lula e o PT disporiam de tempo e de funcionamento judicial para para uma reação em grande escala, inclusive com direito de resposta em horário nobre de TV. O PT apenas entrou com uma ação comum contra “Veja”.

O que foi evitado a dois dias da eleição, foi feito na véspera. A explicação publicada, e idêntica em quase todos os que se associaram ao material da revista, foi de que aguardaram confirmar o depoimento de Youssef. Àquela altura, Lula, Dilma e o PT não tinham mais tempo senão para um desmentido convencional, embora indignado, já estando relaxados pelo fim de semana os possíveis dispositivos para buscarem mais.

“O Globo” não dá o nome de “um dos advogados”. Até agora constava haver um só, que, sem pedir anonimato, foi quem divulgou acusações feitas em audiências judiciais, autorizado a acompanhá-las, que nem incluíam o seu cliente. Seja quem for o requerente, pediu e obteve o que não houve. Retificação é mudança para corrigir. Não houve mudança nem correção. E o pedido do advogado teve propósito explícito: os nomes de quem mais sabia da prática de corrupção na Petrobras. Uma indagação, com o acusado preso e prestando seguidos depoimentos, sem urgência. E sem urgência no processo, insuficiente para justificar uma inquirição especial.

O complemento dessa sequência veio também na véspera da eleição, já para a tarde. Youssef foi levado da cadeia para um hospital em Curitiba. O médico, que se restringiu a essa condição, não escondeu nem enfeitou que encontrara um paciente “consciente, lúcido e orientado”, cujos exames laboratoriais “estão dentro da normalidade”. Mas alguém “vazou” de imediato que Youssef, mesmo socorrido, morrera por assassinato.

O boato da queima de arquivo pela campanha de Dilma ia muito bem, entrando pela noite, quando alguém teve a ideia de telefonar para a enlutada filha da vítima, que disse, no entanto, estar o papai muito bem. O jornalista Sandro Moreyra já tinha inventado, para o seu ficcionado Garrincha, a necessidade de combinação prévia com os russos.

A Polícia Federal suspeita que Youssef foi induzido a fazer as acusações a Dilma e Lula, entre o depoimento dado na terça, 21, e a alegada “retificação” na quinta, 23. Suspeita um pouco mais: que se tratasse de uma operação para influir na eleição presidencial.

A Polícia Federal tem comprovado muita e crescente competência. Mas, nem chega a ser estranho, jamais mostrou resultado consequente, quando chegou a algum, nos vários casos de interferência em eleições. Não se espere por exceção.

Compartilhe

26 ideias sobre “Um fato sem retificação

  1. toledo

    Que maravilha, agora é tarde a Dilma esta viva e eleita, mas se fosse ao contrário. A Veja sabe que esta terminal, e que só se abraçando com a direita vai ter uma sobrevida. O Governador de S.P. (aquele da Pipa vazia ) todo ano renova milhares de assinaturas que são distribuídas nas escolas estaduais numa ação entre amigos. Mas a Dilma, além do processo, vai implementar a Regulação da Mídia. E a nossa turma da Direita não venha com o papo de censura. porque a mídia brasileira não pode ficar na mão de 7 famílias.

  2. Zé Beto Autor do post

    recebeu a edição especial da cartacapital, toledo? não? está no departamento de censura do governo cubano? que coisa! hihihihihihihihihi

  3. jar

    Tenho lido bastante sobre o caso da Petrobrás e estou chegando a duas conclusões : A primeira que alguém acha nós todos uns bobos e imbecís, mas já não é aquela maioria de antes , pois mais de 50 milhões com direito ao voto não se consideram assim. A segunda é mais séria, não vai dar em nada o caso da Petrobrás, pois tudo que tinha na empresa já levaram e agora terão tempo suficiente para arrumar a casa. Resultando disso tudo uma discussão sem fim que vira outro mensalão e olhem que não está mais lá o Joaquim Barbosa. Assim não esperem resultados efetivos sobre esse assunto nos próximos 4 anos.

