15:46Prêmio Paraná de Literatura recebe 878 inscrições de obras inéditas

Da Agência Estadual de Notícias:

O número de concorrentes à primeira edição do Prêmio Paraná de Literatura, da Biblioteca Pública do Paraná, chegou a 878 obras inéditas. O concurso atraiu autores de todos os estados e do Distrito Federal e brasileiros que vivem no exterior. O resultado do concurso será divulgado na primeira quinzena de dezembro.

As obras estão divididas em três categorias: Poesia – Prêmio Helena Kolody (413), Romance – Prêmio Manoel Carlos Karam (201) e Contos – Prêmio Newton Sampaio (264). Os estados com mais participantes são Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Rio Grande do Sul.

O vencedor de cada categoria receberá R$ 40 mil e terá sua obra publicada, com tiragem de mil exemplares. Os premiados também receberão 100 cópias de seus livros. As obras concorrentes serão avaliadas por uma comissão julgadora formada por um presidente e nove membros (três em cada categoria).

José Castello, João Cezar de Castro Rocha e Luiz Ruffato são os jurados da categoria Romance (prêmio Manoel Carlos Karam). Marçal Aquino, Rodrigo Lacerda e Caetano Galindo escolhem o melhor livro de contos (prêmio Newton Sampaio). Heloisa Buarque de Hollanda, Miguel Sanches e Antonio Carlos Secchin analisam as obras de poesia (prêmio Helena Kolody). O presidente da comissão é o jornalista Rogério Pereira, diretor da Biblioteca Pública do Paraná.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>