14:46Dalton Trevisan é finalista do Prêmio Portugal Telecom de Literatura

Da Folha.com:

Prêmio Portugal Telecom de Literatura anuncia 12 finalistas

A 10ª edição do Prêmio Portugal Telecom de Literatura em Língua Portuguesa anunciou seus 12 finalistas na manhã desta terça (2). Neste ano, os concorrentes foram avaliados em três categorias: poesia, romance e conto/crônica.

Na categoria poesia, disputam o prêmio “Escarpas”, do poeta português Gastão Cruz, “Vesúvio”, da paulistana Zulmira Ribeiro Tavares, “Da Arte das Armadilhas”, da poeta mineira Ana Martins Marques, e “Junco”, do artista plástico e escritor paulistano Nuno Ramos, ganhador do prêmio Portugal Telecom 2009, com “Ó”.

Na categoria romance, o estreante Bernardo Kucinski, com seu primeiro romance “K.”, compete com Michel Laub, com “Diário da Queda”; Julián Fuks, com “Procura do Romance”, e o português valter hugo mãe, com “a máquina de fazer espanhóis”.

Em conto/crônica, estão Dalton Trevisan, com “O Anão e a Ninfeta”, Sérgio Sant’Anna, com “O Livro de Praga”, João Anzanello Carrascoza, com “Amores Mínimos”, e Evando Nascimento, com “Cantos do Mundo”.

As 60 obras classificadas pelo Júri Inicial da premiação foram avaliadas por um júri composto pelos quatro curadores –Selma Caetano, José Castello, Madalena Vaz Pinto e Tania Celestino de Macêdo–, e pelos jurados Alcides Villaça, Antonio Carlos Secchin, Benjamin Abdala Júnior, Leyla Perrone-Moisés, Manuel da Costa Pinto e Maria Esther Maciel.

O prêmio é de R$ 50 mil reais para o vencedor de cada uma das três categorias e outros R$ 50 mil reais para o Grande Prêmio Portugal Telecom 2012, escolhido entre os três vencedores. A cerimônia de premiação acontece em novembro, em São Paulo.

Compartilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.