16:57Taxistas na história

Da assessoria de Comunicação da Câmara Municipal de Curitiba

No Dia do Taxista, um olhar na história

Em levantamento histórico que vem sendo realizado pela Assessoria de Comunicação da Câmara Municipal de Curitiba, para descrever quem  emprestou o nome a logradouros públicos, descobriu-se diversos taxistas entre aqueles que contribuíram para o desenvolvimento da capital. Um deles é Adolpho Bertoldi, um imigrante italiano nascido em 1874, que inaugurou o primeiro ponto de táxi da cidade, quando a profissão ainda era conhecida como chofer de praça. A via fica no bairro Campo de Santana.
Outra figura de destaque foi Arlindo Machado Lima, caixeiro viajante, que, em 1958, iniciou a aquisição de uma frota de táxis que chegou ao número de 69 veículos. Arlindo Machado de Lima é o nome de uma rua localizada na Cidade Industrial de Curitiba.
Nesta sexta-feira (30), é celebrado o Dia do Taxista, instituído através da lei 8.607/1995. Diferente do dia 25 de julho, Dia do Motorista, em referência a São Cristóvão, padroeiro dos motoristas, o 30 de novembro é uma comemoração exclusiva dos taxistas, sendo facultativo o uso de bandeira dois, conforme prevê a lei. A data foi escolhida porque coincide com a criação do Conselho Municipal de Serviços de Táxi em Curitiba (Contaxi), estabelecido pela lei 8323/1993.

Compartilhe

2 ideias sobre “Taxistas na história

  1. Maringas

    2.252 taxis (desde 1972) para atender uma população de mais de 2 milhões de pessoas e a Assessoria de Comunicação da Câmara Municipal de Curitiba publica um blá blá blá desses.

  2. lina Faria

    Não deve ser difícil levantar históricos de taxistas, já que o regime de posse de placas é hereditario aqui na paroquia. pode?
    Meu avô materno, o curitibano Olegario Alves dos Santos, era chofer de praça. O problema (pra minha avó), é que à época, só damas de vida fácil usavam os bólidos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.