11:43Bob Casale, adeus

Nunca é tarde….

 

Do Terra

 

Bob Casale, guitarrista da banda Devo, morre aos 61 anos nos EUA

 

Bob Casale, membro fundador e guitarrista da banda americana de punk eletrônico Devo, morreu aos 61 anos, devido a complicações de saúde derivadas de um problema no coração, segundo informou na terça-feira (18) seu irmão, Gérard Casale, no site do grupo.

Autor de canções de sucesso no início dos anos 80, como “Whip it!”, do álbum “Freedom of Choice”, e conhecido como “Bob 2” dentro da banda, Casale morreu na segunda-feira de maneira inesperada.

“Sua morte repentina por razões que o levaram a uma parada cardíaca foi um verdadeiro choque para todos nós”, escreveu seu irmão e também membro da banda que tornou popular o chapéu com forma de suporte de vasos e que planejava um retorno aos palcos.

Casale “estava muito esperançoso com a possibilidade que Mark Mothersbaugh (outro membro da banda) aceitasse que a Devo voltasse a fazer shows”, declarou seu irmão, que afirmou que o guitarrista era o membro “sensato” da família, além de “um sólido intérprete e um talentoso engenheiro de som, que sempre dava mais do que recebia”.

A banda Devo tinha começado sua trajetória como um grupo universitário no campus da Kent State University, do estado de Ohio, no começo da década de 70 e decidiram chamar-se assim por defender uma D-Evolução (uma involução) após a morte de vários estudantes em manifestações antibelicistas reprimidas pelas forças de segurança.

O grupo logo encontrou uma gravadora que lhe permitiu explorar o movimento “new wave”, do qual evoluíram para o punk e para a música eletrônica.

Seu primeiro sucesso foi “Jocko Homo”, de 1977, que os fizeram brilhar especialmente pela chegada do videoclipe, embora seu álbum de 1982, “Shout”, tenha sido um fracasso comercial que lhes deixou sem estúdio de gravação, o que provocou uma crise no grupo e a saída de um de seus componentes, Alan Myers, que morreu no ano passado.

Após aparições esporádicas em eventos como o Coachella e o Benicassim, em 2010 retornaram à música com o álbum “Something for Everybody”.

 

 
Compartilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.