15:37Rubico, Richa e o comício

Rubico Camargo (PPS) ficou uma arara com a afirmação do advogado Claudio Ribeiro, dirigente do PCdoB do Paraná, que disse para a Gazeta do Povo que José Richa inicialmente contra a realização do comício das Diretas Já em Curitiba, o que reforçou a afirmação do senador Alvaro Dias de que o então governador só teria aparecido no comício quando soube que uma multidão estava reunida no calçadão. “Que grande besteira o Claudio Ribeiro falou. Eu na época era coordenador de comunicação do governo. O  Richa não só apoiou o comício como viabilizou todo o material de apoio com cartazes, botons, faixas. Eu mesmo cuidei disso nas gráficas. Agora dizer que o Richa só apareceu lá quando soube que uma multidão estava reunida no calçadão é uma grande mentira”.

Leia a matéria da Gazeta do Povo

José Richa foi inicialmente contra comício das Diretas Já, diz advogado

A nova rodada de audiências públicas da Comissão Estadual da Verdade, realizada na Câmara de Curitiba da segunda-feira até ontem, ouviu ex-presos políticos sobre a atuação dos movimentos sociais, sindicatos e partidos na tentativa de redemocratizar o país. Entre os depoimentos, o do jornalista e advogado Claudio Ribeiro, dirigente do PCdoB do Paraná, chamou a atenção por revelar um detalhe histórico do processo de redemocratização: José Richa, considerado um dos principais nomes do estado na campanha das Diretas Já, inicialmente era contra a realização do comício em Curitiba que deflagrou o movimento nacional, em janeiro de 1984.

Ribeiro, que foi um dos organizadores da passeata, contou que as reuniões dos militantes eram feitas na casa do hoje senador Roberto Requião e que o governador da época, José Richa, era contra a manifestação naquele momento. “Não havia autorização do Palácio para nos manifestarmos. O PMDB formou uma comissão para falar com o governador e só então fizemos a passeata”, lembra ele. Cerca de 50 mil pessoas se concentraram na Boca Maldita.

Em reportagem da Gazeta do Povo publicada em janeiro de 2009, o senador Alvaro Dias já havia relatado que José Richa só apareceu no comício quando soube que uma multidão estava reunida no calçadão.

Dificuldade

Ivete Caribé da Rocha, integrante da comissão, disse que depoimentos como o de Ribeiro são importantes para elaborar o relatório final. “Temos muita dificuldade em acessar processos e documentos da 5.ª Região [Militar] que foram submetidos ao STM [Superior Tribunal Militar], mas cada um que vem depor traz a sua própria pasta de documentos, dos quais ficamos com cópias. Isso nos ajuda a montar o nosso próprio arquivo e acelera o processo enquanto esses documentos não são liberados”, disse ela.

Segundo Ivete, o avanço do trabalho depende ainda de outras comissões estaduais, porque os processos e as documentações estão dispersos por vários estados. “Tivemos presos do Paraná que foram parar em São Paulo, ou em Minas, e todos os processos de presos catarinenses eram julgados aqui.”

A rodada de audiências em Curitiba foi a terceira no estado, depois das realizadas em Foz do Iguaçu e Apucarana. De acordo com Ivete, Maringá e Londrina serão as próximas cidades visitadas.

Compartilhe

3 ideias sobre “Rubico, Richa e o comício

  1. leandro

    Se o o Governador José Richa não fez o que estão afirmando, deveria ter feito. Pois dar ajuda, apoio logístico ou coisa parecida para o pessoal do PC do B e ainda mais com Claudio Ribeiro não levaria em nada e só iria atrapalhar o movimento das diretas já aqui no Paraná e em especial em Curitiba. Essa turma do PCdoB que fique com a Dilma, Lula, Gaiewski Ze Dirceu e outros do mensalão Cuba, Hugo Chavez, Fidel Cesare Batisti, Marco Aurélio Garcia Gueisi….. Portanto a suposta ajuda que não teria siso dada não acrescenta nada no histórico de vida do Governador José Richa.

  2. Ivan Schmidt

    Do governador José Richa pode-se dizer cobras e lagartos, inclusive que era meio cabreiro com o pessoal da esquerda que ocupava grande espaço em sua administração. Os secretários Otto Bracarense, Erasmo Garanhão, Nelton Friedrich, Deni Schwartz, Antenor Bonfim, Claus Germer e Enio Malheiros viviam às turras com o grupo que havia adentrado o PMDB, como remanescentes do partido fundado (e extinto) por Tancredo Neves (o PP), aqui aparelhado pelo grupo fiel ao ex-goverandor Jaime Canet. Dizer que Richa se equilibrava sobre autêntico fio de navalha, sob pressão de “pombos e falcões”, para lembrar a dicotomia existente entre democratas e republicanos nos Estados Unidos, e que era leniente em assumir posições claras (a exoneração de Garanhão e Belmiro Valverde foi uma exceção), tudo bem.
    Agora, dizer que o governador era contra o comício das Diretas Já em Curitiba é uma aleivosia maior que o Marumbi. Ao contrário, Richa não só participou de todos os comícios Brasil afora, como prestigiou a realização de vários em cidades importantes do Paraná. Meninos, eu vi!

  3. Dilas. é só olhar

    que o homem não era muito de esquerda dá prá desconfiar… é só olhar prá cria!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.