10:48Cuide-se

Pela causa:

Sesi realiza evento, na quarta e quinta-feira, sobre prevenção do uso de álcool e drogas no trabalho 

 

1º Encontro Cuide-se+ acontece nos dias 5 e 6 de junho, e traz especialistas como o psiquiatra Augusto Cury, o advogado Wolnei Ferreira e o jornalista Ruy Castro, entre outros. São mais de 250 empresas inscritas no evento

 

“Álcool e Drogas no Trabalho: O que fazer?”. Este é o tema do 1º Encontro Cuide-se+, que o Sesi no Paraná realiza nesta quarta e quinta-feira, dias 5 e 6 de junho, em Curitiba. O evento traz o psiquiatra, cientista e escritor Augusto Cury, o advogado Wolnei Ferreira e o jornalista Ruy Castro que participarão de um painel sobre o assunto. Dirigido a empresários e profissionais de Recursos Humanos de todo o Estado, o evento, que acontece na sede da Federação das Indústrias do Estado do Paraná – Fiep, no Jardim Botânico, também vai abordar a questão jurídica e as relações trabalhistas que envolvem o tema. Mais de 250 empresas paranaenses se inscreveram para o evento. O presidente da Federação das Indústrias do Paraná – Fiep, Edson Campagnolo, participa da abertura do encontro.

O evento conta ainda com a presença da psicóloga Karina Nogueira; do advogado e engenheiro em Segurança do Trabalho, Rodrigo Meister; do advogado Rafael Braz; do fisioterapeuta Juliano Gevaerd; do médico e coordenador estadual de Políticas Públicas sobre Drogas, Carlos Baptista; do professor de Políticas Públicas do Instituto Federal do Paraná – IFP, Jônatas de Paula; e das orientadoras pedagógicas Maria Cecília Cruz e Juliana Vlastuin.

“O objetivo é abordar as causas e consequências do uso de álcool e drogas no ambiente de trabalho, levando ao empresário a compreensão da gravidade do problema, para auxiliá-lo na gestão do tema em sua organização”, explica Maria Cristhina Rocha, Gerente de Projetos de Articulação Estratégica e Inovação Social do Sesi no Paraná.

Programação

O 1º Encontro Cuide-se+ tem início na quarta-feira, 5 de junho, com as atividades do painel de diálogo. Na ocasião, também será lançado o novo “Portal Cuide-se+”, com informações para disseminar o conhecimento sobre o tema. Os convidados do painel vão abordar os diferentes aspectos que tangem o uso de álcool e drogas no ambiente de trabalho e, em seguida, responderão as perguntas vindas da plateia e da internet. O diálogo será mediado pelo presidente da Fiep, Edson Campagnolo.

No dia 06 de junho, as atividades têm início pela manhã, e os convidados fazem uma breve explanação, de cunho provocativo e instigador, sobre o tema.  A proposta é, ao mesmo tempo, tratar dos diversos aspectos do uso de álcool e drogas no trabalho e despertar o interesse do empresário para atitudes e práticas a serem adotadas. Depois, os palestrantes participam das chamadas Clínicas Sociais: três salas temáticas – Educação e Prevenção; Aspectos Jurídicos; e Redes de Apoio – nas quais atenderão as questões do público, num ambiente propício para a troca de experiências e para motivar novas ações.

Sobre o Cuide-se+

O 1º Encontro Cuide-se+ é a continuidade do programa de mesmo nome, lançado oficialmente no ano passado, em cinco cidades do Estado -Maringá, Londrina, Capanema, Imbituva e Curitiba -, com a presença do ex-jogador da Seleção Brasileira de Futebol, Walter Casagrande Jr. Nessas ocasiões, Casagrande narrou sua experiência como dependente químico, enfatizando a importância da família, dos colegas de trabalho e dos amigos na sua recuperação.

O Cuide-se+  é mais uma iniciativa do Sesi no Paraná para promover a qualidade de vida dos trabalhadores industriais, suas famílias e a comunidade, bem como estimular a gestão socialmente responsável das indústrias, ajudando a reduzir  os impactos negativos do álcool e outras drogas, tanto na sociedade quanto no ambiente de trabalho.

As inscrições para as empresas paranaenses interessadas em participar do 1º Encontro Cuide-se+ podem ser feitas pelo site: www.sesipr.org.br/cuidesemais

 

Confira alguns dados preocupantes sobre o uso do álcool no Brasil:

 

O Inpad – Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia para Políticas Públicas do Álcool e Outras Drogas, divulgou recentemente uma pesquisa sobre os hábitos de consumo de álcool pelos brasileiros. Verifique abaixo alguns resultados:

 

–        10% dos entrevistados (6.6 milhões de pessoas) contou que alguém já se machucou em consequência do seu consumo de álcool

–        8% (7.4 milhões de pessoas) admitem que o uso de álcool já teve efeito prejudicial no seu trabalho.

–        4.9% (4.6 milhões de pessoas) dos bebedores já perdeu o emprego devido ao consumo de álcool

–        9% (12.4 milhões de pessoas) admitem que o uso de álcool já teve efeito prejudicial na sua família ou relacionamento

–        24% ainda acha que não tem problema dirigir quando se está apenas começando a sentir os efeitos da bebida alcoólica

        32% (21.8 milhões de pessoas) dos adultos que bebem contaram já não terem sido capazes de parar depois de começar a beber

 

 

Veja a programação completa do 1º Encontro Cuide-se+ :

 

5 de junho
Painel sobre Álcool e outras Drogas
Local: Centro de Eventos Sistema Fiep – Auditório Mário de Mari
18h30 Coquetel de recepção
19h Painel sobre Álcool e outras Drogas Painel com palestrantes

Augusto Cury
Médico psiquiatra, psicoterapeuta, cientista e escritor. Publicou em mais de 60 países e seus livros são adotados em diversas faculdades e universidades. Dirige a Academia de Inteligência, um instituto que oferece treinamentos para educadores, psicólogos e profissionais de recursos humanos. É conferencista em Congressos Nacionais e Internacionais.

