9:01Marcha a ré

por Ruy Castro

 

Um grupo de ativistas promoverá neste sábado, em São Paulo e em outras 200 cidades, a “Marcha da Família com Deus”, para fazer frente a um “golpe comunista marcado para este ano” –a ser dado, segundo eles, pelo PT e seus aliados. A passeata será uma reedição da “Marcha da Família com Deus pela Liberdade”, que, no dia 19 de março de 1964, protestou contra a “ameaça comunista” e contribuiu para a queda do presidente João Goulart.

É difícil imaginar um “golpe comunista” em que os aliados são Sarney, Collor, Maluf, Renan Calheiros e outros. Mas, quando se trata dessa turma, tudo é possível. A exemplo de 1964, os ativistas vão conclamar os militares a tomar o poder, fechar os partidos, varrer a subversão e a corrupção e, com tudo saneado, nos devolver o país –ou o que sobrar dele.

Pessoalmente, acho a pauta até modesta. Eu pediria também a volta de Claudia Cardinale, Stefania Sandrelli e Vera Vianna. Dos cigarros Luiz XV e Mistura Fina e dos fósforos marca Olho. Da cuba-libre, do hi-fi e da vaca preta. Dos LPs do Tamba Trio, do Henry Mancini e do Modern Jazz Quartet. Das cuecas samba-canção, ideais para um bate-coxa, e dos penteados femininos armados com Bom Bril. Do sexo à milanesa (de noite, na praia) e das corridas de submarino. Tudo isso era 1964.

Do “Correio da Manhã”, do pente Flamengo e do concretismo. Da Gillette Mono Tech, da pasta d’água e da Coca-Cola como bronzeador. Do Toddy em lata, dos tróleibus e das bicicletas Monark com pneu balão. Da Parker 21, do papel almaço e da goma arábica. Dos currículos com latim, francês e canto orfeônico. Tudo isso também era 1964.

Já os militares que a “Marcha” quer chamar de volta, não recomendo. Sob eles, a família se esgarçou, a liberdade acabou e, em pouco tempo, o próprio Deus saiu de fininho para não se comprometer.

 

*Publicado na Folha de S.Paulo

Compartilhe

6 ideias sobre “Marcha a ré

  1. leandro

    Não vamos chegar a tanto. Mas que o pais está um zona está. Aqui em Curitiba, o Prefeito disse ontem que prcisa dar “um freio de arrumação” em relação ao transporte, acho que deveria ir mais além. Nos governos Federal e estaduais a coisa vai de mal a pior e o freio de arrumação tem usar o sistema ABS senão correm o risco de escorregarem e dar com a cara no chão.

  2. Anos de chumbo jamais

    Quanto besteirol! Levamos duas décadas para ver a falência dos milicos no poder e a destruição da Escola e da Universidade, agora uns patetas falam em volta de um regime falido de forma. Ganhem nas urnas, ora bolas!!!

  3. juca

    Falência das universidades? Falência do pais ! ( para o imbecil aí, essa frase está como exclamação).Pelo amor de Deus, só falta afirmarem que o Brasil foi descoberto ou reinventado pelo PT, o Brasil foi mesmo acabado pelo PT e pelo Lulismo imbecil. Agora que estão bendo as cagadas que fizeram nesse 12 anos de administração compartilhada, com o aumento da corrupção, com casos como o mensalão, como casos de proteções a “cumpanheirada”, viram também que há algumas vozes contrárias a esse estado de coisas e daí a petezada começa a ficar preocupada, pois se dar a KK vai faltar avião para saírem do país. chega de PaTetada dos Dirceus, dos Genoínos, dos Delúbios, das Dilmas, das Graça Fortes dos 40 ministérios, do loteamento de cargos, das alianças de compadrios das decisões infringentes e ai afora, isso sim corrói o pais, e gera a falência. São as mentiras e ilusões que captam votos, como a Copa, com o pré sal e a exploração de petróleo, chega de mentiras e discursos inflamados que atraem o povo com promessas milagrosas que nuca se concretizam e apostam no esquecimento popular.

  4. Wagner

    É só mais um evento criado no Facebook, que vai ter o mesmo resultado que teve as manifestações do ano passado, ou seja nada. O brasileiro gosta do populismo, das soluções milagrosas, votaram no PT esperando que o Lula resolvesse tudo e viram que era só mais um picareta, agora apelam pela volta dos militares. Só não somos mais masoquistas do que os russos.

  5. leandro

    O Wagner tem razão, mas que foi um estelionato eleitoral foi. Claro que não se deseja que volte a ditadura, até porque se assim ocorresse não poderíamos estarmos falando nem nesse blog de forma democrática. Mas ainda que dá uam vontade de mandar essa turma catar coquinho no terreiro da mãe Zona dá. Isso poderá ser feito com o voto. O pior de tudo é que o tal marco civil da internet que o governo quer aprovar poderá acabar com a possibilidade de criticas nas redes sociais, igualzinho a dos países como Cuba e aí Blogueiros e comentaristas vão ter que tomar cuidado para não ter que pedir asilo politico e piro que por aqui na América do Sul tá difícil.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.