9:35Iguais

por Jamur Jr

“No Brasil temos a ideia de que os negros são naturalmente inferiores”. A frase é de um professor do Rio de Janeiro e foi publicada no jornal espanhol El País. Infelizmente ainda tem muita gente no Brasil que pensa dessa maneira. Não me incluo entre eles. Meu primeiro grande amigo, no tempo do Ginásio Jesuíno Marcondes, em Palmeira, era negro. Zeca foi meu companheiro nos primeiros anos do curso ginasial. No futebol, nos banhos do tanque Querubim ou no 140, estávamos sempre juntos. Era amigo de casa. Inteligente e dedicado, cursou Direito, casou, teve onze filhos, viveu uma vida digna, sempre rodeados de bons amigos, desses que não distinguem a cor de quem está ao lado. Na década de setenta, outro grande amigo, negro, surgiu em minha vida. Narciso Assumpção, elegante, inteligente e excelente ator e locutor. Fui buscá­-lo na redação da Tribuna do Paraná para ser o primeiro apresentador negro de telejornal na história da televisão paranaense. Narcizo apresentava o jornal matinal “Café com Leite”, na TV Paraná­Canal 6, ao lado de de uma mocinha muito loira e risonha. Jornalista, fez outros cursos e desempenhou suas atividades profissionais com sabedoria e muita ética. Nenhum desses amigos precisou de cotas, proteção ou outra coisa para estudar, se formar e desempenhar suas atividades profissionais sem problema. Zeca foi um excelente advogado, Narciso apresentador de televisão, jornalista e ator. Nada de quota, só o talento, a dedicação e os livros. Essa história de inferior ou superior está na cabeça de pessoas que discriminam tudo e todos. Devem ter problemas psicológicos escondidos na alma.

Compartilhe

5 ideias sobre “Iguais

  1. Carlos A

    388 anos de ditadura. Este é um fato incontestável que não é levado em consideração pelos contrários ao regime de cotas. Fazer da exceção a regra é no mínimo imprudência. A grande maioria dos negros não partem do mesmo ponto de partida dos brancos. O preconceito ainda existe.

  2. Bitte

    Zé e Jamur:
    A loira que apresentava o Café com Leite, no antigo Canal 6, junto com o Narciso, chamava-se Janete. E o jornal matinal foi um sucesso na época, até pelo inusitado. Boas lembranças …

  3. m.n.

    Alguém já disse sabiamente que não se pode tratar de forma igual os desiguais. Comparar as oportunidades de negros e brancos em um país que, há pouco mais de cem anos, simplesmente acabou com a escravidão sem oferecer nada aos negros, é no mínimo má vontade em enxergar a realidade.
    O uso de cotas é temporário e apenas uma maneira de tentar reparar uma injustiça histórica.
    Não se julga uma causa por exceções

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.