17:47Justiça cassa mandato de nove vereadores em Sengés

O Ministério Público do Paraná informa:

 

Nove vereadores são cassados por prática de “caixa dois”

Nove vereadores do município de Sengés tiveram seus diplomas cassados pela Justiça Eleitoral da comarca, na última semana, por prática de “caixa dois”. A sentença foi proferida com base em nove Representações Eleitorais por arrecadação e gastos ilícitos de campanha, oferecidas pelo Ministério Público Eleitoral em dezembro de 2012, contra os parlamentares: cinco dos 11 eleitos e outros quatro suplentes.

De acordo com o promotor Antonio Murat Neto, durante a campanha municipal de 2012 os vereadores movimentaram ilicitamente recursos financeiros de uma empresa da cidade, a “Madeireira Bortoluzze”, prática reconhecida pela Justiça, na sentença, como “caixa dois”.

A Promotoria explica, ainda, que durante as investigações, em decorrência de pedido de busca e apreensão requerido pelo MP-PR na empresa madeireira, foi apreendido um caderno “contendo anotações de valores recebidos pelos candidatos” durante o pleito. Na época, o Ministério Público recebeu diversas denúncias de “entrada e saída de candidatos no local [empresa madeireira], que não era o comitê oficial da campanha”.

Na sentença, a juíza eleitoral de Sengés, Erika Watanabe ressalta que houve descumprimento das normas eleitorais pelos representados, que não apresentaram recibos de doação dos valores constantes no caderno apreendido, tampouco demonstraram a licitude dos gastos realizados. Além da cassação, a Justiça decretou a inelegibilidade por oito anos dos parlamentares.

Compartilhe

Uma ideia sobre “Justiça cassa mandato de nove vereadores em Sengés

  1. CELIO RIBEIRO

    POIS É MEU CARO ZÉ BETO, NOSSA CIDADE FOI ENLAMEADA COM ESSE EPISÓDIO. MAS O QUE ME DEIXA DESCONFIADO É POR QUE O CANDIDATO DERROTADO PÉZINHO E SUA VICE MARCIA VIEIRA NÃO FORAM RÉUS NESSE PROCESSO, UMA VEZ QUE A EMPRESA CITADA É DE PROPRIEDADE DO GENRO DO PÉZINHO. E, AINDA PARA AUMENTAR AINDA MAIS A COMPLICAÇÃO UM DOS RESPONSÁVEIS PELA COLIGAÇÃO DERROTADA É SÓCIO DO BORTOLLUZE. DE MODO QUE SE TEVE DINHEIRO SUJO NA CAMPANHA DOS VEREADORES, ESSE DINHEIRO TAMBÉM CORROMPEU A CAMPANHA DO CANDIDATO DERROTADO. ELES TAMBÉM MERECIAM SEREM CASSADOS. DESTA FEITA A JUSTIÇA NÃO FOI FEITA COMPLETAMENTE. A MAO DOS REFERIDOS CANDIDATOS AINDA SE ENCONTRA SUJA POR ESSE DINHEIRO QUE NÃO SE SABE DE ONDE ORIGINOU.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.