17:55Ricardo Barros processa juiz e promotores em Maringá

Deu no blog do Rigon

O secretário de Indústria e Comércio de Beto Richa (PSDB), Ricardo Barros, resolveu partir para a briga. No último dia 19, o ex-prefeito de Maringá e atual presidente estadual do PP protocolizou uma denúncia-crime contra um juiz e dois promotores públicos da comarca. Barros foi denunciado criminalmente no Tribunal de Justiça do Paraná no final de 2011; a denúncia incluiu gravações telefônicas, feitas a partir de autorização judicial, que mostravam a influência do irmão mais novo na gestão Silvio Barros II/Carlos Roberto Pupin. O processo tramita sob segredo de justiça, desde então, devagar, quase parando. Richa chegou pensar em substituir Barros, mas, ao que se informa, o governador tem medo dele; se o demitisse, ele perderia o foro privilegiado. Ricardo Barros, conhecido como capo, foi o coordenador-geral da campanha de Pupin, e é ele quem continua mandando e desmandando na prefeitura; ele também tem condenações por improbidade.
Não há detalhes sobre as alegações da notícia crime, que foi apresentada contra o juiz Devanir Manchini, da 2ª Vara Criminal de Maringá, que autorizou as gravações telefônicas; e contra os promotores Laércio Januário de Almeida, do Gaeco, e José Aparecido da Cruz, de Proteção Patrimônio Público. Barros já representou várias vezes contra o promotor Cruz, que atuou no caso Gianoto e conseguiu a condenação de Silvio Barros II (irmão mais velho de Ricardo) em várias ações por improbidade administrativa. A ação tem como relator o desembargador Paulo Roberto Hapner e há cinco dias está com vista à Procuradoria da Justiça/Ministério Público.

Compartilhe

4 ideias sobre “Ricardo Barros processa juiz e promotores em Maringá

  1. Conde Edmundo Dantas

    Todos os processos penais que envolvam juízes, sejam como autores ou vítimas, deveriam ser julgados pelo Tribunal do Júri. Algum dia ainda vou sugerir isto a algum Deputado Federal ou Senador para que este proponha uma PEC neste sentido. Somente deste modo acabaremos com a impunidade e os privilégios que os Juízes têm quando são julgados pelos seus próprios pares.

  2. Renato Glotër

    Do que afinal o secretário acusa o juiz e os promotores? Esqueceram esse pequeno detalhe na matéria…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.