15:05No Sul!

De Armando Burd, no jornal O Sul

O Dnit, principal órgão executor de obras federais, investiu, nos últimos 12 anos, 117 reais per capita em Santa Catarina; 116 reais no Rio Grande do Sul e 35 reais no Paraná.

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13 ideias sobre “No Sul!

  1. Cidadão

    O PR não existe politicamente. A bancada federal é uma piada, nossos governantes adoram chorar e o judiciário é sem representação. Nem na casa civil tivemos força, quiçá no senado. Então toma população boboca que elege essa turma de m…

  2. sergio silvestre

    Problema é um só,aqui o sr Lerner fez um negocio da china com o FHC e pegou todas as estradas federais do Parana e deu para as pedageiras,Ai foi só sair para o abraço.
    Como quase não tem estradas federais no Parana o investimentos nas poucas que tem é pouco.

  3. Beto

    É “soda”. E ainda tem fulano que defende os nossos representantes.
    Os vizinhos Catarinenses agem de forma organizada pensando do bem estar da população e desenvolvimento do Estado.
    Conseguiram FEDERALIZAR centenas de quilômetros de suas rodovias estaduais.
    Simples assim.

  4. CURITIBANO ROXO

    A verdade é que antes do Gov/FHC e do Lerner as estradas eram umas merdas, talvez o comentarista SS não lembre e a realidade de hoje é resultado de nossa bela representação ptista no governo federal.

  5. leandro

    As estradas do Paraná antes de 1994 estavam sucateadas. Quem mora aqui e vai com frequência para o litoral e já frequentava as praias pode lebrar como era chegar até praias e outros pontos. A 277 totalmente esburacada e sem manutenção. Pois bem de lá para cá foi implantado o anel de integração que reuniu as estradas que interligaram o Paraná. Até então um estrada a chamada rodovia do Café ligava o norte ao sul de forma precária e estrada perigosa, esburacada e sem expectativa de melhoria. O pedágio que todos falam tanto é uma relação de custo benefício entre a quantidade do fluxo de veículos ao preço praticado. è lógico que a estrada BR 376 tendo maior fluxo o preço pode ser menor , sem contar as assistências que as estradas do Paraná proporcionam aos motoristas, o que não é nem de perto parecido nas demais. Esta questão de pedágio já foi objeto de várias ações e ainda estão discutindo os contratos, um deles é da ecocataratas aditado e reformulado pós o período de 1994 a 2002. As grandes ações de investimentos em áreas públicas poderiam ser também comparadas com a do setor portuário, onde o nosso porto de Paranaguá ficou oito anos estagnado e atrasado em comparação com outros do Brasil, sem contar com um passivo trabalhista imenso gerado por má gestão dos seus diretores. Na administração pública que é sempre confundida com a administração politica e esta coma partidária tem as lamúrias de uma gestão para outra, mas não se pode sistematicamente cobrar a tal herança de outras gestões, pois, os administradores quando se candidatam e quando se elegem , devem no mínimo ter conhecimento do que estão assumindo, mas não o mote de chiadeira é o mesmo ” peguei um pepino da gestão anterior”. Como se no governo Federal não ocorresse a mesma coisa se não fosse a questão partidária, a Dilma estaria hoje se lamentando do que pegou do Lula e quem receber o governo dela também fará o mesmo. O gozado será se ela ganhar a eleição a quem culpará, não poderá culpar a gestão anterior, nem as anteriores, uma vez são do mesmo grupo se caso acontecer isso chegaremos fatalmente em Pedro Alvares Cabral e poderemos dizer que fizeram um negócio para português. Anteriormente disse , falar o quê, então é isso e tem mais e é só procurar e pesquisar na história recente do Estado que vamos encontrar fato para todos os gostos.

  6. antonio carlos

    Tirou-me as palavras da boca Cidadão Não temos e nunca tivemos senadores e deputados interessados em defender a nossa causa. O Jaime teve que se abraçar com o Governo para conseguir alguma, os irmãos senadores e o senador maluco fizeram de tudo, não só para ferrar com ele, mas com o estado todo. Quando não recebemos investimentos não é o governador, porque o dono do trono não gosta dele, e nem deputados e senadores não se mexem, quem perde somos nós, a turma do andar de cima não tem a mínima noção do que se passa aqui no mundo real.

