14:47A mais desenvolvida

Da revista Exame, em reportagem de Marco Prates

Curitiba é a capital mais desenvolvida do país; SP é segunda

Logo atrás, vem Vitória na lista de desenvolvimento divulgada hoje pela Federação das Indústrias do Rio de Janeiro. Maceió e Alagoas retrocederam em relação à ano anterior

Considerando o nível de emprego, renda e indicadores de saúde e educação,Curitiba é a capital mais desenvolvida do Brasil. É o que está em ranking da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro divulgado hoje (veja lista abaixo).

São Paulo, Vitória, Belo Horizonte e Florianópolis completam o Top 5 do Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal (IFDM), que congrega os dados oficiais do governo federal para elaborar o nível de desenvolvimento de cada município do país em 2010.

Manaus ficou na última posição.

Assim como o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) da ONU, o IFDM vai de 0 a 1, e quanto mais próximo de 1, mais desenvolvida é a localidade. Os dados levados em consideração, no entanto, são distintos.

O IFDM analisa emprego e renda (geração, estoque e salários médios dos empregos formais), educação ( taxa de matrícula infantil, abandono, distorção idade-série, entre outros) e saúde (número de consultas pré-natal, óbitos por causa mal definidas e óbitos infantis evitáveis).

Já o IDH leva em conta expectativa de vida, educação e PiB per capita. Mesmo assim, ambos podem ser visto como uma espécie de indicador de qualidade de vida, embora não seja exatamente esta a proposta original.

No IDFM, índices de 0,6 a 0,8 indicam desenvolvimento moderado. São 11 capitais neste grupo. As restantes têm nota acima de 0,8, sendo, segundo a Firjan, de alto desenvolvimento.

Apenas Maceió (AL), Teresina (PI) e Campo Grande (MS) tiveram piora no IFDM entre 2009 e 2010. A maior evolução foi vista em Rio Branco, no Acre, onde o índice melhorou mais de 8%.

Compartilhe

8 ideias sobre “A mais desenvolvida

  1. Nuntendi

    Isso q nao entendo. Qual o parâmetro uado pela população de se arriscar com o PT em Curitiba com a cidade sendo tão bem avaliada sempre? e o PT sempre metido em escandalos de corrupção?

  2. Barata

    Se Curitiba é a primeira nosso país esta muito mal. Concordo com o Numtendi, antes de assumir, fora PT.

  3. laura m gouvea

    É isso ai… a imprensa bateu e bateu na saúde e na Pref de Curitiba o ano todo. Não tem jeito, quando se viaja pelo Brasil, vê-se que o curitibano reclama pq é exigente demais, o resto do pais perde para nossa cidade sempre…. e agora, depois de malharem bem o Judas, a imprensa (especialmente a Gazeta) elogiam a administração municipal??? Tivessem prestado este serviço antes…agora é tarde, quem viver verá o estrago em nosso município…..

  4. Parreiras Rodrigues

    Diferente dos que cospem no prato, é o que a gente ouve quando viaja. Enche a gente de orgulho, ouvir galanteios à cidade donde moramos. Só resta a gente responder: Bondade sua!

  5. F.s

    Boa, Marcelo. Acham que é primeiro mundo mas, na verdade, é apenas a sombra dele. Falta muito feijão com farinha para chegar lá. É a primeira se comparada com o resto do Brasil, que é um horror.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.