7:45Datafolha: Dilma, 36%; Marina 21% e Aécio 20%

Da Folha.com

Com 21% no 1º turno, Marina empataria com Dilma no 2º

Marina Silva (PSB) entra na disputa pela Presidência com 21% das intenções de voto. Segundo o Datafolha, ela larga em segundo lugar na corrida presidencial, um ponto à frente de Aécio Neves (PSDB) –o que os coloca em situação de empate técnico– e 15 pontos atrás de Dilma Rousseff, candidata à reeleição pelo PT.

Inicialmente inscrita como vice na chapa de Eduardo Campos, o presidenciável do PSB morto no último dia 13, a ex-ministra tem um desempenho que afasta a chance de a eleição ser resolvida no primeiro turno.

Já na simulação de segundo turno, Marina, que deve ser oficializada candidata na quarta-feira (20), fica numericamente à frente de Dilma, com 47% das intenções de voto contra 43% da presidente.

É uma situação de empate técnico nos limites máximos da margem de erro, que é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.

Contra Aécio, Dilma venceria o segundo turno por 47% a 39%. Nesse caso, os oito pontos de diferença representam uma ampliação da vantagem da petista. Em meados de julho, o cenário era de 44% a 40% (empate técnico).

A hipótese de conclusão da eleição no primeiro turno é afastada porque Marina surgiu com quase o triplo das intenções de voto em Campos (8%), porém sem provocar alteração nas taxas dos rivais mais competitivos.

Com Campos no páreo, Dilma também tinha 36%. Aécio alcançava os mesmos 20%.

Na comparação direta entre o cenário atual, com Marina, e o cenário anterior, com Campos, caíram de forma notável os percentuais de eleitores sem candidato.

Intenções de voto nulo ou em branco eram 13%. Com Marina candidata, essa taxa recuou para 8%. Indecisos eram 14% e agora são 9%.

Vários analistas apresentaram Marina como possível herdeira de um grupo crescente de eleitores descontentes com o sistema político. Nos protestos de junho de 2013, um sentimento de rejeição aos partidos ficou explícito.

Os dados da atual pesquisa combinam com esse tipo de interpretação. Muitos que pensavam em fazer um voto de protesto (anular), ou estavam com dificuldade para escolher, vão de Marina se essa opção estiver ao alcance.

Outra informação que reforça essa tese aparece na simulação de primeiro turno da atual pesquisa sem o nome de Marina no cartão de resposta –situação que seria possível caso o PSB deixasse de lançar a ex-ministra de Lula e abrisse mão da candidatura própria.

Nesse cenário, Dilma venceria a eleição já no primeiro turno com 41% (oito pontos a mais que a soma de seus rivais). Mas o percentual de eleitores sem candidato continuaria alto: 13% de brancos e nulos, 12% de indecisos.

Um conjunto de dados da atual rodada do Datafolha sugere que a entrada de Marina na disputa ocorre num momento de recuperação de Dilma. Além da ampliação de sua vantagem sobre Aécio no teste de segundo turno, a avaliação do governo melhorou, sua taxa de rejeição oscilou para baixo (35% para 34%), e as intenções de voto espontâneas com seu nome oscilaram para cima (22% para 24%).

O Datafolha ouviu 2.843 eleitores em 176 municípios nos dias 14 e 15 de agosto.

DATAFOLHAMARINA

Compartilhe

5 ideias sobre “Datafolha: Dilma, 36%; Marina 21% e Aécio 20%

  1. sergio silvestre

    A Direita dos juros e da especulação arrumou seu cadáver e eu não acredito em bruxas,mas que elas existem ,existem né.

  2. antonio

    Tá muito cedo para qualquer especulação. Muita coisa vai acontecer, pois o momento agora mais do que nunca exige reflexão. A parte de cima do eleitorado do Eduardo Campos, em princípio, deverá migrar para o Aécio. Já a base que já era da Marina deverá ficar e alimentada com eleitores do PT. Afinal, apesar das divergências, são socialistas e estiveram juntos até pouco tempo. É esperar para ver.

  3. cético

    Reafirmo a aposta que fiz logo após o acidente: Apesar de particularmente não votar nela, Marina deve ser a próxima presidente do Brasil.
    Ps. Conforme informo acima é apenas uma aposta. Espero que dessa vez nenhum outro comentarista fique nervosinho e parta para a grosseria gratuita.

  4. leandro

    É Cético, tem uns caras por aí que fizeram cursos de ideologia politica e marxismo da boca para fora, então ficam injuriados com os comentários contra seus preferidos, como Dilma, Requião, o já falecido Hugo Chaves e outras figuras desse quilate, “mas não mordem”, uns dão coices.

  5. antonio carlos

    No dia em que alguém, em sã consciência, conseguir me provar que a ex-seringueira representa a direita, quero me transformar em mico de circo. Até prova contrária ainda creio firmemente que a ex-seringueira é mais pestista fanática do que a própria companheira presidanta.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.