  4. Zé Beto Autor do post

    hihihihihi. você está com alzheimer? já falei que moro ao lado, no seminário, e problema de cambagem tem apenas quem é burro.

  5. toledo

    Zé, mesmo sem gostar do Mamona, mas ele as vezes fala e escreve o que deve , não acha ? Isso é em homenagem ao Silvestre e para o Leandro aprender com o Mamona, acho que ele é um IDOSO DE PRÉDIO igual ao PIÁ.

    O senador Roberto Requião (PMDB – PR) criticou a cobertura da imprensa brasileira após confirmada a vitória da Presidenta Dilma Rousseff no último domingo (26). Em discurso no plenário, Requião acusou a mídia de incitar a divisão do país.
    “Esses mapas, dividindo o Brasil em vermelho e azul, tão insistentemente divulgados por jornais, televisões e sítios de notícias, esses mapas são uma fraude e apenas servem para reforçar o preconceito e realçar a estultícia de setores abduzidos pelo fascismo em sua formulação primária, bruta. É triste dizer, mas não vejo nenhuma inocência de parte de nossa empoderada mídia ao cindir o país dessa forma maniqueísta, dicotômica”, discursou Requião na terça-feira (28).
    Para Requião, “ a mídia se une à oposição” para criar o que chama de “fronteira mentirosa, digna de uma capa da revista Veja”, que opõe o “Brasil dito moderno, que produz , em oposição ao Brasil atrasado e manemolente”.
    “Os sete irmãos ideológicos que ainda pensam que dominam e moldam a opinião pública brasileira cutucam e despertam sentimentos e manifestações que julgávamos extirpados da humanidade com a evolução da espécie”, afirmou o senador.
    E continuou: “Reafirmo: na há inocência em nossa mídia ao dividir o país entre o vermelho e o azul. Mesmo porque essa partição, essa rachadura é falaciosa, já que, no Sul -Sudeste, a presidente reeleita teve mais de dois milhões de votos que no Norte-Nordeste.O jornal dos Frias, com a presunção dos sabichões, chega ao pedantismo, ao charlatanismo de ter seções que denomina de “Folha Explica”, “Folha Recomenda”, e, nessa linha do preconceito e da discriminação, tenta hoje “explicar” com o Bolsa Família e IDH afetaram, atenção para o verbo, afetaram as eleições. Enfim como se depreende, os pobres contaminaram, infectaram, infeccionaram as eleições, corrompendo seu caráter democrático”.
    Para o senador, se o resultado da eleição tivesse sido outro, a grande imprensa noticiaria de outra forma. “Se os pobres, se as pessoas de menor renda votassem, como sempre votaram, segundo os interesses da classe média alta e dos mais ricos, segundo os interesses do mercado, renunciando os seus interesses, aí sim, que maravilha!, estaria tudo conforme a tradição, a família e a propriedade.

    Requião, que perdeu a eleição para governador em seu estado, é autor de projeto de lei que garante o direito de resposta nos meios de comunicação, quando vítimas de notícias falsas. O PL 141 foi aprovado no Senado em 2013 e tramita em regime de urgência na Câmara.

  6. Sergio Silvestre

    Ai em Cuba aflora a imaginação né Toledo,daqui a pouco se vai estar escrevendo que nem o Leandro.

  7. alcântara

    Toledo, Sérgio Silvestre, Rock, Paulo Ernesto… Podem falar à vontade, aqui é Brasil, mas evitem ir à Venezuela e Cuba com a boca aberta que vocês têm. Se forem dar uma chegada lá, costurem a boquinha, porque lá até o buraco é vigiado!

  8. nestor kosvernak

    O Sr. Toledo (ou Sra., pois o sobrenome é unisex) posta comentários o dia todo, deve ter uma profissão ou condição financeira bem interessante. Ou seria aposentado (a)? Já cheguei a pensar que “Toledo” era pseudônimo do senador Requião. Ou será que “Toledo” tem a ver com uma certa pessoa (ou parentesco) que ocupou um cargo importante e é próxima do senador quando ele foi governador?

