8:50Paisagem

Quem conhece Beto Richa e Gustavo Fruet sabe que, se dependesse apenas deles, essa muvuca em torno do transporte público de Curitiba e região metropolitana seria solucionada entre um gole e outro de cafezinho num encontro casual. Mas eles estão à frente de exércitos, têm assessores de olhos rútilos, estão sob o olhar de Brasília e de grupos de empresários insaciáveis, hordas de políticos cujo futuro depende deles, uma infinidade de funcionários idem, etc, etc. Enfim, é uma paisagem onde não há sossego. Isso é política!

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3 ideias sobre “Paisagem

  1. Didi Mocó

    Bááááaaaa, que resumo bem acabado do que a paroquialidade tem de profundamente político: os interesses econômicos !!!!!!

  2. Iaco

    Zé, este nó não é tão simplista assim…
    Lá atrás, Beto reduziu a tarifa, se elegeu também por isso, mas desequilibrou o sistema, que passou a ter de ser subsidiado, óbvio. Manteve a tarifa congelada por anos, desequilibrando cada vez mais o sistema, mas tendo ganhos políticos com isso. Ao passar a prefeitura para Ducci, este teve de pedir socorro e, quem criou o buraco socorreu, pois tinham a certeza de continuidade na prefeitura, o que não ocorreu.
    Gustavo assume, não abre a “caixa preta” da URBS (nem do ICI, mas isso é oura história) e Beto brada que não mais irá subsidiar, daí o nó e a “guerrinha” midiática.
    Desintegrar a RIT? Nem pensar! Isso é um direito adquirido da população!
    Beto diz que o transporte coletivo é questão de cada prefeitura. Verdade, mas se esquece (ou prefere omitir) que o transporte intermunicipal é questão do Governo do Estado e não de cada prefeitura. O transporte público da RMC é de responsabilidade do Governo do Estado e deveria ser gerido, administrado e fiscalizado pela COMEC, mas quem faz tudo isso é a URBS e de graça!
    Se fosse pra ser como manda o figurino, a COMEC deveria gerir e fiscalizar o transporte da RMC e isso demandaria ter mais uns 200 técnicos qualificados para tanto, mas o departamento de transporte da COMEC deve contar hoje com no máximo 4 pessoas, incluindo aí seu diretor…
    Pergunta: por que a URBS (Curitiba) não “cobra ($)” da COMEC (Paraná) para gerir e fiscalizar o transporte metropolitano de Curitiba?
    Na minha humilde opinião, taí a saída para o Governo continuar subsidiando.
    Abração!

  3. admin Autor do post

    você sabe muito bem o que escrevi. de qualquer forma, obrigado, abraço e saúde.

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