10:26UFPR consegue barrar na Justiça publicação de edital do MEC sobre 17 irregularidades no curso de Direito

Do Goela de Ouro

A Universidade Federal do Paraná vive momentos de grande tensão com o Ministério da Educação que faz uma auditoria no curso de Direito, onde já foram constatadas 17 irregularidades. Os advogados da UFPR conseguiram barrar judicialmente a publicação de um edital do MEC, no Diário Oficial da União, notificando a auditoria e listando as irregularidades encontradas no curso de Direito.

A vitória judicial da UFPR é, no entanto, meramente protelatória. As irregularidades detectadas pelo MEC no Direito são graves. Por exemplo: representantes do Ministério deram incertas em aulas do período diurno e constataram que o índice de comparecimento, em algumas matérias, não passava de 15%. Observou-se também que não havia nenhum tipo de controle de presença. No curso noturno as condições são consideradas ainda piores.

A atenção do MEC para com o curso de Direito da Federal começou a ser despertado com as baixas notas obtidas no Enade (Exame Nacional de Desempenho de Estudantes), desempenho que teria decorrido de um “boicote” praticado pela Federal contra esse exame. O baixo desempenho no Enade, no entanto, se somou a graves denúncias formuladas por alunos de Direito.

Entre elas, ausência constante de professores, baixo nível das aulas e o ensino substituído por doutrinação ideológica. O MEC também teria constatado que os altos índices de aprovação na OAB alardeados pela Federal se referem a anos anteriores, quando as condições do curso não estariam tão degradadas. A situação atual seria bastante diferente.

As consequências da ação do MEC podem ser muito graves para o curso de Direito da UFPR e seus alunos, caso as inconformidades detectadas não sejam corrigidas a tempo. Entre elas está a suspensão do vestibular (medida já adotada com o curso de Jornalismo da Federal em 2013) para o ano que vem e até a não validação dos diplomas dos alunos que estão cursando a faculdade.

Compartilhe

21 ideias sobre “UFPR consegue barrar na Justiça publicação de edital do MEC sobre 17 irregularidades no curso de Direito

  1. Kleiton

    Enfim alguém parece disposto a tomar alguma providência com os absurdos que estão acontecendo na Federal. Vamos ver se isso não acaba em pizza.

  2. Randoman

    A situação na federal é uma vergonha; nunca tem aula, só um falatório esquerdista que só se mostra eficaz para baixar ainda mais o QI dos alunos.

  3. leandro

    Os defeitos e a incompetência dos serviços públicos chegam na Universidade do Paraná. Instituição modelo do Brasil e referência ao mundo, formou várias personalidades e agora passa por dificuldades e não é só o caso do curso de Direito, temos também sistematicamente tremores no Hospital de Clinicas. O poder público atual é incompetente e a seguir nesse caminho as coisas vão piorar. Não adianta falar nessa altura do jogo politico que isso também é uma “herança maldita”, pois o atual governo já dura 12anos e com isso mostra que não é capaz de resolver os problemas. Disso tudo dá para vermos que a estatização não é na maioria das vezes o melhor caminho, nem modelos cubanos e venezuelanos servem de exemplo, em Cuba se a saúde é boa, o resto é ruim. Então não há o que fazer se não investir em educação e só papo furado não soluciona os problemas.

  4. eduardo

    O recurso de bloquear a publicação do edital do MEC é uma tentativa tacanha de manter o escândalo, que é a situação a que chegou o curso de Direito, restrito as paredes vetustas da UFPR. E, se der, manter tudo como está.

    A solução é o contrário: luz e água benta para exorcizar os fantasmas do compadrio, da incompetência, da ideologização, que estão estragando nossas universidades que são bancadas e custam muito caro para toda a sociedade brasileira.

  5. CURITIBANO ROXO

    Deve estar ocorrendo uma doutrinação ideológica tipo lavagem cerebral marxista e duvido que faça parte do ementário das disciplinas, assim, ninguém é obrigado a ficar escutando abobrinha.

  6. Homero Marchese

    Olá, Zé. Sou graduado e tenho mestrado em Direito pela UFPR. Nos tempos de graduação (2001-2005), ainda, fui diretor de qualidade de ensino do Centro Acadêmico Hugo Simas, responsável, entre outras funções, por organizar a avaliação dos professores por parte dos alunos. Assim, sinto-me muito confortável para dizer como funciona a Faculdade de Direito da UFPR hoje em dia, e estou me identificando para que não haja qualquer dúvida quanto a isso. As irregularidades apresentadas na reportagem são, sim, absolutamente verdadeiras. A propósito, estou escrevendo um texto a ser publicado no meu site em que vou descrever minha experiência na Faculdade e alguns graves problemas que ainda ocorrem por lá. Por ora, fique, por favor, com essa parte de um discurso que proferi no último dia 1/08, quinta-feira. A íntegra pode ser acessada em meu site:

    “Ao cursar a graduação e o mestrado em Direito na Universidade Federal do Paraná, pude verificar como parte de nossos servidores públicos fala de boca cheia sobre a injustiça social no Brasil, mas não consegue perceber os vários privilégios que mantém para si mesmo: cargas horárias não cumpridas, cumulação indevida de cargos públicos e patrulha ideológica em sala de aula. São como pequenos donos da bola no campinho público em que a partida é jogada.
    (…)
    Esses exemplos que observei no tempo de estudante me permitiram ver bem como age parte expressiva da esquerda do país. Constatei que se trata, em regra, de um grupo de pessoas arraigado no Estado, corporativista e arbitrário.”

