16:10Três fora e uma dentro

Do Goela de Ouro:

 

Três obras federais no Paraná tiveram corte de investimentos: a construção de segunda ponte entre Brasil e Paraguai, em Foz, a recuperação de trechos da BR-163, entre Guaíra e Cascavel, e a construção de mais um pedaço da BR-153, a famosa Transbrasiliana. São R$ 44 milhões a menos. Um naco do dinheiro para obras rodoviárias no estado foi salvo: R$ 43 milhões para o Contorno de Maringá. Projeto a cargo da construtora Sanches Tripoloni.

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3 ideias sobre “Três fora e uma dentro

  1. josiane liz

    NOTA DE ESCLARECIMENTOS SOBRE REMANEJAMENTO DE RECURSOS ORÇAMENTÁRIOS NO ORÇAMENTO FISCAL E DA SEGURIDADE SOCIAL DA UNIÃO NO ESTADO DO PARANÁ

    Através do “DECRETO DE 25 DE JUNHO DE 2013”, publicado no Diário Oficial da União de 26 de junho de 2013, Seção 1, página 2, a Presidenta da República, procedeu o remanejamento no “ORÇAMENTO FISCAL E DA SEGURIDADE SOCIAL DA UNIÃO” (Lei nº 12.798 de 04 de abril de 2013) no valor global de R$ 924.306.314,00 (novecentos e vinte e quatro milhões, trezentos e seis mil e trezentos e quatorze reais). Desse total, foi procedido o remanejamento no Orçamento do DNIT no Estado do Paraná, o montante de R$ 43.900.000,00 (quarenta e três milhões e novecentos mil reais) necessários à conclusão das obras do Contorno Norte de Maringá, prevista para o próximo mês de agosto/2013. Para proceder este remanejamento, foi proposto pela Superintendência Regional do DNIT no Estado do Paraná, o cancelamento de valores em 3(três) empreendimentos, os quais, estão em fase preparatória para licitação na modalidade de RDC, quais sejam:
    a) Construção da Segunda Ponte sobre o Rio Paraná (Binacional na BR-277 – no Estado do Paraná, contemplada no OGU/2013 com os seguintes recursos:
    Programa de trabalho: 26.782.2075.1100.0041 com valor de :R$ 77.400.000,00
    Programa de trabalho: 26.782.2075.1100.0103 com valor de :R$ 39.000.000,00
    TOTAL :R$ 111.400.000,00
    Cancelamento feito : R$ 17.400.000,00
    Saldo disponível :R$ 94.000.000,00

    b) Adequação de Trecho Rodoviário – Cascavel – Guaira – na BR-163 – no Estado do Paraná, contemplada no OGU/2013 com os seguintes recursos:
    Programa de trabalho: 26.782.2075.12JL.0041 com valor de :R$ 54.000.000,00
    Programa de trabalho: 26.782.2075.1100.0101 com valor de :R$ 20.000.000,00
    TOTAL :R$ 74.000.000,00
    Cancelamento feito : R$ 14.000.000,00
    Saldo disponível :R$ 60.000.000,00

    c) Construção de Trecho Rodoviário – Entroncamento BR-376 – Entroncamento BR-373 – na BR-153 – no Estado do Paraná, contemplada no OGU/2013 com os seguintes recursos:
    Programa de trabalho: 26.782.2075.12JW.0101 com valor de :R$ 8.333.333,00
    Programa de trabalho: 26.782.2075.12JW.0041 com valor de :R$ 22.500.000,00
    TOTAL :R$ 30.833.333,00
    Cancelamento feito : R$ 12.500.000,00
    Saldo disponível :R$ 18.333.333,00

    Portanto, verifica-se, conforme demonstrado acima, que nenhum empreendimento na esfera do DNIT no Estado do Paraná sofrerá prejuízo em seu andamento, pois existem saldos orçamentários necessários e suficientes para a contratação e execução durante o presente exercício, e que o remanejamento por Decreto faz-se necessário para proceder a readequação dos recursos dos empreendimentos de acordo com seus andamentos, sendo que, em caso de necessidade futura, durante a execução dos empreendimentos, novos remanejamentos poderão ser feitos em detrimento das necessidades.

