14:07Enxugamento

Da Agência Estadual de Notícias

 

Richa determina corte de 1.000 cargos em comissão e extingue secretarias

 

O governador Beto Richa determinou nesta sexta-feira (27) a extinção de 1.000 cargos em comissão e quatro secretarias no Governo do Paraná. Os cortes fazem parte da primeira fase de uma série de medidas determinadas pelo governador para contenção de gastos e modernização na gestão do Estado.

“Não são medidas apenas para reduzir gastos, mas também focadas na melhoria da gestão e da qualidade dos serviços prestados à população, além de valorização do servidor público”, disse o governador Beto Richa.

O governador afirmou que encaminhará na próxima semana mensagem à Assembleia Legislativa para reduzir de 4.657 para 3.657 o número de cargos comissionados no Executivo estadual.

Com o corte, a economia será de R$ 48 milhões por ano no pagamento de servidores sem vinculo com o Estado. Na mesma mensagem será criada a Função de Gestão Pública (FG) para funcionários de carreira que ocupam cargos de diretoria, chefia e assessoramento, valorizando o servidor público concursado.

Serão extintas as secretarias de Controle Interno, da Corregedoria e Ouvidoria, Assuntos da Copa 2014 e do Turismo, que será incorporada pela Secretaria da Cultura e passará a se chamar Secretaria de Estado da Cultura e do Turismo.

As funções da Secretaria Especial para Assuntos da Copa 2014 serão assumidas pela Secretaria de Esportes. As atividades das secretarias de Controle Interno e da Ouvidoria passarão a ser exercidas pela Controladoria Geral do Estado, que será criada.

CARROS – Richa também determinou corte na frota de carros de representação, que será limitada a secretários e presidentes de empresas públicas. Isso representa o recolhimento de 43 veículos, que serão leiloados — o dinheiro será usado na compra de ambulâncias para os municípios.

A elaboração do orçamento do Estado, hoje sob responsabilidade da Secretaria de Planejamento, passará para a Secretaria da Fazenda. Outra medida administrativa determinada pelo governador é a transferência da Ecoparaná, que elabora projetos de desenvolvimento sustentável na Secretaria de Turismo, para a Secretaria de Planejamento, sob o nome de Paraná Projetos.

Novas medidas de enxugamento da estrutura do Estado serão adotadas até o fim do ano.

MAIS 2.226 PMs – O governador Beto Richa também determinou que sejam chamados mais 2.226 Policiais Militares aprovados em concurso no início do ano. O curso de formação para os novos PMs será iniciado em novembro.

Compartilhe

3 ideias sobre “Enxugamento

  1. GUMERCINDO SARAIVA

    BAH, QUE GURI LOCO.
    Faz a besteira, ferra o erário publico e depois revoga tudo.
    Dão as eleições do ano que vem que deixou o piá governador ” mais lúcido “.
    Quero ver o Reinhold assinar o Balanço do Estado deste ano. Se assinar , vai preso.
    Vocês lembram que o Paraná quebrou pela última vez na década de 1950 com o Lupion e agora em 2010 com o filho do Richa ? Dá para estabelecer um paralelo…
    Coitado do povo paranaense. Sofre e goza.

  2. ANTONIO CONSELHEIRO

    Quero acompanhar, sou funcionário público (Agente Profissioal), em Agosto o Governo não pagou a Progressão prevista em Lei para o Quadro Geral do Estado, tampouco em Setembro coisa de R$ 230,25 (no meu caso) está devolvendo todos os processos pedindo para encaminhar em data oportuna.
    Mas manda pagar os professores, ajeita a PGE, etc…………….
    Dificil a recuperação, o passivo judicial será muito grande.
    MNão dá para acreditar em mais nada.

  3. Kleiton Olavo Barros

    Se cargos e secretarias foram extintos é porque eram inúteis. Se eram inúteis, porquê foram criadas?
    Não sabia o betinho que ajeitar a vida de cabos eleitoreiros podia dar nisso?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.