12:14Futebol na telona

Do jeito que veio:

CINEFOOT SERÁ APRESENTADO EM CURITIBA COM ENTRADA FRANCA

Depois do sucesso nas edições apresentadas, neste ano, no Rio de Janeiro e em São Paulo, chega a Curitiba o CINEfoot – Festival de Cinema de Futebol, o único festival de cinema do Brasil e da América Latina exclusivamente dedicado à exibição de filmes sobre o futebol.

A edição curitibana do CINEfoot acontece nesta sexta-feira (14) e sábado (15) na Cinemateca de Curitiba (Rua Presidente Carlos Cavalcanti, 1174 – São Francisco), com entrada franca. A programação será composta por 10 filmes de curta e longa metragem, sendo sete de curtas e três longas-metragens. As sessões acontecem na sexta e no sábado, às 18h e 20h.

O CINEfoot – Festival de Cinema de Futebol foi apresentado neste ano no Museu do Futebol e na Reserva Cultural, em São Paulo. No Rio de Janeiro, o festival foi sediado no Cinema Arteplex (Praia de Botafogo) e no Centro Cultural Justiça Federal, no Centro.

Confira aqui a programação do CINEfoot em Curitiba.

O CINEfoot

O CINEfoot – Festival de Cinema de Futebol é uma iniciativa cultural inovadora que busca promover exibições de filmes nacionais e internacionais com temática de futebol, além de contribuir para o fortalecimento e diversificação do circuito brasileiro de festivais de cinema. O CINEfoot é o primeiro e único  festival de cinema de futebol do Brasil e da América Latina e inclui na sua programação debates, oficinas, concursos de vídeos e homenagens. A próxima edição do evento acontecerá de 23 a 28 de maio, no Rio de Janeiro, e de 6 a 10 de junho, em São Paulo. Faça parte dessa torcida!

Evento chancelado – Plano de Promoção para a Copa do Mundo

O CINEfoot é chancelado pelo Ministério do Esporte para integrar a Programação Oficial do Governo Federal para a Promoção do Brasil durante a Copa do Mundo 2014. Esta indicação resultou de uma Chamada Pública para Seleção de Projetos, que recebeu mais de 200 inscrições de várias partes do Brasil. A Chancela do Ministério do Esporte destaca o CINEfoot como projeto prioritário no conjunto de ações culturais previstas para a Copa do Mundo 2014.

www.cinefoot.org

PROGRAMAÇÃO:



