10:47La garantia…

Do jornal Última Hora (Paraguai)

 

Real desvalorizado afeta Cidade do Leste

 

1. A nova desvalorização do real frente ao dólar espanta os consumidores brasileiros das cidades fronteiriças de nosso país. Comerciantes relatam mais de 2.200 demissões, devido a queda nas vendas. As lojas de Cidade do Leste, Alto Panamá, registraram uma pequena atividade comercial no final de semana passado, como resultado da nova desvalorização da moeda brasileira em relação ao dólar, seu par norte-americano, ocorrida na última sexta feira. Este episódio teve mais uma vez um impacto negativo sobre a já frágil economia do comércio fronteiriço.

2. O real estava sendo negociado, em média, a R$ 2,20 por dólar. Na sexta-feira subiu para R$ 2,50, o que faz com que o brasileiro precise investir mais reais para realizar suas compras no país. Trabalhadores de rua, camelôs, vendedores de lojas e taxistas concordaram em afirmar que o momento vivido pelo comércio da fronteira é muito difícil e que o dólar mais caro faz com que o cenário comercial da região fique ainda pior.

3. “Duríssimo. É um golpe baixo, com impacto extremamente forte para uma economia que se encontra em um estado delicado há algum tempo. As reclamações estão ficando cada vez mais fortes em todos os setores, que estão suportando como podem essa situação”, disse Juan Armando Santamaría, do Grupo de Trabalho Empresarial de Cidade do Leste, Fedecámaras.

Compartilhe

2 ideias sobre “La garantia…

  1. juca

    Não tenho bem certeza, mas…. Parece que um dia um ex Presidente afirmou aos quatro cantos que o pais estava livre do dólar e que até poderia emprestar alguns dólares ao Estados Unidos por ocasião do estouro das carteiras hipotecários imobiliárias lá naquele país. E agora o dólar essa “moedinha” fraca sobe todos os dias. Parece que essa turma que está quebrando o Brasil não sente o pepino que estamos entrando com a onda de consumismo e subestimaram o poder de reação dos americanos. Então em razão disso aqui nós estamos gastando em copa e olimpiadas bilhões de reais que não são investimentos sustentáveis e além disso deixamos de aplicar nas reais prioridade do povo.

  2. poor devil

    Perdoem-me a impertinência, mas será que li direito ou estarei muito enganado, ou será ignorância minha, mas Cidade de Leste que eu saiba, salvo o já referido engano, fica ainda no Paraguai. De onde será que tiraram este Alto Panamá?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.