18:02Curitiba terá “Casa da Mulher Brasileira”

A prefeitura de Curitiba informa:

 

A ministra Eleonora Menicucci, da Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República, virá a Curitiba no próximo dia 26 de julho para anunciar a obra da “Casa da Mulher Brasileira”. Ela confirmou a agenda em audiência pública realizada nesta terça-feira (2) em Brasília, na qual recebeu a secretária da Mulher de Curitiba, Roseli Isidoro, a presidente da Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência (Cevid) do Tribunal de Justiça, desembargadora Denise Kruger, e a gestora do pacto estadual de enfrentamento à violência contra as mulheres no Estado do Paraná, Regina Bley.

A Casa da Mulher Brasileira integra o programa do governo federal “Mulher: Viver Sem Violência” e é um centro integrado que vai concentrar em um único local os organismos e serviços públicos voltados ao atendimento da mulher em situação de violência. A previsão do governo federal é de levar um desses centros integrados a cada estado brasileiro para qualificar o atendimento e evitar que as mulheres agredidas peregrinem pela cidade atrás dos serviços espalhados pelos diversos organismos do poder público, dos seus direitos e da garantia da sua integridade física e emocional. Em Curitiba, as obras da Casa deverão iniciar no mês de agosto e serem concluídas até a primeira metade de 2014.

O programa tem cinco estratégias de ação: a Casa da Mulher Brasileira, a ampliação da Central de Atendimento à Mulher – Ligue 180 -, os centros de atendimento às mulheres nas regiões de fronteira seca, a organização e humanização do atendimento às vítimas de violência sexual e campanhas continuadas de conscientização. Além do anúncio do programa “Mulher: Viver Sem Violência”, a ministra Eleonora Menicucci celebrará com a Prefeitura de Curitiba o Pacto Nacional pelo Enfrentamento à Violência Contra a Mulher.

Campanha unificada

As três representantes dos organismos paranaenses estiveram em Brasília para apresentar à ministra os trabalhos de preparação da campanha unificada de proteção dos direitos da mulher, que será realizada no dia 31 de agosto na cidade. Roseli Isidoro, Denise Kruger e Regina Bley integram a comissão organizadora da campanha, que vai deixar disponível informações, orientações e atendimento jurídico, policial e psicossocial às mulheres vítimas de violência. Além da Cevid-TJPR, da Prefeitura de Curitiba e do governo do estado, conta também com a participação da Ordem dos Advogados do Brasil, Ministério Público, Universidade Federal do Paraná (UFPR), Unibrasil e Grupo Uninter. “A ideia é unificar os serviços que já existem em um único local e simular o atendimento que será prestado na Casa da Mulher Brasileira”, disse a secretária Roseli isidoro.

A iniciativa foi bem recebida pela ministra: “Minha preocupação é a preocupação republicana. É muito importante para nós que os três poderes estejam irmanados”, disse Eleonora Menicucci.

Roseli Isidoro entregou à ministra cópia do relatório dos cinco meses de existência da Secretaria da Mulher da Prefeitura de Curitiba, no qual aponta a articulação da Rede de Atenção à Mulher em Situação de Violência, com a indicação de novas instituições notificadoras, a criação do Comitê Intergestor de Políticas para as Mulheres na administração municipal, com a presença de gestores de todas as secretarias e a reestruturação do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher.

 

Compartilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.