  7. leandro

    É impressionante, o Jaime Lerner ainda assombra algumas pessoas, o assombro está relacionado com a incapacidade dessa pessoas que não tem, coragem, iniciativa técnica e capacidade criativa em fazer acontecer. Agora a pouco e depois de ter me manifestado lembrei um fato que atrasou o estado e foi patrocinado por alguns parlamentares entre os quais o Senador Requião. Falo do caso da vinda da Renault ao Paraná. Foi criado um obstáculo monstruoso eu quase a empresa deixou de se instalar aqui. Vejam o que significa visão em desenvolvimento , imaginem se o Paraná não tivesse mudado seu modal econômico para industrial, não teríamos os milhares de empregos diretos e indiretos e um exemplo, um só é a Renault. O mesmo aconteceu com as estradas . Mas as pessoas preferem esquecer e falar mal do que admitir que não tiveram sequer a ideia de construir alguns parques na Cidade de Curitiba, que diga-se de passagem e indo na teoria de muitos também foi um mau negócio e um negócio da China, santa incompetência. de ver as coisas. Dizem que p maior cego é aquele que não quer ver, mas tem também o maior surdo que não quer sequer escutar. Pelo que notei nas postagens não me encontro sozinho no modo de pensar, Ainda bam que temos muitos de olhos e ouvidos abertos .

  8. [email protected]

    Não entendo certos comentários, o arquiteto urbanista Jaime Lerner está afastado da politica partidária a alguns anos. Trabalha em seu escritório com uma equipe multidisciplinar e elabora projetos para várias cidades do Brasil e do Mundo, mas sempre é lembrado, interessante este fato não. No caso das rodovias, as mesmas pessoas que criticam transitam nelas e se sentem protegidas e confortáveis pela qualidade das estradas comparando-se com o resto e com a situação anterior.

  9. sergio silvestre

    Acho que vocês Curitibanos não conhecem o norte do Parana.Parana. Voces já trafegaram por aqui alem de Ponta Grossa?
    Peguem sua família e venha fazer um tour no anel do Lerner mas aqui no Norte e num dia chuvoso,onde não tem terceira pista e a estrada faz curva até para desviar de toco.
    Com muita sorte você chega a Londrina,depois de andar os 70 km da rodovia que todo ano tira muitas vidas de famílias inteiras Londrinenses.
    Ai você sai de Londrina e vai na direção de ourinhos e você paga já a 8 km de Londrina 14 reais para andar 45 km até o outro pedagios que é mais 14 reais.
    Mas voce vai pensar,vou andar em estradas de primeiro mundo,não cara palida,vai andar num carreador passando por dentro de seis cidades e 49 quebra molas,sem uma só trincheira ou passagem de nível e com tremilhões de cana jogando monte delas no meio da pista,UMA ZONA.
    Mas não acaba ai não,vai na direção de FOZ,é um pedágio em cima do outro e a rodovia que mata por falta de manutenção e terceiras pistas.
    Ai me vem o paranaense reclamar do governo federal,ora cara,se eu fosse presidente e o governo fosse esse Beto Richa que poderia se chamar buraco negro de tanto recurso e orçamento estadual que some,eu também pensaria muito em botar dinheiro bom em coisa estragada.

  10. toledo

    Caro Leandro, eu aprendi, na vida, que o pior cego é aquele que é surdo. O J. Lerner foi um bom Prefeito, mas no governo do estado ele cagou na entrada e na saída, sem dó. Diz o povo que o verdadeiro homem de Sta Catarina foi Anita Garibaldi e para os paranaense ele ainda não nasceu.

  11. Cidadão

    Resumindo, ninguém se entende e todos tomam no c… enquanto os outros estados nas diferenças se engalfinham, mas quando se trata do ESTADO, se unem e vão pra cima dos chacais de Brasília e arrancam o dinheiro para valorizar a população. A bancada federal do Paraná, nunca conversa, nem no avião quando vão todos pra Brasília duas vezes por semana.

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