11:10O mistério das pesquisas

Do analista dos Planaltos

Algo muito estranho está acontecendo com as pesquisas eleitorais no segundo turno da eleição presidencial. Os dois maiores institutos – Ibope e Datafolha – passaram a registrar uma improvável imobilidade e empate nas intenções de votos das candidaturas de Aécio Neves e Dilma Rousseff.

Isso estaria acontecendo apesar de toda a atividade política frenética das últimas semanas. Período em que ocorreram coisas capazes de produzir grande variação no ânimo do eleitor. Entre elas vale citar alianças, horário político agressivo, campanha de desconstrução hidrófoba e debates homicidas.

Nada disso provocaria a menor marola nos índices dos candidatos a se acreditar nos grandes institutos. Mais estranho ainda, nunca  Ibope e Datafolha apresentaram, em duas pesquisas consecutivas, exatamente os mesmos índices. Essa simetria perfeita é esquisita até porque a metodologia dos dois é diversa, o Ibope pesquisa em residências e o Datafolha em pontos de fluxo.

Enquanto os dois grandes registram esse improvável congelamento das intenções de voto do eleitor brasileiro em meio a campanha mais violenta dos últimos 25 anos, os pequenos institutos revelam um quadro muito diverso. Paraná Pesquisas, Verità e Sensus dão uma vantagem variável mas significativa para o candidato do oposição, Aécio Neves.

Não se pode minimizar o efeito devastador que as sondagens negativas produzem sobre o ânimo dos candidatos, da militância, e na generosidade de financiadores de campanha. Se o empate persistente do Ibope e Datafolha tem algum tipo de viés, que vai além da bizarrice estatística, estamos diante de uma manipulação muito grave.

Compartilhe

7 ideias sobre “O mistério das pesquisas

  1. sergio silvestre

    Estranho são as pesquisas mineiras né,essa Sensus deve ter dado um tiro no pé,por que dar uma falsa impressão ao eleitorado de que seu candidato dispara e depois até para não ficar patética vai tirando esse percentual como fez na ultima onde a Dilma recuperou 5 pontos.
    Ora se recuperou e por que o Aécio está caindo e se cai é por que algum fenômeno o mesmo que aconteceu com a Marina pode acontecer também com ele.
    Num Pais onde tem regiões com povo pensando diferente de seus candidatos uma migração de 15 milhões de votos se da da noite para o dia e nenhum dos dois estão seguros da vitoria.
    Aécio começou na frente,mas até pela sua truculência e seu ellan por ser mais moço pode dar ao eleitor uma impressão de arrogância desmedida..

  2. LUIZ ERNESTO

    O SILVESTRE É PETISTA… E COMO TODOS PETISTAS ELE FOI DOUTRINADO A PENSAR E SEGUIR CEGAMENTE AS IMPOSIÇÕES DO LIDER. PETISTAS NÃO TEM PENSAMENTOS E POSIÇÕES PRÓPRIAS. POUCOS TEM CARÁTER E DISCERNIMENTO.

  3. petronio

    É impressionante o ativismo do Sr. Sérgio Silvestre. Dá a impressão de ter sido escalado pelo PT para ficar perpetuamente de plantão. Não há blog que escape à sua vigilância e sanha sectárias. Nada do que se diga, por mais lógico que seja, é aceito pelo referido cidadão. A menos que haja viés favorável ao PT. Como diria ZB, é expressionante…

  4. toledo

    Silvestre, os coxas e os curitibocas são parecidos. O alex é o menino de ouro que mais enche o saco que joga, mas a torcida diz que tem amor por ele e a midia puxa o saco. Agora a turma que mora no Batel e sócia do Curitibano, passou a adorar o aecio e a mídia puxa o saco.

  5. Professor Xavier

    Chutar cachorros mortos, maus perdedores ou capachos é coisa que não faço, mas é duro ler as idiotices eivadas destas mentes, ou serão dementes destes dois pestitas ? Os caras não acreditam nem pondo o dedo na chaga, estes são piores até de que São Tomé. Não se convencem nem vendo. om certeza vão seguir pelo caminho do pinoquião, delirando sempre.

  6. Pingback: O MISTÉRIO DAS PESQUISAS – AÍ TEM! | Blog do Giulio Sanmartini (1944/2013) ....................................Para bom entendedor, meia palavra basta!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.