8:47Sylvio Back e o Contestado

Sylvio Back durante as filmagens do documentário e fotos históricas da Guerra do Contestado

Crédito das fotos: Claudio Silva (filmagens); Claro Jansson (jagunços apontando a arma) e Museu de  Caçador as restantes

Do jeito que veio:

Sylvio Back, nosso cineasta de maior notoriedade, estreia novo filme no dia 19 deste mês, em Curitiba. O filme “O Contestado – Restos Mortais” é um documentário bem pouco ortodoxo. Trinta médiuns estão em cena em busca de preencher os “buracos negros” da história oficial.

É ver para crer. A chamada Guerra do Contestado (1912-1916), disputa entre catarinenses e paranaenses pela posse da terra, resultou numa carnificina de enormes proporções. O assunto já havia sido tratado por Sylvio Back no filme “A Guerra dos Pelados”, ficção épica sobre essa questão fundiária, religiosa e de forte cunho social.

Sylvio Back é conhecido especialmente pelos filmes – premiados – “Aleluia, Gretchen”, “Cruz e Sousa – O Poeta do Desterro”, “Lost Zweig” e, inclusive, uma ficção sobre o mesmo tema do Contestado.

Compartilhe

6 ideias sobre “Sylvio Back e o Contestado

  1. Emerson Paranhos

    Infelizmente é o único cineasta conhecido e também infelizmente, na minha opinião. não passa de uma pessoa medíocre e um diretor de cinema incompetente endeusado pelos pseudo intelectuais.

  2. joão carlos claro

    talvez não seja o de maior notoriedade, temos tambem o Sergio Bianchi que ja conquistou inumeros premios nacionais e internacionais, na ponta do lapis até mais que o Silvio Back, o que não modifica em nada o talento e a grandiosidade dos dois.

  3. Basicão

    100 anos desde o Contestado, a grande vergonha nacional do início do século passado. Falsos heróis se fizeram no episódio. Até nome de rua viraram.

  4. Solda

    Amigos:

    Todas as fotos históricas do filme são de Claro Jansson, pioneiro do fotojornalismo brasileiro. Morou em Itararé, onde a família tem o Estúdio Claro Jansson até hoje.

    Solda, de Itararé

  5. Ivan Schmidt

    O auxílio de médiuns na cinematografia de Silvio Back não é de agora. No belo documentário que fez, há alguns anos, sobre o grande pintor paranaense Miguel Bakun, um médium invocou o “espírito” do artista que “de forma um tanto enrolada” pronunciou algumas palavras.
    Agora, com 40 médiuns invocando gente envolvida no triste episódio de nossa história, no lugar da “Guerra dos Pelados” é bem possível que tenhamos a “Guerra dos Desencarnados”!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.