7:14O mercado e o terror

por Franco Iacomini*

Já faz algum tempo que a coluna vem alertando sobre o risco de a economia e política se misturarem neste segundo semestre, em consequência de uma radicalização exagerada. O que me surpreende é que não é só de criação de boatos e de discursos que essa radicalização vem se moldando. O mercado vem embarcando com força. Primeiro foi o caso do Santander, que, em relatório para clientes, observou que a reeleição de Dilma resultaria em deterioração dos fundamentos macroeconômicos. Agora, a questão envolve a Empiricus Research, uma casa independente de análise de mercado que construiu uma boa fama desde sua recente criação, em 2009. Em parte, essa fama veio de relatórios em linguagem direta e mordaz – a mesma linguagem que, agora, gera polêmica ao apontar que o Brasil está “à beira do precipício”, em uma série de documentos intitulados “O fim do Brasil”.

Caro leitor, não se deixe levar nem pelas análises pessimistas da oposição, muito menos pelo otimismo vazio do governo – este construiu sua falta de credibilidade ao fazer previsões oficiais para o crescimento do PIB sempre dois ou três pontos porcentuais acima da realidade. Forme sua opinião e baseie nela seus investimentos.

E não se esqueça de ser consciente na hora do voto.

*Publicado na coluna “Financês” do jornal Gazeta do Povo

Compartilhe

Uma ideia sobre “O mercado e o terror

  1. sergio silvestre

    Começei a escutar esse capiau falando,parecia um vendedor de carne do Silvio Santos,com aquele palavreado que vende papéis na Av Paulista onde é o Berço do PSDB.
    Muito se fala no complexo vira- lata,onde uma boa casta fora do poder vai brigar até tendo terra arrasada para voltar e com isso espalham más noticias não contribuindo para que o Pais e o PT que já fez sua parte social tenha mais um mandato.
    A medida que está chegando as eleições e o povo trabalhador que teve esses ganhos sociais estão dando uma banana para esses escroques,e nem a massiva linha de editoriais e noticias contra o PT estão abalando a Dilma rumo a reeleição.
    Até lá vai ter muita manobra e tentação de assombrar o povo,se duvidar arrumam até um cadaver.
    Lembram-se daquela coisa patética na eleição passada que foi a “BOLINHA DE PAPEL”coisas piores virão,talvez o sequestro do Aécio para dramatizar,ou alguma coisa acontecendo com o BUNDÃO FHC.
    Quem sabe a Globo no seu editorial nas vesperas da eleição coloque a Dilma comendo criançinhas dublada por aquela do ZORRA TOTAL.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.