11:37A Saga, para não esquecer

pedrofranco

O saudoso Pedro Franco Cruz durante as filmagens de “A Saga”

 

TV éParaná exibe making of  da série A Saga

 

Produção relata ocupação e colonização do Paraná, de 1541 a 1952. Capítulos serão exibidos a partir de janeiro

 

A TV éParaná exibe nesta quinta-feira (19), às 23h, o making of  da série A Saga. Os 16 capítulos que relatam a história do Paraná, de 1541 a 1952, serão apresentados a partir do dia 21 de janeiro. A série tem direção de Manaoos Aristides e produção da TV Brasil. Cada capítulo tem duração de uma hora. A exibição desta quinta faz parte das comemorações pela Emancipação Política do Paraná, comemorada no dia 19 de dezembro.

A história começa com a chegada do espanhol Alvar Núñez Cabeza de Vaca, em 1541, por Paranaguá, passando por Peabiru até chegar a Assunção (Paraguai). Ele foi o primeiro homem branco a avistar as cataratas do Iguaçu.

Os capítulos seguem com a chegada dos portugueses, escravos, a leva de italianos, alemães, ucranianos, poloneses e japoneses, a coluna prestes e o início dos anos 50 entre outros episódios da história paranaense.

A equipe técnica percorreu 30 cidades do Paraná para as gravações, além de construir três cidades cenográficas, cada uma com 72 casas, nas regiões de Cascavel, Porto Mendes e Foz do Iguaçu. A filmagem da série foi longa, de 1999 a 2012.

Além dos cinco mil figurantes, presentes nos 16 capítulos, estão na série A Saga, os atores Roberto Bomtempo, Igor Rickler, João Vitti, Gabriela Alves, Raymundo de Souza e Emilio Pitta. Há também participação do jornalista Pedro Franco Cruz, que faleceu em 2009, e que por muitos anos trabalhou em veículos de comunicação no Paraná.

A exibição do making of pode ser assistida também pela internet, ao vivo, em www.rtve.pr.gov.br

Uma ideia sobre “A Saga, para não esquecer

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>