9:29Legislar é…

Da coluna do jornalista Aroldo Murá, no ICnews

Assembleia garante nova forma de ser deputado

Toninho Wandseer é deputado estadual, eleito pelo PT. É político tarimbado. Mas está inaugurando uma nova forma de ser parlamentar na ativa, mas sendo um ausente: desde dezembro vem conseguindo sucessivas licenças para tratamento de saúde. Sempre por 30 dias, licença que vai renovando por mais 30 dias.

Não se discute o direito de ele tratar-se, muito menos se discute  que esteja doente. Na verdade, foi operado em dezembro, passou maus bocados, para preocupação de seus muitos amigos e eleitores. No fundo é boa gente, dizem quase todos.

O que se discute é essa exceção e nova forma de ser legislador: Toninho mantém, com todos os direitos e benefícios o cargo, o mandato, como se estivesse em plena atividade participando de plenário e comissões. Mas não está.

Surpreendentemente, consegue assim manter ‘in totum’ seu gabinete, com estrutura, verbas e funcionários, e todo o aparato administrativo. E a remuneração, é claro.

Isso está certo?

Não, não está. Especialmente levando em conta os novos tempos de moralização do legislativo, tão apregoados pelo atual presidente (afinal, não era com o deputado Nelson Justus que as coisas iam erradas?)

Acontece que na hora que seguir as determinações legais aplicáveis em seu caso, o deputado, ex-prefeito de Fazenda Rio Grande, terá de dar espaço a um suplente. É o que manda a lei, é o que deve fazer a Assembleia. Mas o jeitinho foi encontrado: vai-se cozinhando o galo, Toninho, oficialmente, continua deputado pleno, embora sumido da ALEP.

Enquanto isso, ele vai esperando – dizem amigos e adversários – que uma futura decisão de tribunais superiores determine, de vez, a vacância da prefeitura de Fazenda Rio Grande, cujo prefeito foi cassado em primeira instância.

Toninho é homem paciente e sabe se precatar: com a eventual consumação da cassação do prefeito – que seria uma ‘morte anunciada’ – ele deixará a Assembleia, correndo, lépido, em busca de mandato para chefiar a Fazenda Rio Grande. Tem grandes chances de voltar a ser prefeito. Sem ter nada perdido, graças à complacência e a ajudinha de muitos amigos e colegas da Mesa da Assembleia.

E com o silêncio complacente de seus colegas, de quem está distante desde dezembro de 2012.

Compartilhe

5 ideias sobre “Legislar é…

  1. Marco

    O Regimento da Assembleia diz que o suplente deve ser convocado quando o afastamento for superior a 120 dias. Como diz o texto, o deputado petista saiu em dezembro….ou seja, hoje seria pouco mais de 90 dias de afastamento.
    Presidente e Comissão Executiva nada podem fazer, a não ser que solicitem alterações no Regimento. Agora, se o prazo ultrapassar os 120, como deve acontecer já que um novo pedido de licença foi apresentado, aí sim, serápreciso fazer algo.

  2. PROF. NATAL

    *-NO FUNDO É BOA GENTE!!!!

    Acompanho a política de Fazenda Rio Grande há 20 anos; já vi passar 05 prefeitos e 65 vereadores;

    *-Nunca vi na história do Paraná um homem aprender tão rapidamente como se faz política “a moda brasileira”.

    *-A doença vaso-cerebral foi grave, isso não se pode duvidar!!
    O que os admiradores e eleitores reclamam é que o homem centraliza demais as decisões!! Outra cousa que vem ocorrendo é o desprezo pela “prata da casa” colaboradores da mídia, e antigos compnheiros!

    *-AGORA SE ELE ESTÁ QUATRO MESES RECEBENDO E COM A ESTRUTURA DE GABINETE FUNCIONANDO…FALHA DA ALEP.

    No fundo…no fundo..no fundo é gente boa!!!!GRATO

  3. Ayrton

    Aroldo Murá dá um exemplo de desinformação típica do jornalista preguiçoso. Quer opinar sobre tudo, sem antes dar uma mínima conferida no assunto. Amém, professor Aroldo.

  4. PROF. NATAL

    AROLDO MURÁ & DESINFORMAÇÃO!

    *-O prazo da licença é de 120 dias na ALEP;

    *-O Prefeito cassado da FRG já foi cassado na segunda instãncia e está com Liminar vencendo lá em Brasília( TSE) ;

    *-O Nobre Deputado em questão não tem interesse em se candidatar a prefeito e nem colocar o seu filho; o grupo estrategicamente está aguardando os acontecimentos. O melhor conselheiro é o tempo. GRATO

  5. Juca

    E ainda o deputado Toninho é o queridinho do casal ministerial, Paulo bernardo e gleisi… Vergonha! Não sei o que justifica este carinho todo por um deputado ausente e inexpressivo e que não tem a cara do PT. Deve ter coisa bem mais importante na história! Lias este PT não é mais o memória, o vale tudo etária virando a regra!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.