7:51Na pista do Richa

Da Gazeta do Povo, em reportagem de Karlos Kohlbach, Robson Martins e Luiz Carlos da Cruz

Beto viaja a SC em avião pago por empresa privada

Governador visitou, em horário de expediente, cartódromo onde hoje haverá uma corrida. Viagem não era compromisso oficial

O governador Beto Richa (PSDB) e a primeira-dama Fernanda Richa viajaram ontem até Santa Catarina e Cascavel, na Região Oeste do Paraná, com um avião pago por uma empresa privada do ramo de alimentação.

Pela manhã, Richa desembarcou no aeroporto de Navegantes (SC), onde pegou um helicóptero com direção à cidade de Penha, na qual visitou o cartódromo do Parque Beto Carreiro. Na pista, acontece hoje a disputa das 500 milhas de Kart. A visita, em horário de expediente, não fez parte da agenda oficial do governo.

À tarde, o casal voltou de helicóptero para Navegantes, onde embarcou no avião com destino a Cascavel. Na cidade paranaense, participou de solenidade oficial.

A aeronave, que ficou à disposição de Richa durante todo o dia de ontem, pertence à empresa Helisul Táxi Áereo, que tem contrato com o governo do estado para a prestação de serviço de transporte aéreo. Segundo o dono da Helisul, Eloy Biesuz, o avião foi alugado pela empresa Esdel Comércio de Produtos Alimentares, que tem sede em Pato Branco e filiais em São José dos Pinhais, Maringá e Camboriú (SC). Segundo a Helisul, o avião usado ontem não é o mesmo utilizado pelo governador em viagens oficiais pagas pelo estado.

A Esdel pertence ao grupo Meimberg, que tem outras dezenas de empresas de diferentes ramos. Um dos sócios do grupo é o secretário estadual de Assuntos Estratégicos, Edson Luiz Casagrande. Ele confirmou que alugou a aeronave para que Richa estivesse no evento de automobilismo – esporte muito apreciado pelo governador. Richa chegou inclusive a ser piloto de kart na juventude.

“Eu convidei o governador Beto Richa para ele conhecer, visitar e até, se possível, pilotar [um kart]. Como ele não tinha jeito de vir, fizemos esse bate-volta [à cidade de Penha]”, disse Casagrande. O filho do secretário é um dos pilotos que vai participar da corrida. A expectativa era que o governador pelo menos assistisse à prova. Ontem, ainda no cartódromo, Richa afirmou que não iria pilotar porque não conhecia a pista.

Já em Cascavel, o governador admitiu que a visita ao cartódromo não era um compromisso oficial. “Era uma pauta particular”, disse Richa. Ao ser questionado sobre o valor do aluguel da aeronave, respondeu: “Não te interessa”.

Em nota, a assessoria do governo do estado informou: “O governador não tem horário de expediente. Ele é governador 24 horas por dia, nos sete dias da semana”. A nota ainda cita que, em outros dias da semana, os compromissos oficiais terminaram, por exemplo, às 23 horas. Sobre o fato de usar um avião alugado por uma empresa particular, a assessoria informou que “o governador viajou a convite”.

FOTOS: Confira imagens da viagem de Beto Richa a Santa Catarina

Compartilhe

11 ideias sobre “Na pista do Richa

  1. Marcos Valério

    Nao vi absolutamente nada de errado com a conduta do governador. De fato, governador nao tem hora de expediente, e nao foi usado dinheiro publico na viagem. O fato de o avião ser privado é justamente o que torna legal a viagem, e nao o contrario.

  2. Murilo

    O Marcos Valérios não acha errado um governador ir numa sexta-feira, dia útil assistir uma corrida com avião pago por empresa privada??/ Só podia ser o Marcos Valério…KKKKK PIADA PRONTA

  3. Elton

    Marcos Valério,
    Menos, muito menos meu caro. Você é tão bobinho assim mesmo ou está se fazendo? “Não foi usado dinheiro público e o fato do avião ser privado é o que torna legal a viagem”, não viaja na maionese meu caro. Este é o fato que torna a viagem ilegal. QUe interesse tem uma empresa em bancar uma viagem de passeio para um governador se não tirar vantagem no governo? Acorda pra vida.

  4. Fernando

    Ao Marcos Valério, que postou comentário em que diz não ver mal na conduta do governador: a Lei da Improbidade Administrativa veda aos agentes públicos aceitar benefícios, presentes e outras vantagens de empresas com as quais o governo mantém negócios. É o caso da Esdel Produtos Alimentícios, fornecedora do governo estadual. Situação semelhante e de grande repercussão aconteceu recentemente com o governador do Rio de Janeiro, que viajou de jatinho do Eike Batista a convite da Delta. Lembra?

  5. parana neto

    ….Minha experiência de vida.:….quando as coisas começam a dar errado….pode chove mulher …miss bu-bun…..por exemplo….na cabeça de todos homens,no caso do governador na fase atual ca io JAIRO ex-goleiro do…. Coxa………
    …é uruca….!!!!

    pn.

  6. Olavo

    E daí?
    que ha de errado nisso?
    não morro de amores pelo playboy, mas
    nada de errado além de gostar mais de máquinas que de gente.
    mas isso não é segredo.
    dar uma rapidinha durante o expediente, com o que tem tesão, no caso dele o kart, a velocidade, não é crime. aliás qualquer pessoa que não tenha horário pra trabalhar, como esses governantes, têm essa prerrogativa.

  7. alberto

    “1. A proibição de que trata o Código de Conduta se refere ao recebimento de presentes de qualquer valor, em razão do cargo que ocupa a autoridade, quando o ofertante for pessoa, empresa ou entidade que:

    II – tenha interesse pessoal, profissional ou empresarial em decisão que possa ser tomada pela autoridade, individualmente ou de caráter coletivo, em razão do cargo;”

  8. Fã 1

    Qto demagogia!Deixa o homem cuidar da vida !E vces vão cuidar da sua que pelo jeitão estão meio desocupados falando abobrinha!

  9. Zangado

    Realmente, é lamentável.

    E o que mais dá irrisignação é que o dinheiro público está pagando uma propgaganda do governo na mídia que diz:

    -“O PARANÁ É UM ESTADO DE RESPEITO.”

    Pede p’ra sair, diria alguém …

  10. MARINGÁ

    Lembram do Collor e do PC Farias. Não passaram a mão em nenhum dinheiro público. Aceitavam gentilezas de empresários que tinham interesses. É por aí que o Beto vai “cair”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.