9:28Futebol no cinema

Do Jeito que veio:

CINEfoot Paraná – FESTIVAL DE CINEMA DE FUTEBOL

O festival acontece de 09 a 12 de julho. As exibições, gratuitas, acontecem na Cinemateca de Curitiba e no Auditório Carteiro Osvaldo Teixeira (Prédio dos Correios). Krügger, Sicupira, Caio Junior e Edgar Felipe serão homenageados 

O CINEfoot – FESTIVAL DE CINEMA DE FUTEBOL é o único festival de cinema do Brasil e da América Latina exclusivamente dedicado à exibição de filmes sobre a maior paixão nacional: o futebol. Com esta iniciativa pioneira, o CINEfoot apresenta uma programação muito especial em Curitiba de 9 a 12 de julho, composta por 20 filmes de futebol de várias nacionalidades: Brasil, França, Uruguai, Alemanha e Espanha.

O filme “GAÚCHOS CANARINHOS”, de Renê Goya Filho é o ponta de lança da programação, ao lado de “PORQUE HÁ COISAS QUE NUNCA SÃO ESQUECIDAS”, de Lucas Figueroa e “MAURO SHAMPOO – JOGADOR, CABELEIREIRO E HOMEM, de Leonardo Cunha Lima e Paulo Henrique Fontenelle, todos vencedores do Cinefoot.

Antonio Leal, Diretor do Cinefoot, salienta que “GAÚCHOS CANARINHOS” é um dos filmes mais exibidos no festival. O documentário conta a história do surgimento da camisa canarinho através do seu criador, Aldyr Garcia Schlee.  Esta camisa, que se tornou um símbolo nacional, teve a sua estreia em 1954 e completa 60 anos em 2014.

Já “MAURO SHAMPOO – JOGADOR, CABELEIREIRO E HOMEM”, aborda a trajetória rica em humor e superação de Mauro Shampoo, craque daquele que é considerado o pior time do Mundo, o Íbis Sport Club, de Pernambuco.

O curta-metragem espanhol “PORQUE HÁ COISAS QUE NUNCA SÃO ESQUECIDAS”, de Lucas Figueroa, é considerado o filme mais premiado da história do cinema, tendo recebido mais de 320 láureas em festivais pelo mundo.

Vale destacar ainda a exibição do curta paranaense “VILA DAS TORRES 2014”, com Direção de Willian Coutinho Duarte, Marta Pego dos Santos, Lúcia Pego e Bruno MancusoO documentário revela um bate-bola em torno da Copa do Mundo de Futebol de 2014 visto a partir do ponto de vista de moradores da Vila das Torres, uma comunidade carente situada na região central de Curitiba.

No campo dos longa-metragens, destaque para a Premiere em Curitiba do documentário francês “LOOKING FOR RIO”. No filme dirigido por Emmanuel Besnard e Gilles Perez, o ex-craque Eric Cantona volta no tempo e na lenda do futebol carioca. Ele sonda o espírito de uma cidade onde o futebol é mais do que um componente: é um modo de vida. “LOOKING FOR RIO” faz a sua estreia no Brasil através do Cinefoot.

O ex-craque francês está presente também no filme “REDELDES DO FUTEBOL”, de Gilles Perez e Gilles Rof. Sempre muito bem recebido pelo público, o documentário apresenta cinco histórias de gênios do futebol que foram além das suas funções de atletas e lutaram por causas sociais em seus países. No caso brasileiro, Sócrates, é o protagonista com a democracia corinthiana.

 scratch brasileiro reúne longas-metragens de grande repercussão.

JOÃO”, revela um personagem inquieto e combatente: João Saldanha.  Dirigido por André Iki Siqueira e Beto Macedo, o filme confirma a tese de que o jornalista, técnico e polemista, João Saldanha sempre foi bom de briga.

1958 O ANO EM QUE O MUNDO DESCOBRIU O BRASIL”, de José Carlos Asbeg, apresenta ao mundo a seleção que expurgou o chamado complexo de vira-latas dos brasileiros. O filme presta uma homenagem aos jogadores que conquistaram o primeiro título mundial de futebol para o Brasil.

DOSSIÊ 50: COMÍCIO A FAVOR DOS NÁUFRAGOS”, de Geneton Moraes Neto propõe uma anistia aos jogadores do selecionado brasileiro vice-campeão mundial de 1950. É o único filme que entrevistou os 11 jogadores que estiveram em campo na derrota para o Uruguai.

O Cinefoot realiza ainda uma exibição especialmente elaborada para o público infanto-juvenil. É a SESSÃO DENTE DE LEITE”, um sucesso em todo o país, que chega a Curitiba apresentando cinco curtas-metragens, sendo duas animações. Esta sessão acontece no sábado, 12/7, às 15h, na Cinemateca de Curitiba.

O Cinefoot marca presença com a sua programação na reta final da Copa do Mundo. Todas as atividades do festival acontecem com entrada franca.

Homenagens

Todos os dias antes das sessões das 20 horas, o Cinefoot homenageará uma personagem que faz parte da história do futebol paranaense, conforme programação abaixo:

9 de Julho – Dirceu Krügger (ex-Jogador)

10 de Julho – Sicupira (Ex-Jogador)

11 de Julho – Caio Junior (Técnico)

12 de Julho – Edgar Felipe (Cronista Esportivo)

Compartilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.