13:59Em discussão, o futuro de Guaratuba

por Jamur Jr

 

“O que você quer ser quando crescer?” é uma pergunta que adultos costumam fazer para crianças que mal aprenderam a andar. A mesma pergunta pode ser feita para uma idosa (mais de 250 anos), bela, formosa e com futuro indefinido. Guaratuba, a mais bela cidade litorânea do Paraná, ainda vive a incerteza do seu futuro. O que seu povo, lideranças e especialistas em urbanismo pensam sobre o assunto? Guaratuba deve ser apenas uma cidade de veraneio, ou uma cidade turística? A cidade de veraneio já existe e tem resultados muito positivos. Na temporada de verão há milhares de turistas promovendo grande alarido de vozes e sotaques de todo tipo. Passam dois meses vivendo as alegrias da cidade e retornam para seus lares. Os guaratubanos, que sempre dão boas vindas e recebem com carinho os turistas, despendem-se com a certeza de que no próximo verão  tem mais. Daí em diante levam a vida tranquila de sempre, sem problema de mobilidade urbana, baixos índices de criminalidade, ar puro, mínimo de estresse, peixe fresco e muita saúde. É isso que a maioria deseja. A minoria quer uma cidade turística, com milhares de pessoas o ano todo lotando lojas, promovendo eventos e agitando o pedaço. Alguma coisa parecida com Balneário Camboriú, que nos últimos 20 anos se transformou num dos destinos mais procurados por turistas brasileiros, argentinos e paraguaios. Esse crescimento extraordinário promoveu uma super valorização de imóveis, aumento do comércio e qualidade de vida superior a cidades do mesmo porte. Como tudo tem seu preço, Balneário Camboriú  já  sente as dificuldades de uma cidade sem maiores espaços para tanta gente e um nível de investimento público incompatível com a demanda. No verão de 2014 teve falta de água, falta de energia elétrica e falta de espaço para os carros. Nos supermercados, filas enormes para comprar e para pagar.  Os restaurantes, sempre lotados, e as lanchonetes também. Os espaços para caminhar nas ruas e especialmente no calçadão da praia foi disputado centímetro a centímetro. É isso o que queremos para Guaratuba ou queremos a cidade calma a que estamos acostumados a viver, sem congestionamento de ruas, sem grandes filas nos estabelecimentos comerciais e bancários, sem precisar disputar espaço para boas e saudáveis caminhadas nas nossas praias? Uma cidade de veraneio seguramente não precisa de uma ponte. Precisa, isso sim, de uma rodovia (Guaratuba – Garuva) com acostamento largo e seguro. Os administradores precisam deixar de lado , pelo menos por algum momento, o desespero pelo voto, e pensar no futuro da cidade. Nem sempre o que a cidade precisa é o que os políticos querem para produzir os votos que necessitam para se perpetuar no poder. Como dizia um repórter policial em Curitiba: isso é profundamente lamentável. 

Compartilhe

4 ideias sobre “Em discussão, o futuro de Guaratuba

  1. Petrukio

    O texto dá a entender que não faltou água em Guarachuva, quando, na verdade, faltou, tal qual se passou em Camboriú…

