16:12Auditoria do TC será apresentada em seminário em Porto Alegre

O Tribunal de Contas do Paraná informa:

 

Auditoria da Urbs será apresentada em evento nacional sobre tarifas de ônibus

 

A auditoria realizada pelo Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR) na Urbanização de Curitiba S/A (Urbs) e no Fundo de Urbanização de Curitiba (FUC) será apresentada em evento nacional que discutirá a tarifa de ônibus nas regiões metropolitanas. O seminário Metodologia de Cálculo de Tarifas do Transporte Coletivo Municipal na Perspectiva do Controle Externo será realizado nesta terça e quarta-feira (15 e 16 de outubro), na sede do TCE do Rio Grande do Sul, em Porto Alegre.
Determinada pelo presidente, conselheiro Artagão de Mattos Leão, a auditoria foi realizada, ao longo de 64 dias, por uma equipe de seis analistas de controle externo do TCE. Com formação nas áreas jurídica, contábil e de engenharia, os técnicos apontaram 40 irregularidades no sistema e constataram que a tarifa do transporte coletivo na capital paranaense poderia ser 16,7% menor do que o valor atual, chegando a R$ 2,25.
O trabalho de auditoria incluiu visitas técnicas aos órgãos fiscalizados, inspeções in loco, entrevistas e estudos. O conhecimento multidisciplinar do grupo foi determinante para a análise minuciosa de todos os itens técnicos que compõem a complexa planilha do custo do sistema, formada por mais de 100 itens.
Transformado em processo, cujo relator é o conselheiro Nestor Baptista, o relatório de auditoria, que tem 253 páginas, segue o trâmite regular na Casa. Receberá instrução técnica e parecer do Ministério Público de Contas antes de ser votado em plenário. A íntegra do relatório está disponível no portal do TCE na internet. Basta entrar na aba “Cidadão” – na parte superior da página. Na sequência, é só clicar em “Controle Externo”, “Auditorias” e “Auditorias Especiais”.

Redução da tarifa
No seminário de Porto Alegre, serão apresentados estudos comparativos de metodologias tarifárias em algumas das principais capitais brasileiras (como Belo Horizonte, Brasília, Curitiba e Porto Alegre), desenvolvidos pelos Tribunais de Contas. Na capital gaúcha, a auditoria do órgão de controle estadual contribuiu para a redução de R$ 0,30 no preço da tarifa do sistema.

Compartilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.