21:40Maurício Azêdo, adeus

Da Folha.com

 

Jornalista Maurício Azêdo, presidente da ABI, morre no Rio aos 79 anos

 

Internado desde o último dia 9 no Hospital Samaritano do Rio, com um quadro de insuficiência cardíaca, o jornalista Maurício Azêdo, presidente da Associação Brasileira de Imprensa, morreu às 18h desta sexta (25), vítima de uma parada cardíaca, aos 79 anos.

Carioca nascido no bairro de Laranjeiras (zona sul), em 27 de setembro de 1934, Oscar Maurício de Lima Azêdo se diplomou em direito em 1960. Dois anos antes, havia começado a trabalhar profissionalmente como jornalista, no “Jornal do Commercio”.

Exerceu diversas funções –repórter, redator, cronista, editor– ao longo de sua carreira, passando por publicações como “Diário Carioca”, “Jornal do Brasil”, “Última Hora”, “Manchete” e a Folha.

Militante comunista, foi filiado ao extinto PCB e colaborou em jornais alternativos de resistência à ditadura, como “Opinião” e “Movimento”.

Posteriormente, filou-se ao PDT e foi eleito vereador três vezes (1983, 1989 e 1993). Tornou-se conselheiro do Tribunal de Contas do Município em 1999, sendo aposentado compulsoriamente em 2004, por limite de idade.

Neste mesmo ano, foi eleito pela primeira vez para a presidência da ABI, e esteve à frente da associação desde então.

Sua terceira e mais recente reeleição, em abril passado, foi marcada por uma polêmica: a chapa do candidato da oposição, Domingos Meireles, teve a candidatura impugnada e questionou a eleição na Justiça.

O jornalista era casado com Marilka Costa Lannes, com quem teve duas filhas; tinha ainda dois outros filhos de um casamento anterior.

Até o fechamento deste texto, a família do jornalista não havia divulgado informações sobre seu velório.

Compartilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.