16:46O novo presidente do TJ

Da Gazeta do Povo, em reportagem de Thomas Rieger e José Marcos Lopes

 


Guilherme Luiz Gomes é eleito presidente do TJ

Desembargador recebeu 60 dos 107 votos no segundo turno e superou o concorrente Sérgio Arenhart. Ele assume o cargo já nesta quinta-feira (3)

 

O Tribunal de Justiça do Paraná (TJ-PR) já tem novo presidente. O desembargador Guilherme Luiz Gomes foi eleito por volta das 15h30 por 60 votos no segundo turno da votação, o qual disputou diretamente com Sérgio Arenhart, que recebeu 46 dos 107 votos. Um voto foi em branco. Gomes vai ocupar o cargo já nesta quinta-feira (3) e seu discurso de posse está marcado para esta tarde.

A eleição começou às 13h30 com 107 dos 120 desembargadores. A presença de todos não era obrigatória e eles tinham liberdade para não exercer seu voto. O ex-presidente Clayton Camargo, por exemplo, não compareceu. Durante o primeiro turno, Guilherme Luiz Gomes recebeu 41 votos; Sérgio Arenhart, 28; Miguel Thomaz Pessoa Filho, 22; e Robson Marques Cury e Antenor Demeterco Junior empataram com oito votos.

Gomes terá que lidar com uma série polêmicas deixadas pela gestão de Camargo. Entre elas, a reforma do Palácio da Justiça, cuja licitação determina um valor de quase R$ 80 milhões; obras do novo Fórum Cível da capital; danos à imagem do TJ por causa das investigações do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) contra o ex-presidente, acusado de compra e venda de sentenças; pressão do próprio CNJ, que exige aumento da produtividade do órgão e se posiciona de forma contrária à criação de 25 novas vagas de desembargadores; e ação de ex-proprietários do Edifício Essenfelder, desapropriado pelo tribunal, que exigem R$ 49 milhões a mais em indenização.

—————-

Eleição para o TJ-PR

1º turno

Guilherme Luiz Gomes: 41 votos

Sérgio Arenhart: 28 votos

Miguel Thomaz Pessoa Filho: 22 votos

Antenor Demeterco Junior: 8 votos

Robson Marques Cury: 8 votos

———-

 

Perfil

 

Aprovado no concurso público para a magistratura em 1982, como juiz substituto em Umuarama e Foz do Iguaçu, o desembargador Guilherme Luiz Gomes foi presidente da Associação dos Magistrados do Paraná (Amapar) no biênio 1996-1997. Ele também atuou como juiz do Tribunal de Alçada, nomeado em 2004. No ano seguinte assumiu o cargo de desembargador no TJ. Até o fechamento desta edição, o desembargador não havia retornado o contato da reportagem, e também não tinha respondido às questões da Gazeta do Povo encaminhadas por e-mail pela assessoria de imprensa.

Compartilhe

Uma ideia sobre “O novo presidente do TJ

  1. Irmao do Samuca

    Não divulgou que é irmão do Samuel Gomes, homem do Requião governador aposentado e ex presidente da Ferroeste.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.