PRATICAMOS O FUTEBOL ARTE

CINEFOOT ESPECIAL PARANÁ 2012 – PROGRAMAÇÃO

SESSÃO 2 14/12/12 SEXTA 18h TEMPO TOTAL DA SESSÃO: 59 min.
TÍTULO ESTADO FORMATO TEMPO DIRETOR
O Primeiro João RJ Curta- Animação 7 min André Castelão
Ernesto no País do Futebol SP Curta-Metragem 14 min André Queiroz, Thaís Bologna
Gaúchos Canarinhos RS Curta-Metragem 15 min Rene Goya Filho
Zimbú SP Curta-Animação 3 min Marcos Strassburger Souza
Mauro Shampoo RJ Curta-Metragem 20 min Paulo Fontenelle e Leonardo Cunha Lima
SINOPSE FILME: O Primeiro João
Garrincha revela a origem do apelido “João” que ele dava a todos os seus marcadores em campo. Verdade? Ninguém sabe.
SINOPSE FILME: Ernesto no País do Futebol
Em ano da Copa do mundo, o que poderia ser pior para um garoto argentino morar no Brasil?
SINOPSE FILME: Gaúchos Canarinhos
Um homem que criou um país. O documentário conta a história de um criador e de sua maior criação. Uma criação que deu identidade a uma nação. Estamos falando da camisa amarela da seleção brasileira de futebol, criada pelo gaúcho Aldyr Schlee.
SINOPSE FILME: Zimbú
Uma bola de futebol aparece em uma tribo africana, isolada do mundo. Ela chega até os pés de um guerreiro africano, que descobre a magia do futebol.
SINOPSE FILME: Mauro Shampoo
Mauro Shampoo, cabeleireiro, ex-jogador de futebol, ficou famoso por jogar no Ibis Esporte Clube conhecido como o pior time de futebol do mundo.
SESSÃO 3 14/12/12 SEXTA 20h TEMPO TOTAL DA SESSÃO: 115 min.
TÍTULO ESTADO FORMATO TEMPO DIRETOR
Juventus Rumo a Tóquio SP Curta-Metragem 15 min Andréa Kurachi, Helena Tahira, Rogério Zagallo
BAHÊA Minha vida – O Filme BA Longa-Metragem 100 min Marcio Cavalcante
SINOPSE FILME: Mauro Shampoo
Uma crônica quase sem palavras sobre um jogo histórico de futebol na vida do Juventus, contada pelas reações de seus torcedores. A empolgação das torcidas organizadas, a tensão da velha guarda e o engajamento dos juventinos mirins.
SINOPSE FILME: BAHÊA Minha vida – O Filme
Filme sobre a paixão da torcida, sobre sonhos e vida, muita vida, expressa em alegrias e lágrimas, em gritos e silêncios, em desencantos e euforias. Uma verdadeira homenagem à nação tricolor. A grande questão é o porquê de tanto amor. Existe explicação?

SÁBADO 15/12

SESSÃO 1 15/12/12 SÁBADO 18h TEMPO TOTAL DA SESSÃO: 107 min.
TÍTULO ESTADO FORMATO TEMPO DIRETOR
Gaúchos Canarinhos RS Curta-Metragem 15 min Rene Goya Filho
Vila das Torres 2014 PR Curta-Metragem 14 min Willian Coutinho Duarte, Marta Pego dos Santos, Lúcia Pego, Bruno Mancuso
Amadores de Futebol PR Longa-Metragem 78 min Eduardo Baggio
SINOPSE FILME: Gaúchos Canarinhos
Um homem que criou um país. O documentário conta a história de um criador e de sua maior criação. Uma criação que deu identidade a uma nação. Estamos falando da camisa amarela da seleção brasileira de futebol, criada pelo gaúcho Aldyr Schlee.
SINOPSE FILME: Vila das Torres 2014
Um bate-bola bem humorado em torno do megaevento midiático, a “Copa do Mundo de Futebol de 2014” visto a partir do ponto de vista de moradores da Vila das Torres, uma comunidade carente situada na região central de Curitiba.
SINOPSE FILME: Amadores de Futebol
O longa Amadores do Futebol é um documentário dedicado ao futebol amador do Paraná. O recorte no estado do Paraná é, na verdade, a forma de mostrar um fenômeno que é muito mais amplo e que se estende por todo o Brasil, a paixão pelo futebol exercida com seriedade e dedicação por atletas amadores.
SESSÃO 2 15/12/12 SÁBADO 20h TEMPO TOTAL DA SESSÃO: 103 min.
TÍTULO ESTADO FORMATO TEMPO DIRETOR
O Primeiro João RJ Curta-Animação 7 min André Castelão
Santos, 100 Anos de Futebol Arte SP Longa-Metragem 96 min Lina Chamie
SINOPSE FILME: O Primeiro João
Garrincha revela a origem do apelido “João” que ele dava a todos os seus marcadores em campo. Verdade? Ninguém sabe.
SINOPSE FILME: Santos, 100 Anos de Futebol Arte
A história do primeiro time brasileiro a ser bicampeão mundial, o Santos F. C., da fundação à era Pelé e ao futebol irreverente de Neymar, narrada pelo viés emocional e humanista de torcedores, jogadores, historiadores, inserindo o futebol tanto no contexto cultural do país como no espaço

íntimo e pessoal de cada um.

www.cinefoot.org

Compartilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.