8:07Carros, bicicletas e confusão

por Sergio Brandão

 

Claro que a intenção é a melhor possível. Claro que, como esta, outras iniciativas vão surgir para tentar tornar pacífica a convivência entre carros e bicicletas. Mas talvez seja interessante partir de um ponto: que os dois, bicicletas e carros, são pilotados pela mesma criatura, com as mesmas neuroses. Quando no carro, fica macho; quando na bicicleta, reclama do carro. Isso se sobrar alguém pra contar a história. Geralmente a experiência é mais traumática que isso – e sempre sobra para quem pedala.

Com as faixas vermelhas pintadas por toda a extensão das ciclovias da cidade, criou-se um outro problema: alguns respeitam, outros não. Ciclistas menos informados acham que a ciclovia virou preferencial. Que todo carro precisa parar ao se deparar com uma faixa vermelha pintada no asfalto. Alguns motoristas dão a vez, mas quando a pista do carro dá passagem para dois ou mais veículos,  uns param, outros não. O ciclista esperto não aceita a vez e fica na espera. Os mais ousados encaram, e alguns já se deram mal.

Exemplo real: na ciclovia que cruza a rua Augusto Stresser, margeando a linha do trem, muitos motoristas dão prioridade aos ciclistas e pedestres, mas outros não. Ali, a pista afunila e só passa um veículo. Mesmo sendo um cruzamento de linha férrea, com sinal vermelho piscando constantemente, faixa vermelha pintada no chão, outro dia um carro entrou na traseira do outro. O da frente estava dando passagem ao ciclista. Os dois motoristas saíram do carro metendo a boca no ciclista, o menor culpado da história. Estava parado no cruzamento, esperando a vez para atravessar.

O que precisa é de uma campanha, mas tem que ser educativa. Tem gente de tudo quanto é jeito pedalando por aí – e a maioria não sabe de nada. Precisa educar motorista e ciclista. Não adianta decidir em gabinete e sair pintando cruzamento de vermelho.

Uma sugestão: que tal dividir a responsabilidade com os empresários do transporte coletivo, que só querem ganhar o deles e nunca pensaram em gastar um tostão para uma cidade melhor?

 

Compartilhe

3 ideias sobre “Carros, bicicletas e confusão

  1. antonio carlos

    O grande problema dos motoristas e dos ciclistas é que eles esquecem que, em primeiro lugar somos todos pedestres. Não é porque estou armado atrás do volante do possante, ou montado na magrela que sou melhor ou pior do que o pedestre. Somos todos pedestres não se esqueçam nunca disto.

  2. marcelo_X

    Faixas vermelhas sem ter a travessia elevada = ERRO! Para evitar toda essa confusão a travessia elevada traria a segurança para ambos os veículos.
    Pedalo 90% dos deslocamentos na cidade e tenho muita raiva daqueles cidadões de bicicleta na contramão. Principalmente entregadores de carga. Concordo falta explicação melhor de como o cidadão de bicicleta deve se comportar.
    E vcs da imprensa parem com esse negócio de chamar de “ciclista”…. É simplismente um cidadão de bicicicleta…
    Ciclista é o cara que compete, atleta, etc..

  3. sergio brandao

    Sob duas rodas, de moto ou bicleta, ciclista ou motoqueiro, ou motociclista, sempre terá um cidadão, meu caro Marcelo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.