6:18Luto oficial

Recebemos as seguintes mensagens da assessoria de imprensa do governador Beto Richa e do prefeito Luciano Ducci, respectivamente:

– O governador Beto Richa lamentou a morte do ex-prefeito de Curitiba Ivo Arzua Pereira e decretou luto oficial de três dias. Arzua morreu em sua casa neste domingo (09/09), aos 87 anos, vítima de enfarte. O sepultamento será hoje, às 17h, no cemitério municipal da capital , onde está sendo realizado o velório.

“Ivo Arzua deu início a algumas das grandes transformações que mudaram a fisionomia urbana da capital paranaense”, disse Richa. “Foi um grande gestor e, como homem público, deixou um legado de austeridade, ética e transparência. Um modelo para nós”, afirmou o governador.

A última aparição pública do ex-prefeito foi em 25 de janeiro deste ano. A convite do governador Beto Richa, Ivo Arzua participou das solenidades de reabertura do Palácio Iguaçu, nas quais também foi homenageado.

Engenheiro civil, Arzua foi convocado pelo então governador Bento Munhoz da Rocha para concluir as obras da sede do governo. Depois de assumir a tarefa, completou o trabalho em sete meses. “Foram sete meses de muito trabalho, mas conseguimos terminar no tempo combinado. Uma das imagens que jamais vou esquecer é de Bento chorando durante a inauguração”, lembrou Arzua na reabertura do Palácio Iguaçu, no início de 2012.

Prefeito de Curitiba no período 1963/1967 – e último eleito pelo voto direto antes da redemocratização, nos anos 1980 -, Ivo Arzua foi o criador do Plano Diretor da cidade, em 1966. Ele também criou o Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc). Com estes dois instrumentos lançou as bases para a instituição do novo sistema de transporte coletivo e para o alargamento de vias estruturais da cidade.

Arzua também instituiu a Companhia de Habitação de Curitiba (Cohab). Após o mandato na prefeitura, Ivo Arzua exerceu as funções de ministro da Agricultura até 1969.

Ivo Arzua foi autor de dezenas de artigos e publicou seis livros, entre as décadas de 1960 e 2000, tratando de temas cotidianos, planejamento urbano e política.

—————————-

– Homem probo em cada função que exerceu, honrou a Prefeitura de Curitiba no exercício de seu mandato e, assim, colocou-se entre os grandes prefeitos da história desta cidade. É com profundo pesar e respeito aos seus familiares, aos quais dedico a minha homenagem, que registro o seu falecimento, pelo qual decreto luto oficial por 3 dias na cidade de Curitiba.

Compartilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.