9:41Luz para a arena

Do ombudsman:

Um pouquinho de luz nas reportagens incompletas sobre o potencial construtivo na Arena. Vejam o que disse o presidente do Tribunal de Contas, Fernando Guimarães: “Enquanto não houver definição da natureza do potencial construtivo, os recursos são privados e não há como o tribunal intervir.”

Esta frase é autoexplicativa, mas vamos lá: se o TC disser que o potencial construtivo é dinheiro público, tudo muda. A começar que um clube privado não pode receber dinheiro público, então o convênio Prefeitura e CAP fica ilegal. Aliás, não apenas esse convênio. Aí a Catedral também não poderia ter sido reformada com potencial construtivo, e nem a Casa do Estudante Universitário.

Mas a avaliação do TC não é definitiva, o TC não é a autoridade máxima para a situação. O caso teria que ir para a Justiça, a pedido da Prefeitura, do CAP, da Arquidiocese ou da Fundação Casa do Estudante Universitário. Somente ao STF caberia a decisão final de dizer se potencial construtivo é dinheiro público ou não. E se o STF dizer que potencial construtivo é dinheiro público, dezenas de contratos ficam ilegais Brasil afora, se a decisão for retroativa.

Se o TC ou o STF decidir que o potencial construtivo não é dinheiro público, o problema das contratações de parentes passa a ser unicamente do CAP. É um ente privado fazendo contratações com dinheiro privado, e as reportagens sobre o assunto ficam frágeis, porque não esclarecem se os contratos são bons ou ruins para o clube.

Não é impossível que em vez de se comprar 40 mil cadeiras por 9 milhões elas sejam compradas por 9,6 milhões, caso a diferença de preço seja compensada por uma melhor qualidade das cadeiras. Cadê a reportagem mostrando a diferença de qualidade das cadeiras? As cadeiras da antiga Arena e do Couto Pereira, por exemplo, são um lixo perto das cadeiras modernas usadas nos estádios da Europa.

Também pouco importa se o arquiteto contratado é primo do Petraglia. O que interessa é se ele é um bom profissional e se o preço que ele cobra está dentro do que o mercado prevê na prestação desse serviço. Não há uma reportagem que aborde isso, o que há é uma divergência no CAP pautando a imprensa para apenas um lado, sem que os fundamentos do assunto sejam realmente apurados.

Compartilhe

12 ideias sobre “Luz para a arena

  1. Baixaria

    Alguem aqui acredita que o Tc diria que o potencial construtivo é $ público? Até porque, se não me engano, um certo chefe de gabinete esta ligado diretamente a presidencia do Atlético e o próprio presidente do Tc é atléticano….faz-me rir Zé.

  2. lauro

    Jornalista não gosta de fazer contas. O CAP comprou cadeiras por 240 reais, quando outro fornecedor ofereceu por 225 reais. E daí? Quem disse que é melhor comprar a cadeira de 240? Qual a qualidade dela? Quem sabe a Gazeta possa fazer essa reportagem, em vez de dar palpites. Por que comprar a Gazeta por R$ 2 se posso comprar a Tribuna por R$ 0,75? Pelo raciocínio raso dos jornalistas da Gazeta, o assinante da Gazeta compra todo dia jornal com superfaturamento.

  3. Maringas

    Se Potencial Construtivo não for considerado dinheiro público, será considerado dinheiro de quem? O Prefeito que estiver no poder poderá destinar aos amigos e aliados (com a anuência da maioria amiga dos vereadores) a quantia que quiser e ninguém terá nada a ver com isso?

  4. Coronel Perseu Jacutingassa

    Chega a ser risível a tentativa de justificar o injustificável… Mas vamos fazer uma imerecida análise:

    A frase ” A começar que um clube privado não pode receber dinheiro público, então o convênio Prefeitura e CAP fica ilegal.” está totalmente equivocada.

    Entidade privada pode sim receber verba pública, desde que o objetivo seja público. Ou o sábio ombudsman acha que, por exemplo o Pequeno Cotolengo, o Hospital Erasto Gaertner, as igrejas que mantém clínicas para tratamento de drogados etc etc são entidades públicas ?