  9. s. albuquerque

    Toledo, o seu espaço é no blog do Esmael. Mas você vive fuçando os blogs do Zé Beto, Campana e Cattani para defender algum queridinho seu. Se esses blogs, ainda bem, têm posicionamento diferente do seu, Toledo, vá procurar sua turma. Aqui no Blog do Zé Beto o espaço é democrático, aberto para quem saber lidar com a diversidade e respeita opiniões contrárias, tudo isso educadamente, o que não parece ser o seu caso. Você enche a paciência demais, por favor se manque. Vade retro!

  10. luis alberto

    Requião é um acidente de percurso, a prova de que, ao contrário do provérbio bem conhecido, um raio (ou desgraça) cai mais de uma vez no mesmo lugar, no caso o Paraná. Embora idolatrado pela Toledo, Requião é ignorado no cenário nacional. Não tem moral para pedir nada, é conhecido por seu estilo truculento, inclusive agredindo e ofendendo jornalistas no exercício da profissão. Ah, sim, o Brasil inteiro associa o senador a um certo comedor de mamona…

  11. fred vieira

    PARA VOCÊ, TOLEDO, LEITOR DO BLOG BRASIL 247:

    “No monitor de uma das meses (sic) havia um post it com a anotação ‘Leonardo Attuch 11-950206533 6×40.000.00 24/02/2014′”, informa o trecho do relatório em que a delegada Paula Ortega Cibulski resume o que foi encontrado, num dos imóveis utilizados pela quadrilha de Alberto Youssef, por agentes da Polícia Federal incumbidos de cumprir o mandado de busca e apreensão expedido pela Justiça. No fim do texto reproduzido abaixo, datado de 17 de março de 2014, a delegada acrescenta que anexou ao relatório um registro fotográfico do documento que vincula o alvo principal da Operação Lava Jato ao blogueiro Leonardo Attuch, proprietário do site Brasil 247.

    O blogueiro costuma desperdiçar seu tempo com a edição de textos abjetos sobre jornalistas independentes, aos quais se seguem “comentários” que difamam, caluniam e afrontam a honra de quem ousa criticar o governo lulopetista. A prudência recomenda que suspenda o serviço sujo e procure a ajuda de um advogado especialmente imaginoso. Vai precisar de um álibi e tanto para escapar do enquadramento no Código Penal.

    Augusto Nunes

    Do Blog do Cícero Cattani.

  12. vitor eduardo

    Esse comentário é para você, Toledo. Se desejar, compartilhe com o Silvestre e o Ernesto.
    Obrigado.
    —————————————————————————————-

    IMPEACHMENT DE DILMA, JÁ

    (*) Enio Mainardi

    O impeachment funciona como aquele botão que se aperta para dar descarga na privada. Você já fez o que precisava e os seus dejetos, misturados ao papel higiênico vão-se embora. Tchuáaa! Mas no caso de sobrar algo que não desceu pelo buraco adentro, engolido pelo jorro de água, você aperta o botão de novo. Simples, o impeachment.

    Hoje, milhões de brasileiros gostariam de apertar o botão para fazer sumir essa bosta de governo petista. Há um misto de repugnância e exasperação nas pessoas. Digamos – para continuar com a imagem escatológica – que estamos sofrendo uma insuportável prisão de ventre que faz doer a barriga, em espasmos. Nossos intestinos estão empanturrados com fatos e verdades não apenas sobre as mazelas do Planalto.

    O Congresso… meu Deus, metade dos congressistas tem causos, processos pendentes com a Justiça. Seriam esses políticos nosso purgante salvador? Esses caras exageraram, muitos são canalhas contumazes, viciados por anos de impunidade. Eles têm alçadas de poder, verbas de tudo quanto é jeito, sinecuras. Portanto, não há o que esperar deles, que de lá não virá nenhuma atitude cívica – como votar o impeachment da Dilma. Pois eles também deveriam ser “impichados”.