  2. Heráclito

    Prezado Jamur. Admirável essa sua postura amorosa com Guaratuba, coisa que todos conhecemos e que sabemos não ser difícil, por conta da simpatia dessa “cidadezinha” envolvida pelo mar ( praia e baia), ainda mais para quem é da “Terra” como é o caso de Jamur Jr. Mas convenhamos: -qualquer comparação com Camboriú é totalmente fora de propósito. São realidades totalmente diferentes. E procuradas por públicos muito distintos. Camboriú a cidade grande, agitada e cheia de eventos procurados por um público jovem. Guaratuba a cidade pequena, pacata, tranquila e que exatamente por essas qualidades poderia ser mais acolhedora, melhor preparada para receber pessoas que buscam isso. Cidade que devia cuidar com zelo das casas de “Famílias” de veranistas , que deveriam sentir-se encorajadas à comprar um terreno na cidade e construir sua casa, sabendo que uma guarda municipal atenta, câmeras de monitoramento ,etc , estariam protegendo esses locais ( ruas,quadras) e que não fossem alvo frequentes de ladrões, pichadores,etc. Cidade que poderia ser convidativa para a chamada população de 3ª idade, cada vez maior em cidades como Curitiba, Ponta Grossa, Joinville e que poderiam ter programas de passeio de até uma semana na cidade durante todo o ano. Com excursões, Ônibus saindo de suas cidades de origem, indo até os Hotéis de Guaratuba que se programassem para esses hóspedes. Que piscinas térmicas funcionassem como estancia hidrotermal. Que houvesse incentivo para programação local de passeios , caminhadas, atividades culturais. Que a Baía seja incluída, que os restaurantes se programem. Que áreas cevadas para pesca ( facilitada ) sejam criadas. Que sejam incluídos passeios pela área rural do Município ( fazendas, sitios, bananal, encostas da Serra do Mar ). Que exista a certeza de melhores equipamentos de saúde na cidade para essa população ( UTI móvel, algum tipo de seguro saúde no próprio pacote turístico que garantisse esse primeiro atendimento de urgência se for necessário) Melhora da acessibilidade à praia para pessoas de 3ª idade. Cuidados com áreas bucólicas da cidade como é o centro histórico e a vista da Baía ( um idoso, uma família poder passear nesse local , tomar um café de frente para a Baía). Que se faça a reconstituição de uma “casa do caiçara” seja feita com alguma forma de museu que mostre a forma de vida dos primeiros moradores, seus costumes, lendas, instrumentos de trabalho, cultura, a sua história.
    Que até mesmo histórias como do Navio Naufragado seja disponibilizada aos visitantes. Um absurdo alguém visitar Guaratuba e não tomar contato com essas curiosidades. Até o Museu das Conchas ningúem sabe que existe quando deveria ser estimulado crescer , ampliar. As barcas devem continuar sendo um atrativo à mais nessa visita a Guaratuba ( essa hist´ria de Ponte esta mal contada) mas as barcas deveriam estar melhor preparadas para acomodar com conforto esses turistas , e isso é possível. Enfim, que Guaratuba continue sendo essa simpática Cidade envolvida pelo mar e pacatamente receba muita gente pacata que busca pela oportunidade de compartilhar isso que hoje é privilégio de guaratubanos como Jamur Jr.

  3. antonio carlos

    Concordo com os posts anteriores, tive casa nesta cidade durante 20 anos. Vive gente nascer, crescer e morrer, mas nao aguentei. Confesso que quis comprar em Camboriu, mas é mais fácil eu comprar em Miami do que no aludido balneario. Nao ha termos de comparaçao entre o nosso balneario e o catarinense, nem o melhor dos mais bem intencionados conseguer traçar qualquer tipo de comparaçao. Nunca me arreprendi de ter caido fora de Guarachuva, meus filhos passaram muitas e ótimas férias lá, mas nem eles sentem saudades da cidade e dos seus cidadãos.

  4. carlos silva

    nasci no noroeste do parana mais precisamente em terra rica divisa com sp , moro em jundiai próximo a são Paulo desde criança a quase 36 anos , e tenho orgulho do meu estado que pouco conheço ., eu não consigo enteder como um litoral lindo como esse não seja tao desenvolvido e porque boa parte do povo do nosso estado vira as costas para essas maravilhas em pro das praias catarinense . não conheço pessoalmente ainda Guaratuba mais quero conhecer , hoje apenas pela internet . são menos de 100 km de litoral fica próximo de umas das cidades mais ricas do pais e um interior forte , era pra ser o mais perfeito do brasil eu sei que uma coisa puxa a outra mais investimentos do governo em infraestrutura e segurança e saúde que resulta em qualidade de vida atraindo novos lançamentos imobiliários e serviços trazendo de volta os que optaram pelo litoral de sc . na minha simples opinião aqui a distancia camboriu , itapema e modismo , e tambem Miami na florida porque la você vai ser sempre um estrangeiro , como no meu caso a pergunta que sempre me fazem vamos lutar juntos em pro do brasil melhor nesse momento terrível .

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.