Ruy Castro
Jornalista com passagem pelos principais jornais do Rio de Janeiro e São Paulo, autor de 16 livros e participante de outra dezena de publicações, três vezes ganhador do Prêmio Jabuti, o principal reconhecimento do jornalismo do Brasil, é colunista da Folha de São Paulo e da Rádio Band News e palestrante.
Wolnei Ferreira
Advogado e administrador, Especialista em Administração de Recursos Humanos. É diretor jurídico da ABRH Nacional (Gestão 2010/2), foi diretor jurídico e de Regionais da ABRH-SP (Associação Brasileira de Recursos Humanos – Seção São Paulo) e é membro convidado do Conselho Superior Jurídico da FIESP.

 

6 de junho
Clínicas Sociais sobre Álcool e outras Drogas no Trabalho
Local: Centro de Eventos Sistema Fiep – Auditório Mário de Mari
8h Café da Manhã
9h às 10h30 Abertura dos trabalhos do dia
10h40 às 12h

 

 

Clínicas Sociais:
Educação e Prevenção
Karina Martins Nogueira
Psicóloga pela Universidade Estadual de Londrina; Pós-graduada em Psicologia Clínica Psicanalítica pela Universidade Estadual de Londrina. Experiência na área de Psicologia Clínica e no desenvolvimento de projetos de Responsabilidade Social. Desde 2003 trabalha na Empresa Robert Bosch na área de Recursos Humanos.
Maria Cecilia Cruz
Profissional com 8 anos de experiência em Orientação Pedagógica no Colégio SESI Ensino Médio , nas unidades de Campo Largo e Portão. Experiência em dinamizar e mediar o processo pedagógico, atuando no planejamento, desenvolvimento e avaliação de resultados, de modo coletivo e cooperativo com os diferentes segmentos envolvidos
Juliana Oliveira Vlastuin
Orientadora pedagógica do Colégio Sesi-Ponta Grossa, especialista em Educação. Atuação no quadro de magistério por 18 anos, em todas as modalidades de ensino da Educ. Inf. ao Ensino Médio.
Jairo Bouer
Graduado em Medicina, pela USP, Especialista em Psiquiatria. Atua com comunicação em saúde e comportamento, realizando trabalhos para a Folha de S.Paulo 1993-2011, MTV Brasil 1999-2003, Canal Futura 2003-2011, SBT 2011, Rede Record 2012, UOL 2008-2013 (Atual), Revista Época 2011-2013 (atual), Estado de S. Paulo 2013 (Atual).
Clínicas Sociais:
Aspectos Jurídicos
Rodrigo Meister
Advogado e Engenheiro de Segurança do Trabalho, atua como Perito  da Justiça do Trabalho, é professor nos cursos de pós graduação em Medicina do Trabalho, Engenharia de Segurança, Gestão de Recursos Humanos e Gestão Ambiental em instituições com UFPR, FAE, UTFPR entre outras.
Wolnei Ferreira 
Advogado e administrador, Especialista em Administração de Recursos Humanos. É diretor jurídico da ABRH Nacional (Gestão 2010/2), foi diretor jurídico e de Regionais da ABRH-SP (Associação Brasileira de Recursos Humanos – Seção São Paulo) e é membro convidado do Conselho Superior Jurídico da FIESP
Rafael Braz
Advogado graduado pela Universidade Federal do Paraná. Especialista em Direito do Trabalho pela Associação Paranaense de Estudos Jurídicos (APEJ) e em Direito Material e Processual do Trabalho pelo Instituto Brasileiro de Estudos Jurídicos(IBEJ).
Clínicas Sociais:
Redes de Apoio
Juliano Schimidt Gevaerd
Fisioterapeuta e educador físico, Chefe do Departamento de Atenção às Condições Crônicas da Superintendência de Atenção à Saúde/ SESA
Carlos Peixoto Baptista
Coordenador Estadual de Políticas Públicas sobre Drogas, Médico pela PUCPR; Especialista em Medicina Legal e Perícia Médica pela AMB/ABMLPM; Especialista em Psiquiatria pela AMB/ABP; Especialização em Saúde Mental, Psicopatologia e Psicanálise/PUCPR; Especialização em Psiquiatria/U. Positivo/PR; Pós Graduação em Avaliação do Dano Corporal pós Traumático/INML/U. Coimbra/PT;
Jônatas Davis de Paula
Professor de Políticas Públicas do Instituto Federal do Paraná – IFP, Presidente do Conselho de Entidades do Fórum Permanente de Prevenção do Paraná- CONEFOP/PR, Diretor da Federação das Comunidades Terapêuticas do Sul do Brasil- FECSUL, Secretário Executivo no Conselho Estadual de Políticas Públicas Sobre Drogas – CONESD. Ganhador dos prêmios Cidadão Solidário pelo Movimento Brasileiro em prol do Tratamento dos Dependentes Químicos.

 

Compartilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.