  7. Júlio

    Eu não consigo imaginar de onde pode sair tanta baboseira como a da nota acima.
    Para quem não sabe, o curso de Direito da UFPR é um centro de excelência no ensino do direito, e isso não apenas para o Brasil, mas para toda a América Latina.
    Os professores que ora são acusados de “doutrinamento ideológico” são, na verdade, referências nacionais nas disciplinas de que se ocupam.
    Enfim, os cães ladram e a caravana passa.

  8. Zé Beto Autor do post

    te conheço, mané! vestiu a carapuça? como piada, para uma tarde de segunda, seu comentário é perfeito. hihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihi ihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihi

  9. Eduardo

    E esse “centro de excelência do ensino do direito” não vai se manifestar? Afinal, estamos diante de uma intervenção do MEC, ameaça de suspensão do vestibular e não validação dos diplomas dos nossos filhos. Nenhum representante desse “centro de excelência” vai dizer nada?

  10. Juanes

    O cabeça deste “centro de excelência do ensino do direito” talvez não tenha tempo para se manifestar. Além de advogado militante, ele é professor, diretor do curso e procurador federal , todos com carga horária semanal de 40 horas cada uma! O dia dele é mais comprido que o dos outros.. É só procurar pelo nome dele no Portal da Transparência da Administração Pública Federal: http://www.portaltransparencia.gov.br
    Aí fica difícil achar tempo pra ficar lendo notinhas de blogs na internet…

  11. Júlio

    Seria interessante o blog trazer a público, então, o número do processo judicial, a composição da Comissão de Avaliação do MEC, coisas assim. Apenas para não ficar parecendo que a manifestação do tal Goela de Ouro é daquelas típicas de imprensa marrom…

  12. Doutrinador

    Que trusteza ver a atual situacao do curso de Direito da UFPR. Mas quem conhece de perto a Faculdade sabia que isso ocorreria, mais cedo ou mais tarde. O processo começou quando disciplinas que deveriam ser apenas subsidiárias no curso, como história do direito, sociologia e filosofia jurídicas, foram elevadas à posição central do currículo, em detrimento das verdadeiras disciplinas jurídicas. Os professores sérios e qualificados dessas últimas disciplinas, quando perceberam a que ponto a faculdade chegaria, foram pulando do barco… Hj, só o próprio estudante de Direito da UFPR para salvar a só próprio, porque o que ele aprende dentro de sala, com algumas exceções, é uma seqüência de patifarias intelectuais, de fazer corar qualquer pensador independente.

  13. leandro

    Na realidade não é somente o curso de Direito que se encontra ness situação. Toda a Universidade está frouxa e sem rumo. Isso é o resultado de várias gestões e em especial nos últimos 10 ano a situação que já vinha capengando se deteriorou por completo. Um Universidade do porte da Federal do Paraná com tanto problemas só pode ser a politica implantada através de ideologia partidária, sem visão de futuro. O caso é de ciclo vicioso, pois, fomam mal alunos que virão formar outros como professores e desempenhar suas profissões como o caso de advogados de forma inconsistente. Quem poderia imaginar uma situação desse tipo na Federal, pilar da intelectualidade do Paraná e do Brasil e de tantos notáveis que hoje , pelo menos aqueles que ainda estão em nosso convívio se arrepiam disso tudo. O ciclo aumenta e volta-se aos bancos escolares primários e ao se fechar desmorona com o exercício das profissões de forma lamentável. O que ocorre de maneira ideológica dá para se notar nos empregos públicos recheado de mediocridades e de falta de iniciativa, todavia seus titulares ostentam garbosamente currículos e mais currículos de pós graduação, mestrados e doutorados e a eficiência nos resultados é nula para não dizer medíocre. O sucesso hoje em dia está muito mais na vontade daqueles que desejam aprender e estudar do que nos que ensinam na Universidade, os grandes mestres ou já morreram ou se afastaram pela mediocridade existente nas gestões e a competição de um papo ideológico que não se ensina nem no curso de sociologia e politica. Infelizmente a situação tende a piorar e o final será triste pois não se ve a curto prazo luz no final desse túnel escuro que é a educação em todos os níveis.

  14. Kelsen

    Não adianta nada aparecer na aula de Direito Romano 7:30 da manhã e reclamar que não tem nem 15% da turma. Querem que o diretor passe na casa de cada um, pegue na mão e traga pra aula? Me poupem. Se não vai pra aula, problema é do aluno. Parem de encher os pacová.

  15. Pontes de Miranda

    Kelsen, preste atenção na noticia: São os professores que não aparecem em sala de aula… Vc ja foi mais inteligente!

  16. antonio carlos

    Ká ká ká já avisaram o pessoal dos cursinhos de que o cursinho de Direito da Universidade vai dar um tempo? E que não haverá vestibular para ele este ano? Ainda não? Ká ká ká. Hugo Simas e outros grandes mestres que ensinaram na centenária devem estar se virando no túmulo. E depois este pessoalzinho da centenária zoa com os alunos das outras faculdades dizendo que eles estudam em cursinhos Walita. Iguaizinhos ao da centenária.

  17. Axist

    O DIreito UFPR vive da sua História, que lhe permite atrair grandes talentos via vestibular, processos seletivos de pós-graduação e concursos de docência. A ideogia e a pessoalidade sempre foram um problema, mas se agravaram. Seja pela parcialidade ideógica dos processos seletivos (via redação para graduação, fase oral nos concursos de Pós e Docência), seja pela desmotivação dos bons que estão e dos que querem entrar, essa capacidade de aglutinar a excelência jurídica no Paraná vem se reduzindo. Mas há muita força nessa instituição. Com pequenos ajustes, poserá recuperada dessa fase ruim. Não se pode generalizar pois, mesmo nos últimos anos, entraram docentes e pós graduandos por identidade ideológica e relações pessoais, mas também outros absolutente brilhantes. O clima de repartição desmotivada é fácil de ser superado com os talentos que há.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.