    O que acontece, é que o dinheiro sendo público, fica submetido a regras específicas para seu uso e PRESTAÇÃO DE CONTAS.

    Sugiro um pouco mais de informação.

  5. lauro

    não vou sugerir mais informação ao coronel porque o erro dele está no texto dele, a entidade privada que recebe dinheiro público tem que prestar serviço público, como ele diz, e não construir estádio privado, como disse o ombudsman. parabéns ombudsman pela luz no caso, não ligue para as bobagens do coronel.

  6. Santo

    Ombudsman é eleitor do Maluf… “aquele que roube, ma faz”. O pior é que tem orgasmos múltiplos com isso.

  7. Coronel Perseu Jacutingassa

    Caro “Iauro” (parecido esse nome com… deixa para lá, mas acho que te conheço..”:

    A aberração está justamente em destinar dinheiro público, ou fomento, ou incentivo, ou seja lá o que for, para um clube de futebol, em razão de uma lei que viabiliza a Copa.
    O erro está em considerar isso (Copa do Mundo) como de interesse público (ou como vc explicaria as desapropriações? Clube pode desapropriar?).
    Então, meu caro, estendo a vc a sugestão de se informar melhor.
    Se a moeda “potencial construtivo” for considerada como pública, o CAP s/A vai ter que se enquadrar nas regras.

    Aliás, é óbvio que isso envolve dinheiro público.

    Vamos ler mais ?

  8. lauro

    O nome é Lauro. Não sou contra o potencial no estádio. Mas como não sou católico, sou contra o potencial na Catedral. A igreja é rica, pode pagar a reforma sozinha.

  9. Emerson Paranhos

    Havia decidido não mais dar opinião sobre este assunto. Mas, vendo a exposição do Ombudsman mudei de idéia. O que me revoltou anteriormente foi a histeria de certos setores inclusive da midia. Óbvio que é imoral a contratação de parentes, mas pelo que consta o arquiteto Arcos trabalha a longa data naquele projeto, o que já justificaria sua contratação.
    Mas volto a afirmar não sou do time que admira, o que “rouba mas faz” (apelo do CORONEL Jacutinga) e muito menos do time que rouba, nada faz e ainda condena quem faz(mesmo que tenha sido feito honestamente – isto é: o incompetente invejoso). Tenho visto isso nas ultimas administrações no Brasil – Não fazem coisa nenhum e caluniam quem faz – antes que o autoritario CEL JACUTINGA proteste com seu arazoado juridico afirmo claramente – não me refiro ao Petraglia, a quem não conheço E não sou parente.
    Acho que o Petraglia está jogando o patrimonio do Atlético fora, e pior colocando nossa moral na boca de histéricos inimigos de todas as matizes – não precisava mos disto – só queremos futebol.
    Aliás vale a pergunta : Por que o brilhante advogado denuncista militante não denunciou antes????já que participava de todo contrato? Por que somente agora???? Algum interesse também escuso está por baixo deste angú. Outra coisa A Gazetona e sua afiliada a Tribuna hoje em tom de ameaça afirma que o MP está apenas esperando o TC ou a oportunidade para agir- não sei se a ameaça vem do Jornalão ou do MP. Pelo que eu saiba embora não seja um conhecedor das leis como o CORONEL jacutinga o ministerio público deve é acionar a justiça mesmo – é sua função e não ameaçar – se viram erro, crime, ilicito que denunciem e não fiquem ameaçando ou dando margem a imprensa histérica pautar ações ainda não realizadas.
    Obs O CORONEL jacutinginha conhece todo mundo – graças a Deus não me conhece.

  10. antonio carlos

    E até o STF decidir alguma coisa a Copa do Mundo já era. E como é que o Trétis vai reconstruir a Rebaixada? Só com a grana de investidores privados? Aí é que a Rebaixada não sai do chão mesmo. ACarlos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.