16:01Nas quebradas do mundaréu

Da Folha de S.Paulo, em reportagem de Estelita Hass Carazzai

‘Dublê de marido’, primeira-dama do Paraná vira cabo eleitoral na periferia

“Eu nunca vi! A mulher de um governador, rica, poderosa, se dar assim com todo mundo”, dizia a dona de casa Maria Aparecida Vieira, 64.

Fernanda é filha de banqueiro. Seu avô fundou o banco Bamerindus, depois comprado pelo HSBC. Estudou em escolas de moças na Suíça e na Inglaterra.

Ela diz que aprendeu com a família a ser solidária logo cedo: seus pais a faziam visitar comunidades carentes. Na campanha, sua agenda é concentrada na periferia, onde se popularizou ainda como primeira-dama de Curitiba (2005-2010).

Na ocasião, aproximou-se de líderes comunitários. Alguns deles viraram comissionados da prefeitura e depois, do Estado. “Não há problema algum nisso. É uma oportunidade de troca muito interessante”, argumenta.

Em Curitiba, criou um programa que monitora famílias em situação de pobreza e dá, além de auxílio financeiro, capacitação profissional e acesso à saúde, habitação e educação. Cita estudos que apontam redução de 65% da pobreza na cidade.

‘SUPERSECRETARIA’

No governo, o projeto virou o Família Paranaense. Richa juntou as atribuições de três secretarias e deu o comando a ela. “Meu marido não criou uma supersecretaria, me deu um supertrabalho”, afirma.

Há quem entenda que Fernanda tem uma forma tradicional e personalista de fazer assistência social –e política. “Ela pegou uma política nacional de assistência e deu uma grife”, afirma a professora de serviço social da PUC-PR, Maria Izabel Pires.

Para ela, a forma como o projeto se estrutura cria a imagem de um governo [e de um governante] bondoso, benevolente–e não de algo que é de direito do cidadão. Nas caminhadas, Fernanda costuma anotar os telefones de quem está em dificuldade e promete ajudar.

Faz eventos, com palco e discursos, para distribuir cobertores [num deles, na campanha passada, foi multada pela Justiça Eleitoral por pedir votos ao marido]. Para Fernanda, os eventos são uma forma de prestar contas à sociedade. “O tribunal pode me questionar do avesso. Tenho muita tranquilidade de que não errei.”

Ela defende que a essência de sua ação é dar independência às pessoas. Ao fazer campanha para o marido, Fernanda também forja seu trajeto rumo às urnas. Seu nome volta e meia é aventado para ocupar a Prefeitura de Curitiba.

“Talvez um dia eu seja. Seria um cargo com a oportunidade de fazer coisas muito boas.” O grupo político de Beto, que comandava a cidade havia 24 anos, perdeu o posto na última eleição, em 2012.

 

Compartilhe

5 ideias sobre “Nas quebradas do mundaréu

  1. toledo

    Ela poderia ser a Anita Garibaldi dos Paranaenses. O Piá de Prédio que se cuide. Ele não gosta de pobre e nem de trabalhar.

  2. rosa maria

    Ela é muito melhor que o marido. Bilhardária, continua simples e acessível. E se o marido ainda trabalha um pouquinho, isso deve a ela, que é uma lutadora, trabalhadora, honesta.

  3. toledo

    Na segunda-feira, o Requião vai enquadrar o Píá de Prédio. A vaca vai tossir !!! E a Gleisi tá no segundo turno.

  4. Professor Xavier

    A inveja é um defeito horrível, e é isto o que deduzo dos comentários da professora da PUC, já diz em quem vai votar. A mulher do “piá de prédio” faz e não só fala, prefiro a ação a falação, mas é uma questão de gosto, ou opção se assim preferirem. Vamos ver quem está com a razão, os comentários da professora e dos fãs, abduzidos e capachos ou dos pobres das periferias. A tal “bala de prata” o Pinoquião já gastou , o que será que ele vai trazer de novo? O Ferreirinha de novo.j

  5. Paulão

    Quando o PT dá Bolsa Família, é corruptor e comprador de votos da pobreza. Já para outros partidos o mesmo procedimento toma outra conotação.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.