    Curitiba, 27 de junho de 2013

    JOSE DA SILVA TIAGO
    Superintendente do DNIT/PR

  2. Pingback: Três obras federais interrompidas | Boca Maldita

  3. Suplente

    E ela, bonitinha, não iria parar a obra da empresinha amiga:

    http://molinacuritiba.blogspot.com.br/2011/07/nao-e-novela-mas-vale-pena-ver-de-novo_27.html

    GLEISI NO PÁTIO DA CONSTRUTORA SANCHES TRIPOLONI

    11 SETEMBRO 2010

    Em sua passagem por Maringá, ontem, a candidata ao Senado Gleisi Hoffmann visitou a polêmica obra do Contorno Norte (também conhecido por Transtorno Norte e Contorno Morte), operários da Construtora Sanches Tripoloni – que tem alguns amigos no PT. “Esta obra pode ser considerada um dos símbolos do governo Lula”, disse ela. É, pode ser: a concorrência parece ter sido direcionada, vencida por uma empreiteira declarada inidônea pelo TCU por conta do Contorno de Foz do Iguaçu, não houve consulta à população dos bairros cortados pela estrada, os viadutos só possuem uma perna, há locais sem a via marginal, mais da metade da obra é em pista simples e o TCU detectou sinais de irregularidades, sem contar as suspeitas sobre a confecção de projetos e relatórios de impacto, feitos por empresas ligadas aos donos do poder. (Blog do Rigon)

    Base eleitoral de ministros lidera convênios com Dnit

    A Prefeitura de Maringá (PR) é a mais beneficiada por convênios municipais com o Dnit (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes) desde 2003.

    Foram R$ 148,6 milhões em convênios no período, segundo levantamento feito pela Folha. Porto Velho (RO) está em segundo lugar, com R$ 111,3 milhões.

    Dos quatro convênios, três foram assinados depois de maio de 2008, quando o município contratou Teresinha Rocha Nerone para captar recursos em órgãos públicos estaduais e federais.
    Ela é amiga do casal de ministros Paulo Bernardo (Comunicações) e Gleisi Hoffmann (Planejamento). Maringá é uma das principais bases eleitorais dos petistas.

    O quarto e maior convênio da cidade com o Dnit, no valor de R$ 94,1 milhões, foi firmado em 2004. Mas 75% do valor só foi liberado após a contratação de Teresinha.

    Os convênios são uma forma de acordo financeiro em que, mediante a apresentação de um projeto pelo município, o órgão federal, no caso o Dnit, repassa verba para que a prefeitura contrate e execute obras ou serviços.
    Isso não exclui a realização de obras diretamente pelo governo federal, sem intermediação do município.

    RELAÇÕES

    Gleisi e Paulo Bernardo reconheceram, por e-mail, a amizade com Teresinha, como mostrou a Folha no último domingo. Em seu Twitter, ela chegou a escrever, em 2009, quando já era contratada pela Prefeitura de Maringá, que estava “na praia, tomando vinho” com o casal.

    O ex-diretor-geral do Dnit, Luiz Antonio Pagot, que pediu demissão do órgão anteontem, envolveu o casal de ministros na crise do Ministério dos Transportes.
    Pagot afirmou a congressistas de seu partido, o PR, que “cumpria ordens do Planejamento”, chefiado por Bernardo durante o governo Lula. Depois, ele negou ter ameaçado os petistas.

    CONVÊNIOS

    Os convênios obtidos com o Dnit envolvem a desapropriação de áreas para a construção do anel viário de Maringá, obra contratada diretamente pelo Dnit, e o rebaixamento de uma linha férrea.
    A obra de construção do anel viário, que não envolve convênio com o município e é executada pela construtora Sanches Tripoloni desde 2008, é alvo de contestações do TCU (Tribunal de Contas da União), que viu sobrepreço de R$ 10,5 milhões no empreendimento.

    Os donos da Tripoloni doaram R$ 510 mil para a campanha de Gleisi. A construtora CR Almeida, responsável pelas obras da linha férrea, contribuiu com R$ 250 mil, além de mais R$ 350 mil para o comitê do PT do Paraná.

    O volume de verbas obtido por Maringá chegou a chamar a atenção do ex-presidente Lula. Em evento na cidade no ano passado, ao lado de Bernardo e Gleisi, Lula questionou em tom irônico.

    “Só tem uma coisa que eu vou sair daqui sem explicação, prefeito: é por que o Paulo Bernardo não trata a minha Garanhuns, lá em Pernambuco, com o mesmo amor que ele trata Maringá.
    Porque eu fico olhando a quantidade de dinheiro que tem de obras aqui (…), e na minha Garanhuns não foi nem sequer um centavo”, brincou o então presidente. (Folha de São Paulo)

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