16:20O FLAGRA DE ONTEM

Na praça Rui Barbosa – Foto de Jader da Rocha

Do jeito que veio:

No corre-corre da volta para casa e entre um ônibus e outro, muitos transeuntes pararam na noite desta segunda-feira (25) para observar o que se via de longe: a Curitiba antiga e a atual projetadas no alto da parede do edifício Vila Rica, na praça Rui Barbosa. A projeção de 40 fotos em homenagem aos 320 anos da capital iniciou com imagens  do Largo da Ordem em 1906, das ruas da década de 20, das praças Garibaldi e 19 de Dezembro dos anos 30, até chegar à atualidade com a Ópera de Arame, Parque Tanguá, Jardim Botânico  e a Praça Osório repleta de tendas das tradicionais feiras da cidade.

O preto e o branco se misturaram ao colorido contemporâneo na projeção, que também homenageou, neste mês da mulher, as curitibanas trabalhadoras, com imagens de atendentes de balcão do passado e de profissionais da atualidade, entre as quais mestres de obras, guardas municipais e agentes comunitárias.

“É uma emoção participar deste momento, que vai ficar marcado para sempre”, diz a síndica do edifício Vila Rica, Valnete Martineli Merlo. O prédio também tem suas histórias – foi, durante décadas, a moradia da poetisa Helena Kolody.  Como um túnel do tempo, as fotos provocaram a emoção e o saudosismo de quem viveu a Curitiba do passado e a reação de surpresa dos mais jovens.

Compartilhe

Uma ideia sobre “O FLAGRA DE ONTEM

  1. ???

    O texto não contempla os ciclo-ativistas, porém não há como negar a participação deles em eventos culturais de nossa cidade!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.