16:29Mais acusações

A chapa está esquentando além do limite razoável. André Gutierrez, presidente do Sindicato das Classes Policiais Civis do Paraná (Sinclapol), distribuiu hoje um texto, através da assessoria de imprensa, acusando o Gaeco, do Ministério Público Estadual, e o Bope, da Polícia Militar, de terem utilizados métodos de tortura em diligência que fizeram segunda-feira passada na delegacia de Araucária. Confiram a íntegra do texto:

 

Ação do Gaeco e do BOPE usa métodos  de tortura em delegacia de Araucária

 Por André Gutierrez, presidente do Sinclapol

De modo brusco, cruel e inconsiderado, o Gaeco e o BOPE usaram requintes e métodos de tortura, aplicados no período da Ditadura Militar no Brasil, contra os presos encarcerados na Delegacia de Polícia de Araucária, na última segunda-feira, dia 20. Além disso, com um contingente totalmente desproporcional ao gênero de diligência, os policiais (cerca de 30) invadiram as repartições da delegacia, sem respeito algum aos servidores e aos procedimentos legais de conduta e abordagem, tanto para os presos quanto para os funcionários.

Invasão – Ao cumprirem Mandado de Busca e Apreensão e de Prisão, os policiais civis do Gaeco, sob supervisão do delegado Adilson e o comando da  tenente Débora do BOPE, fizeram buscas nas salas dos investigadores de polícia, assim como nas salas dos agentes dos DEPEM, onde arrombaram , desnecessariamente, armários e romperam cadeados. Logo depois, por volta das 8 horas da manhã do dia 20, de forma agressiva e desavisada, os policiais invadiram o interior da carceragem da delegacia, que abriga, hoje, 97 presos, num espaço com a capacidade estimada para apenas 23 pessoas. A ação surpreendeu os presos que ainda dormiam e foram retirados do interior da carceragem à base de chutes, pontapés e ataques com bastões.

Relato de um preso – À reportagem, relatou um dos presos que preferiu não se identificar: “Estávamos dormindo ainda quando eles (policiais) invadiram a carceragem gritando, nos chutando e mandando a gente sair da cela e seguir pelo corredor de saída (…) para piorar, eles colocaram água e sabão em pó no caminho do corredor para escorregarmos. Quando caíamos, eles aproveitavam para acertar chutes e bater com os bastões. Um dos presos levou um corte profundo no ombro e nas costas com mais de vinte pontos”.

Onze presos, logo após a indecorosa ação do Gaeco e do BOPE, foram levados ao IML para exame de corpo de delito, onde foram constatados ferimentos, pancadas e cortes profundos, em praticamente todos eles.

Relatório comprova – O relatório circunstanciado do episódio revela e reforça que a conduta da operação e do mandato desconsiderou as normas e os procedimentos adequados de abordagem, “advertindo que o presente mandato deverá ser levado a efeito de maneira a não molestar as pessoas, mais do que indispensável ao êxito da diligência”.

Não houve respeito algum durante a diligência, nem respeito ao delegado Fábio Amaro, que respondia pela delegacia naquele momento – que não estava no local, muito menos aos investigadores de polícia, que representavam, naquele momento, as autoridades legais responsáveis pela  delegacia de Araucária.

Agressões desproporcionais – Segundo os detentos, conforme o relatório, enquanto a equipe do BOPE realizava a retirada dos custodiados do interior da carceragem, os mesmos eram violentamente agredidos, com chutes, socos e cacetadas para que saíssem rápido das celas e se dirigissem para fora da cadeia.

Ação esta, que resultou, explica o documento, em vários detentos lesionados, inclusive, em um deles resultou uma ferida contusa de aproximadamente 10 cm de extensão e 1 cm de profundidade, havendo a necessidade de tratamento médico.

Diz ainda o relatório que, após a saída do GAECO, foram contabilizados 11 detentos que apresentaram algum tipo de lesão, hematomase inchaços produzidos pela brutalidade empregada pelos policiais.

Truculência desnecessária – O documento salienta que não havia necessidade de tamanha truculência, “haja vista que os detentos se encontravam dormindo quando se iniciou a operação; não houve qualquer tipo de resistência, ou negativa dos mesmos em saírem das celas”.

Depois do incidente,foi aberto o procedimento pelo escrivão de plantão e identificados os custodiados que alegam terem sido agredidos e imediatamente foram conduzidos ao P.S do NIS de Araucária, e posteriormente, ao IML, a fim de comprovar as lesões que alegam terem sofrido.

Procedimentos legais – Após a coleta de todos os depoimentos e testemunhos, um inquérito será aberto para investigar a conduta dos policiais do Gaeco e do BOPE durante à diligência. A Corregedoria da Polícia Civil, representantes da OAB e da Comissão de Direitos Humanos deverão avaliar o caso e cobrar as devidas providências contra as instituições que, segundo os relatos gerais, agiram com arbitrariedade ao aplicarem métodos  de tortura usados durante a Ditadura Militar.

Responsabilidade – Dois pesos e duas medidas? Queremos a responsabilização das autoridades envolvidas na mesma proporção e rigor  do caso Tayna, caso contrário se prova novamente que existem  duas justiças – a do cidadão comum e a dos deuses do Gaeco.

Compartilhe

4 ideias sobre “Mais acusações

  1. Maria

    Se fosse policiais civis que tivessem feito isso já estariam presos acusados de tortura e escrachados na imprensa como bandidos mas quando é com eles…..hum eles podem tudo e ninguém controla!!!!Viva o Brasil!!!!!

  2. Velho de Guerra

    Viva o Brasil, sim! Sem policiais corruptos, achacadores, comedores de propina de bicheiros, robautos, donos de zona e quer mais? Olhe pro dedão.

  3. Maria

    Ótimo velho de guerra, quando vc for assaltado, ou tiver um ente querido morto por um bandido!!! procure o MP, o gaeco!!!!!!tem muitos policiais bons que arriscam a vida todo dia pra defender pessoas como vc, enfrentam bandidos fortemente armados e ainda tem que cuidar de presos nas delegacias, são mau remunerados, nao são valorizados ainda tem fama de corrupto!!!! E o MP paladinos da justiça ganham muito mais que um policial utilizam toda a estrutura da polícia com tantas vantagens é inadmissível que errem assim vc não acha??? Ou só a policia merece punição e quando eles erram o promotor vem dizer que não viu nada da pancadaria na carceragem com os presos??? Me poupe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.