    Vale o mesmo sentimento para com a Justiça, que a imprensa todo dia mostra como um vulgar balcão de negócios. A Petrobrás (hoje quase destruída), o BNDES, as estatais… tudo aparelhado pelo Lula e sua quadrilha. A Dilma preside esse lupanar (palavra antiga, puteiro seria melhor) com seu beicinho arrogante, perpetrando absurdos com a cumplicidade de seus trinta e nove ministros. Nem vou listar todos os seus despautérios, quem não é analfabeto, do MST ou bóia-fria sabe que aquela senhora Dilma extrapolou, faz tempo.

    E essa desgraça chamada Lula? Hoje os jornais mostram um novo capítulo do escândalo Petrobras: o Lula, bandidamente, sem nossa licença, perdoou as dívidas assumidas pelo seu colega-defunto, o Chávez, no caso da refinaria que deveria ter sido financiada conjuntamente pelo Brasil e Venezuela. Mas, outra vez, micamos total, são bilhões de dólares perdidos.

    Então: temos que apertar o botão da privada, coletivamente, num ato de dignidade e consciência política. Agora, já. Pois nossas manifestações de rua só fizeram a merda rodar dentro da privada.Ela rodou, rodou – e não foi embora. Falta um balde de água. Falta uma mudança total, de tudo. Falta uma greve geral que tenha a força de liquidar essa bandalha do PT. Falta o impeachment da Dilma. Quem ou o que poderia salvar os restos deste país? Eleições? Com os bolsa-família e urnas fraudáveis? (Artigo publicado originalmente em 25 de março de 2014)

    (*) Enio Mainardi é publicitário e escritor, um dos maiores e mais conceituados nomes da história da propaganda brasileira.

    http://ucho.info/impeachment-da-dilma-ja

  13. Zé Antonio

    Obrigado Toledo…imprimi sua postagem,fiz cópias…essa sim merece ser passada adiante…

  14. toledo

    Quem assina : Enio Mainardi é publicitário e escritor, um dos maiores e mais conceituados nomes da história da propaganda brasileira.

    Sem desmerecer, quem tem um pouco de neurônios não pode acreditar que esse rapaz escreva e fale na tv tantos absurdos e ainda seja remunerado por isso. As bobagens do José Simão são verdades, muitas vezes e a remuneração é justa. Poderiam convidar esse rapaz para morar no Batel o bairro top dos curitibocas. Fico imaginando daqui a 12 anos ( 4 de Dilma +8 de Lula) os curitibocas votando no Neto do Bolsonaro e o Diogo Mainardi com um Blog, o Batel News, destilando essa raiva insana. Acredito que o terapeuta dele desistiu . Esse é o exemplo de cidadão, mau caráter, que nunca trabalhou na vida e se julga melhor que todos e muitos acham ele inteligente. Companheiro Silvestre a coisa aí tá dificil, você vai voltar ?

  15. Sergio Silvestre

    Rapaiz,a coisa tá feia Toledo,é bom que nem volte de Cuba.Os caras agora querem se apoderar das consciências,inclusive do ZB.Já pensou nós ficarmos reféns do FC, e cada 200 comentários ele publicar somente aquele que você tece loas ao Ney Leprevost.
    Hoje eu soube que o Francisquine está ameaçando internautas,com palavras ,vou te achar etc,será.
    A direita raivosa precisa tomar chá de poejo por que 4 anos demora e ai podem perder novamente.
    Veja o sujeito acima com uma bíblia sobre impeachment da Dilma

  16. Zé Beto Autor do post

    enio mainardi, toledo, é pai do diogo mainardi e corresponde exatamente àquilo escrito sobre ele. um craque da publicidade, grande escritor. se você concorda ou não com a opinião dele, é outra coisa, mas é bom se informar antes de atirar.

  17. toledo

    Zé, desculpe mas a ordem da merda que foi escrita não vai alterar o cheiro. Vale o ditado Tal Pai, tal Filho. Não imaginava que a nossa direita chega-se a esse ponto. Aqui tá melhor.

  18. toledo

    Zé. esse senhor era publicitário na década de 70. Ganhou muito dinheiro com as verbas do governo, mas publicou no FB um texto maravilhoso, digo dos Mainardis, Pai e Filha. Ignorância genétic. Desculpe mas esse cara é o que ?

