18:28Tarifa mantida

Da Gazeta do Povo, em reportagem de Antonio Senkovski e Raphael Marchiori

 

Fruet anuncia que manterá tarifa de ônibus de Curitiba em R$ 2,70

No entanto, o prefeito da capital disse que parte do esforço que vai cortar custos que incidem sobre a tarifa técnica dependerá de decisões da Justiça

 

Em entrevista ao PRTV 1ª Edição, da RPCTV, o prefeito de Curitiba, Gustavo Fruet (PDT), anunciou que vai manter a tarifa de ônibus de Curitiba em R$ 2,70 este ano. “Chegamos a uma situação insustentável e, por isso, disse que é hora de um freio de arrumação”, disse Fruet, que prometeu promover economias no sistema para conseguir manter o preço atual. Sobre o valor da tarifa das linhas metropolitanas, entretanto, a prefeitura afirma que o anúncio é de responsabilidade do governo estadual.

Ainda de acordo com Fruet, o anúncio isolado sobre a tarifa técnica das linhas urbanas ocorreu porque a Secretaria de Desenvolvimento Urbano, órgão estadual ao qual a Comec é vinculada, teria ‘lavado as mãos sobre o assunto’. “Na última sexta (14), eles expediram um ofício dizendo que a responsabilidade sobre o assunto é da Secretaria do Transporte e Planejamento e Coordenação Geral, pasta que não existe”, criticou.

Segundo ele, o cálculo apresentado pelas empresas foi de que a tarifa da Rede Integrada de Transporte (RIT) seria de R$ 3,33. Com esse parâmetro de reajuste, segundo a administração municiapl, a tarifa técnica da rede urbana (linhas que circulam apenas em Curitiba) ficaria em R$ 3,08 – hoje ela é de R$ 2,6935.

A conta da prefeitura é para que o valor da tarifa técnica dos ônibus que circulam em Curitiba fique em R$ 2,80. Para chegar a esse valor, a prefeitura alega que será necessário que o Tribunal de Justiça expeça a tutela antecipada pedida pela ação declatória, que deverá ser protocolada até terça-feira (18). Isso porque com a redução imposta apenas pelos itens administrativos, essa tarifa técnica ficará em R$ 2,93 – os R$ 0,13 adicionais dependem da retirada dos três itens da ação.

Economia

Fruet disse que tomará duas medidas para promover a economia nos custos do sistema. A primeira é de cunho administrativo que consiste em cortar itens dos custos com o transporte, o que promoverá uma economia de R$ 47 milhões por ano. A lista desses gastos a serem revistos foi atualizada no perfil do Facebook do prefeito logo após a entrevista. São eles: percentual de reajuste combustíveis; percentual de reajuste peças, acessórios e depreciação de veículos; redução do custo de manutenção da bilhetagem eletrônica; corte do custo de manutenção do Segbus (seguro); corte do kit inverno; zerar a amortização de veículos substitutivos do híbrido e a manutenção do desconto de bens exclusivos.

Com isso, conforme o prefeito, a tarifa técnica em Curitiba cairia de R$ 3,08 para R$ 2,93.

A segunda medida é o ingresso na Justiça com ação declaratória para rever custos que atualmente integram a tarifa técnica. A ação pede o corte de impostos exclusivos de veículos, impostos exclusivos de instalações e taxa de risco dos ônibus híbridos (Hibribus). Se a ação for aceita pela Justiça, a tarifa técnica de Curitiba cairá para R$ 2,80. A prefeitura assumiria a diferença para manter a tarifa do usuário em R$ 2,70.

Questionado se iria manter o preço até o fim do processo, Fruet disse que dependeria de um resultado com “tutela antecipada”. Caso contrário, segundo ele, os valores teriam que ser “revistos com base em outros índices.”

A Comec prometeu se pronunciar sobre o assunto ainda nesta segunda-feira.

Outro lado

O Sindicato das Empresa de Ônibus (Setransp) divulgou nota sobre o anúncio de Fruet e diz que “demonstra preocupação e perplexidade”.

Segundo a entidade, “as declarações não levaram em conta a existência de ações judiciais em trâmite pelas Varas da Fazenda da Capital, onde perícias haverão de ser levadas a efeito para chegar a um resultado”, diz a nota.

O Setransp afirma também que a liminar do TJ-PR impede alterações nos componentes da planilha do custo até o julgamento do mandado de segurança impetrado pelo próprio sindicato.

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Uma ideia sobre “Tarifa mantida

  1. juca

    Falou, falou mas não disse nada de concreto. Tudo ficou como as demais ações da Prefeitura, na dependência da Justiça, disso daquilo e daquele outro. Enfim continuamos no aguardo. Quando começaram , mexeram num vespeiro e hoje o Prefeito diz um termo bem conhecido “freio de arrumação”, mas isso já faz mais de um ano, então quer dizer que em mais de 365 dias de mantado não conseguiu pisar no freio, mesmo com as ações da Prefeitura paradas? É difícil de entender, sempre está tendo um porem, um talvez, um contudo e uma busca de culpados passados. Disse também que todas as ações por ele tomadas até hoje fizeram parte das propostas de campanha, sim é verdade , fizeram, mas também houve um centena de promessas que nem começaram a serem realizadas a não ser as obras que já vinham sendo feitas da gestão anterior e que ainda foram criticadas. Uma coisa causa curiosidade em saber como é que acontece isso: Disse o Prefeito que tem um passivo em pagamento desde 2012 somaria a importância de R$500.000.000,00, isso deve ter sido visto já na campanha e na equipe de transição ou houve empolgação achando que seria fácil administrar uma das maiores cidades do pais, com tudo de bom que tem e tudo de errado também e várias necessidades. Agora se sabiam deveriam ter tido na campanha, se não sabiam , mostraram total desconhecimento e aí sua equipe de mestres e professores não tem mesmo experiência prática da coisa e assim fica difícil.

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