15:56Os 80 anos do Armazém Santa Ana

Do jeito que veio:

Quando as portas do Armazém Santa Ana foram abertas ao público pela primeira vez, era pouco mais que um bar, quase uma venda instalada à beira da estrada, no bairro do Uberaba. Isso aconteceu no dia 28 de maio de 1934. Hoje, 80 anos depois, o endereço ganha ares de festa – o mais antigo bar de Curitiba ostenta uma vitalidade de juventude com seu mobiliário e fachada originais.

Os irmãos Fábio e Ana, netos do fundador, Paulo Szpak, dão continuidade à tradição de uma história que teve início com a decisão de Paulo em apostar no comércio. Nascido em 1910, na Ucrânia, aos 19 anos deixou sua pátria para se aventurar em terras brasileiras.

Instalou-se em Curitiba e, aos 24 anos de idade, depois de passar por vários empregos – trabalhou num areial, em obras de estradas, foi sapateiro –, resolveu montar um estabelecimento de secos e molhados na antiga estrada que ligava Curitiba a São José dos Pinhais e Santa Catarina. Junto dele a esposa Julia Zielonka, polonesa.

Conseguiu uma freguesia com os moradores da região e viajantes que faziam o percurso para o município vizinho e Santa Catarina. O lugar também ficou marcado como ponto de descanso de tropeiros.

Os Szpak tiveram três filhos, Pedro, Vitoldo e José. Coube a Pedro levar adiante o armazém, e mais que isso, injetar novo impulso aos negócios. Pedro ampliou as ofertas colocando à disposição do público ferramentas, baldes, panelas, lampiões, utensílios variados, e também novos itens nos secos e molhados.

Da cozinha saíam os lanches, especialmente bolinhos de carne, coxinhas, pastéis, tendo no comando a esposa Orlanda. As comidas de boteco evoluíram, ao mesmo tempo em que o espaço físico do Armazém ganhou novos compartimentos para atender a um público cada vez mais numeroso. A velha construção de madeira, porém, manteve-se intocada, pois é onde impera a história, com seu balcão e prateleiras originais dos anos 30, atulhados de compotas, goiabada cascão, doce de leite, tamancos e penicos que remetem a outras eras. Do lado de fora, na varanda, ficam expostos objetos – à venda – que condizem com o cenário como panelas de ferro e ancinhos.

Notório ponto de encontro para happy hour, com variedade de cervejas e de cachaças – estas em torno de 30 itens –, o Armazém Santa Ana tem no cardápio queijos, broas, salames, lanches, massa, carnes, peixe frito, escondidinho de carne seca, carne-de-onça servida sobre fatias de broa escura, e, conforme o dia da semana, pode-se apreciar pierogue e eisbein.

No almoço de sábado – que se estende pela tarde – os pratos principais são a feijoada e o barreado nas versões liso (vem no caldo tradicional) e o escaldado (com farinha). Fecha aos domingos, porque, já octagenário, o Armazém Santa Ana tira o dia para descansar.

 

Armazém Santa Ana

Avenida Senador Salgado Filho, 4460

Uberaba

Fone 3024-5320

 

Aberto de segunda a sexta das 10h à meia-noite

Sábado das 10 às 22 horas

 

 

Compartilhe

Uma ideia sobre “Os 80 anos do Armazém Santa Ana

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.