15:15TC vai auditar tarifa de ônibus na Grande Curitiba e contas da Urbs

O Tribunal de Contas do Paraná informa:

 

O Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR) vai auditar a planilha do transporte coletivo e as contas da Urbanização de Curitiba S/A (Urbs) – empresa de economia mista que gerencia o sistema de transporte público da capital. Portaria publicada nesta quarta-feira (3), na edição número 673 doDiário Eletrônico do TCE, designa uma equipe técnica para realizar o trabalho, que deve ser iniciado ainda nesta semana.

No texto, a portaria informa que o objetivo da auditoria é “a avaliação da Rede Integrada de Transporte da Região Metropolitana de Curitiba quanto à planilha utilizada, em relação ao custo por quilômetro, método empregado, reajustes e subsídios, bem como quanto à administração dos recursos ingressos e aplicações”.

A equipe da auditoria, que deve ser encerrada até o mês de setembro, será coordenada pelo advogado Cláudio Henrique de Castro, diretor de Execuções do TCE, e integrada ainda pelos analistas de controle Antônio Tomasetto Junior, Ronald Nieweglowski e Vitor Hugo Steinke.

 

Preventivo

Segundo o coordenador da auditoria, o objetivo principal do trabalho é uma avaliação técnica da planilha e do custo da tarifa, a fim de subsidiar futuras decisões da Prefeitura de Curitiba e da Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba (Comec) em relação ao transporte público.

“Como um tribunal administrativo, cuja função principal é a prevenção de danos ao patrimônio público, o TCE quer concluir a auditoria de forma a oferecer opções aos gestores da Rede Integrada de Transportes, ao mesmo tempo em que vai apresentar os resultados à população, que é a principal interessada, na condição de usuária do sistema”, completa Castro.

 

Compartilhe

2 ideias sobre “TC vai auditar tarifa de ônibus na Grande Curitiba e contas da Urbs

  1. CURITIBANO ROXO

    Acredito que o custo por KM rodado deve ser uma das variáveis para estabelecer a tarifa e não o método em si para determinar o seu valor.
    Entendo que outra variável importante e talvez não esteja sendo utilizada ou está subestimada é a receita determinada pelo número de milhares de passageiros transportados mensalmente ou de milhões anualmente.
    Questiono :
    Será que no preço da tarifa determinado pelo método atual está sendo considerado a quantidade real de passageiros transportados ?
    Será que com essa variável, que a todo mês ou ano aumenta seu número, não poderemos ter uma tarifa mais barata ?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.