17:39Ivens Linhares toma posse como novo conselheiro do TC

O Tribunal de Contas do Paraná informa:

Auditor concursado toma posse como conselheiro do TCE paranaense 

Ivens Linhares passa a integrar o colegiado quase 10 anos após ingressar do órgão fiscalizador do gasto público. Ele vai integrar a Segunda Câmara de Julgamentos e o Tribunal Pleno

Qualificação técnica, seriedade, experiência profissional e merecimento. Essas foram as principais características e qualidades de Ivens Linhares, destacadas durante a cerimônia de sua posse como conselheiro do Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR), na tarde desta quinta-feira (9 de outubro). Auditor concursado, ele atua no órgão de controle externo desde 2005.

Na presença de autoridades representando os poderes do Estado do Paraná e do Município de Curitiba, o presidente do Tribunal de Contas, conselheiro Artagão de Mattos Leão, deu posse a Linhares, que passou a ocupar a vaga aberta pela aposentadoria do conselheiro Caio Márcio Nogueira Soares.

Depois de elogiar o trabalho e a amizade de Caio Soares, o  presidente destacou que a escolha do novo integrante do colegiado – baseada em avaliação objetiva do merecimento – obedeceu a critérios inovadores e democráticos. “O conselheiro Ivens contribuirá para o avanço da nossa instituição”, afirmou Artagão.

 

Fiscalização

Além do presidente, a sessão extraordinária de posse teve pronunciamentos do procurador do Ministério Público de Contas Elizeu de Moraes Corrêa, do conselheiro Ivan Bonilha e do auditor Sérgio Valadares Fonseca – representando as três funções que compõem o corpo deliberativo do TCE-PR. O procurador enfatizou a experiência de Ivens Linhares, aprovado em outros concursos jurídicos e com quase uma década de atuação na Casa.

O conselheiro Bonilha declarou que a ascensão de Linhares, seu colega no curso de Direito da Universidade Federal do Paraná, contribuirá para o aprimoramento técnico e a transparência do Tribunal de Contas. “Com sua chegada ao Pleno, tenho a certeza de que seremos ainda melhores.” O auditor Valadares enfatizou as qualidades do colega e desejou que ele tome decisões “sábias e justas”.

Linhares disse que o novo cargo coroa, “de forma generosa e gratificante”, sua trajetória no serviço público. Agradeceu os colegas de colegiado e os servidores da Casa pela relação de confiança, profissionalismo, respeito e amizade. E enfatizou a responsabilidade do Tribunal de Contas, que neste ano fiscaliza um orçamento público de R$ 55 bilhões – soma das receitas do Estado e dos 399 municípios paranaenses. “Trabalharei em benefício do Paraná e da boa gestão pública”, declarou.

Ao final da sessão, o Pleno homologou a nova composição das duas câmaras de julgamento do TCE. A Primeira Câmara é presidida pelo conselheiro Durval Amaral e composta pelo conselheiro Fernando Guimarães e os auditores Sérgio Fonseca e Cláudio Canha. Ivens Linhares passa a integrar a Segunda Câmara, presidida pelo conselheiro Nestor Baptista e formada pelo conselheiro Ivan Bonilha e o auditor Thiago Barbosa Cordeiro.

 

Currículo

Ivens Zschoerper Linhares é curitibano e tem 45 anos. É bacharel em Direito e pós-graduado em Direito Público pela UFPR. Ingressou no TCE-PR em 6 de janeiro de 2005, após aprovação em concurso público para o cargo de auditor, realizado dois anos antes.

Além dos nove anos no TCE, acumulou experiência profissional como assessor jurídico do Tribunal de Alçada (de 1991 a 1994) e secretário de desembargador do Tribunal de Justiça do Paraná (de novembro de 2001 a dezembro de 2003).

Também foi procurador da Fazenda Nacional, com atuação em Londrina (de dezembro de 2003 a julho de 2004) e Maringá (de julho a dezembro de 2004). Antes de ingressar na esfera pública, trabalhou em duas indústrias de móveis de São Bento do Sul (SC), como gerente de vendas ao mercado externo e diretor de recursos humanos.

O novo conselheiro, que fala três línguas estrangeiras (alemão, inglês e francês), é casado com Márcia Galeazzi Caxambú, servidora concursada do TCE-PR, onde ocupa o cargo de técnica de controle.

Linhares foi nomeado conselheiro do TCE pelo governador Beto Richa em 24 de setembro, por meio do Decreto 12.234/2014. O nome do auditor encabeçou lista tríplice com base no critério de merecimento, encaminhada ao governador pelo TCE, após aprovação em plenário.  No dia 22 de setembro, ele foi sabatinado na Assembleia Legislativa e teve o nome referendado por unanimidade pelos deputados.

Compartilhe

3 ideias sobre “Ivens Linhares toma posse como novo conselheiro do TC

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.