    DILMA, A BRUXA ODIADA.

    Voce tem cancer. Igual a mim. Os medicos dizem que estamos curados, que a quimio funcionou…Mas nos dois sabemos que quem tem cancer é para sempre. Nenhum exame pode garantir nada. A doença, depois de instalada, fica dentro de nós, só esperando uma chance para ressurgir. É assim o cancer. O PT tambem, para mim, é um cancer definitivo. O Lula, voce, o PT…todos com cancer. O Brasil, está canceroso. Cada politico corrupto é um canceroso do PT, seja ele do PMDB, do PSDB ou dos outros 37 partidecos que mamam na Patria Gentil, corrompidos pelas barganhas de tempo na tv, do fundo partidario, das negociatas que eles perpetram, avidos. Essa gente ruim acaba com nosso futuro, nossas esperanças. E os malditos sindicalistas. Os aparelhados. Os empreiteiros. Voces não vão desaparecer nunca, sabemos disso. Não tem quimio, nao tem veneno de rato que acabe com a raça de voces. São como baratas sobreviventes mesmo depois de uma explosão nuclear. O Stalin era do PT, o Hitler, tambem petista. O Chavez. Mussolini. Nero queimando Roma. Uma linhagem infinita de descendentes de Cain. Ninguem sabe como um petista aparece. No caso da doença cancer, propriamente dita, tem o fator stress. E os alimentos com pesticida, a genetica. E a propria falta de fé na humanidade. Fé em Deus, na justiça divina. No caso de voces, petistas, tudo leva ao cancer. A ganancia pelo poder, a corrupção, a necessidade de compensar suas fragilidades espirituais, morais e eticas com o exercicio da força bruta, do oportunismo que só busca vantagem para si proprio. Voces são do Mal. E portanto, eternos. De vez em quando penduram um Mussolini pelo pescoço, enforcado numa praça publica. Ou matam um Pot-Pol a pauladas. Um parco consolo. Voce, Bruxa Odiada, ainda não se tocou daquilo que é. Voce tem a caneta – mas não a cabeça. É uma serva do PT, qualquer dia o Lula vai te mandar lavar uma privada do Planalto, sem luvas. Ou te mandar trancar o processo de enriquecimento duvidoso – dele e de seu filho. De outro lado, não dá para esperar que voce melhore seu QI. Se eu fosse psiquiatra eu te diagnosticaria como sendo uma psicotica que costuma atravessar os limites da sanidade mental dez vezes ao dia. Então só nos resta lutar duramente contra voce e contra todos os petistas do mundo, sejam os da bandeira vermelha ou não. Talvez tenhamos até que usar um fuzil automatico AR-15, igualzinho aquele com que voce se deixou fotografar nos tempos da guerrilha. O consolo é que se cancer não pode ser extinguido – pode ser controlado, reduzido a quase nada. Aqui no Brasil, duvido que seja pelo voto. Outra hipotese é que o (a) canceroso (a) possa morrer depressa, doença existe para isso. PS …a Revoluçao dos 20 Centavos sinaliza que talvez voce precise voltar ao Sirio para novo tratamento.

  19. Zé Beto Autor do post

    toledo, já foi visitar uma plantação de cana aí para ver os trabalhadores felizes da vida?

  20. toledo

    Zé, aqui tá muito melhor. O pessoal malha para colher um cana, mas são alfabetizados, tem saúde de graça ( médicos cubanos e não brasileiros ) e fora isso não tem mainardis, boris casoys, mervais, camapanas, bolsonaros, aluisios nunes e revistas como a veja e, isto é e tv como globo, band isso é um alivio. O boicote dos americanos, prejudicou o desenvolvimento, mas morar numa ilha não americanizada é ficar mais perto de Deus.

  21. Sergio Silvestre

    Cada qual com sua felicidade ZB,
    O Toledo está gastando a PC do Fidel,daqui a pouco o trambolhão vai soltar fumaça.

  22. Zé Beto Autor do post

    fica aí, toledo! fica aí! resista! defenda a ditadura esclarecida! hihihihihihihihihihi

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.